segunda-feira, 19 de outubro de 2009

25 de Outubro – Dia do Cirurgião-Dentista *

Domingo próximo, 25 de outubro, comemoraremos nosso dia – O dia do Cirurgião-Dentista e, aproveitando esta magna oportunidade, quero relembrar meus bancos de faculdade onde, meses passados, foram comemoradas suas Bodas de Ouro, já que foi autorizada sua criação pelo Decreto Federal de nº 41.350, de 17 de abril de 1957, assinado pelo Presidente Juscelino Kubitschek e, logo depois, a fusão das 2 faculdades de Odontologia existentes naquela época, já que existia um mercado relativamente restrito.
Esta fusão só fez crescer a instituição “Odontologia”, pois nela congregava ilustres e abnegados professores, os quais temos a satisfação de tê-los ainda em nosso convívio, alguns em atividade clínica, outros curtindo a merecida aposentadoria, escrevendo suas memórias.

Mas o que queremos lembrar a todos que admiram a trajetória do ensino odontológico desta aniversariante cinquentenária, é o fato de ter colocado no mercado de trabalho profissionais (em torno de 3.000 alunos), com conhecimentos adquiridos com os velhos mestres de outrora, pois uma grande parte recebeu estes ensinamentos nos bancos escolares do velho casarão da Aristeu de Andrade, outros, mais novos na nova faculdade pertencente ao complexo Centro de Ciências (CSAU) onde se concentram todos os cursos da área de Saúde, um projeto pioneiro e arrojado idealizado pelo saudoso Reitor A. C. Simões.

Como parte deste crescimento podemos registrar com muito entusiasmo a nossa caçula Faculdade de Odontologia do Cesmac onde tive a satisfação de também compor seu corpo docente e, por motivos de dedicação exclusiva na UFAL, tivemos, eu e outros professores, de deixar o convívio desta instituição de ensino superior dotada de belíssimas e modernas instalações, e tenho até a satisfação de ter uma filha como aluna desta escola que muito me orgulha.

Quem não se lembra de Miaki Issao, Turano, Prof. Airton Toledo de Odontopediatria, do Prof. Dan Mihail, J.J. Barros, Antoniazzi, estes monstros sagrados que foram trazidos da Universidade de São Paulo para reciclar nossos e por que não contemplar toda classe discente daquela época!

Nestes 50 anos nossa Faculdade de Odontologia passou por momentos de muito crescimento, recebemos ainda em nosso Estado o Navio escola americano Project HOPE, em meados de 1973, com todas as especialidades na área de Saúde, onde existiu um intercâmbio de conhecimentos de docentes americanos e brasileiros, principalmente alagoanos nas diversas especialidades odontológicas; foi uma boa troca de conhecimentos. Neste Navio Hope vivemos nossa primeira experiência cirúrgica nas famosas e hoje corriqueiras cirurgias ortognáticas (cirurgia para correção de defeitos faciais), os traumas faciais e a remoção de grandes tumores comandadas pelo competente Prof. americano Daniel Verne.

Toda a classe odontológica de nosso Estado nesta semana homenageia com alegria e muito júbilo os grandes mestres do passado, reconhecidos como os desbravadores e pioneiros tais como: Wild Silva, Renato Gama, Dario Ramos, Manoel Ramalho, Manoel Toledo, Luís Canuto, Yvan Quintiliano, Elina Lobo, Vicente Montenegro, Aldo Cardoso, Cláudio Maia, Rafael Matos, Dayse Marina, Ângela Sampaio, Ivan Cardoso, Anthony Leahy, Charles Leahy, Omena Duarte, João Borba, Zilda Gouveia, Hildenburg Coelho, Severino Teixeira, Braga Lyra, Wilson Omena, Ordener Cerqueira, Hélbio Sarmento, Paulo Moura e tantos outros que, merecidamente, contribuíram para a vida de sucesso desta instituição de ensino superior ao longo destes 50 anos.

Queremos neste momento de alegria e, juntos com nossas entidades de classe como o CRO, ABO, Sindicato e Academia Alagoana de Odontologia, as 2 faculdades de Odontologia, nos congratularmos nesta semana festiva, irmanados num só pensamento de que esta profissão serviu como motivo de viver, segurança e profissionalismo em diversas instituições Federais Estaduais e Municipais trazendo frutos aos descendentes diretos e indiretos a se vocacionarem na profissão como produto de excelência profissional praticada ao longo da carreira por seus pais sendo, atualmente, observada nos bancos da faculdade já uma terceira geração, cursando esta bela profissão que encanta, embeleza e nos deixa bastante feliz.

O cunho social que as Faculdades prestam à nossa sociedade é bastante efetivo, pois é registrado um atendimento diário de 250 pacientes nas diversas clínicas que fazem parte do currículo odontológico, na aplicação de modernas técnicas e o uso do que existe de melhor em termos de materiais dentários, na prevenção do câncer bucal, levando toda a sociedade ao diagnóstico precoce das lesões bucais.
É também importante o trabalho extra muro na população periférica existente das disciplinas de Odontologia Social e Saúde Coletiva inseridas numa filosofia de políticas públicas de saúde.

Aproveitando esta ímpar oportunidade, quero expressar meus efusivos parabéns a todo o corpo docente, seu alunado, seu corpo de funcionários pela existência das escolas, pelas entidades de classe por seus movimentos e pela valorização de nossa categoria.

* Paulo José Moraes da Silva
Professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas e
Titular da Sociedade Brasileira de Dentistas Escritores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário