terça-feira, 6 de outubro de 2009

PALESTRA: A Semana de Arte Moderna de 1922

Programa "Quarta Cultural"

A Semana de Arte Moderna e suas Permanências na Cultura do Brasil é o tema da palestra que o professor de História, Hélio Marques Franco vai ministrar nesta quarta-feira, dia 7 de outubro, na programação do Sarau Lítero-Musical do CRO-RN.

A palestra começa a partir das 19h30min, no auditório do CRO-RN, e faz parte do ciclo de palestras sobre fatos históricos da vida brasileira.

A entrada é franca e todos estão convidados.

Antes, a partir das 18 horas, tem o sarau tradicional do CRO-RN, coordenado pelo CD Rubens Barros de Azevedo, presidente da Sociedade Brasileira de Dentistas Escritores, com a participação da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte.

Formado em História pela UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), com licenciatura e bacharelando, o palestrante Hélio Marques tem 15 anos de magistério. Ele atualmente leciona na rede privada e pública.

Segundo Franco, além da contextualização histórica da Semana de Arte Moderna, pretende abordar os fatores que originaram o movimento, que foi uma revolta dos intelectuais da época contra a cultura acadêmica que vigorava no país na década de 20.

“Vou caracterizar o movimento e as inovações propostas por ele naquele momento da vida cultural brasileira, mostrando o que permanece até hoje”, explica o professor.

Na sua palestra sobre A Semana de Arte Moderna, que aconteceu em São Paulo, no período de 11 a 18 de fevereiro de 1922, o professor disse que vai falar sobre alguns expoentes do evento, como os escritores Mário de Andrade e Oswald de Andrade, o compositor Heitor Villa-Lobos, entre outros, mas o aspecto principal de sua abordagem é o pensamento do movimento e suas heranças para a cultura brasileira.

O Sarau Lítero-Musical do CRO-RN desde julho vem apresentando na primeira quarta-feira do mês uma palestra especial abordando aspectos históricos da vida brasileira.

O primeiro palestrante foi o cirurgião-dentista Givaldo Soares, que falou sobre futebol e música, na sua palestra intitulada "Um País e duas Paixões: Futebol e Música".

Em agosto, o professor Luis Eduardo Suassuna, o "Coquinho", deu uma palestra sobre "A História da Fundação de Natal".

Já em setembro, a palestra "A Insurreição Comunista de 35 no Rio Grande do Norte" foi apresentada pelo presidente do CRo-RN, Eimar Lopes de Oliveira, recém graduado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
--------------------------------------------------------------------------
Esta é mais uma postagem da Sociedade Brasileira de Dentistas Escritores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário