quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

DEZEMBRO DE 2022 - ANEXO AO JORNAL MENSAL

 

 

FONTE: https://www.laboratoriosace.com.br/sys/beneficios-leitura/ 


EIS  O  TALENTO E  AS ATIVIDADES  LITERÁRIAS

DE   TITULARES  E  HONORÁRIOS

 

ANDREIA PERLINGEIRO BASTOS - Rio de Janeiro/RJ

Autora dos Livros: Esculpindo Faces e Esculpindo Faces: Bioestimuladores (*); Mestre em Healthcare Management - Miami College/EUA; Membro do Comitê de Artigos da Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais em Odontologia (SBTI); Especialista em Harmonização Orofacial.

(*) https://loja.editoranapoleao.com.br/produtos/esculpindo-faces  e

   loja.editoranapoleao.com.br/produtos/esculpindo-faces-bioestimuladores/

SEU FACEBOOK: https://m.facebook.com/andreiacperlingeiro?eav=AfYyV9kKZ4FAWJQEVCwm4qEhE8xBXyZlzCYCAzeoRgEBL7A_ZlQxuZh9gXtEAl6KxtQ&paipv=0      

- Toda quarta-feira há uma atividade disponível sobre HOF:

1ª quarta:  RESENHA-ARTIGO CIENTÍFICO;

2ª quarta: PALESTRA GRAVADA;   3ª quarta: LIVE;

4ª quarta: TALK SHOW.   Redes sociais da SBTI.

#soudentistaeufacohof #harmonizacaoorofacial #harmonizacaofacial #harmoniza #botox #preenchimentolabial #odontologia #preenchimentofacial #hof #dentista #acidohialuronico #bichectomia #estetica #toxinabotulinica #esteticafacial #preenchimento #hofsp #hofcongress #biomedicina #enfermagem

 

ANTÔNIO INÁCIO RIBEIRO - Guarapari / ES

Honorário – Diretor de Divulgação; Especialista em Marketing (PUC); Master Business Administration (FGV)

Administrador (Universidade Mackenzie); Titular da Academia Guarapariense de Letras e Artes. Cronista aos domingos em: https://www.folhaonline.es/category/antonioribeiro/@museuguarapari = Museu de história.

 

NOSSAS PRIMEIRAS COPAS DO MUNDO, DE 58 E 62, TÊM A VER COM GUARAPARI E 

PODE TER CAPIXABA EM 2022.


Foto: Hélio Passos / Revista O Cruzeiro – Acervo da Biblioteca Nacional.

O ano era 1958, na fria Suécia, e o mundo conheceu o que seria conhecido como o país do futebol. Depois de golear os donos da casa por 5 x 2, levantamos a taça!

No grupo campeão, além do menino de 17 anos, Pelé, que encantaria o mundo com a camisa 10, outro com a camisa 7 e de pernas tortas, entortava adversários.

Ainda sem a fama mundial, o grupo foi disputar o mundial seguinte no Chile e, por infelicidade nossa, Pelé se lesionou na 2ª partida e ficou fora daquele mundial.

Para surpresa de muitos, Garrincha arrasou no mundial e novamente fomos Campeões do Mundo de Futebol. As pernas tortas enfeitiçavam o mundo da bola!

Pela 2ª vez ganhamos a Copa e os brasileiros começaram a migrar para o mundo inteiro, ensinando como se joga futebol, ganhando dinheiro.

O craque da 7, das pernas tortas, com a estrela solitária no peito, começava ali seu martírio. Jogava com infiltrações, para vencer as dores no joelho.

Com medo de fazer a cirurgia que Ronaldo fez 02 vezes, fez alguns tratamentos por conta própria, um deles passando pela nossa Cidade Saúde.

Também por ser de Pau Grande/RJ e, tal como Silvio Santos, ter 06 filhas mulheres, era tão famoso quanto Pelé, mesmo com problema nas pernas tortas.

Sua 2ª esposa, Elza Soares, era uma cantora famosa, e viver na noite trouxe outro problema ao nosso Mané: a dependência do álcool.

Desacreditado e decadente, jogou em clubes menores, mais pelo nome do que pelo futebol, comprometido pela eterna limitação dos joelhos.

Quanto menos jogava, mais bebia e pior ficava o quadro. Elza achando que o problema eram as dores no joelho, tentou ajudar como podia.

Em 1963, ela trouxe Garrincha para um tratamento nas areias monazíticas de Guarapari, que ganhavam fama mundial pelo Dr. Silva Mello.

Enterrado na Areia Preta de dia e na bebida no cassino do Radium Hotel à noite, com centenas de pessoas querendo tirar fotos com os dois.

Para ter um pouco de sossego com os amigos que fez aqui, passou a vir para uma casa com marina e isolada, no Canal de Guarapari.

Os tratamentos o ajudaram, tanto que jogou até 1972, mesmo com uso da bebida, e fizeram a Cidade Saúde ficar mais famosa ainda.

Agora um capixaba, Richarlison, que também joga na direita, pode se fazer neste mundial do Catar. Tomara que lembre do ES.

Uma curiosidade: o pássaro conhecido como Garrincha de Bigode, origem do apelido do craque, também voa no Espírito Santo.  Que a bola levante o Estado, tão fraco de futebol!


EDUARDO  DE  SOUZA  -  Rio  Branco / AC

Honorário - Cirurgião-Dentista - Natalense    Cinéfilo.

 

A PRINCESA E O PLEBEU

(1953) - Roman Holiday

Avaliação do Público:  8.0

Um passeio cativante por Roma no começo dos anos 50’s, na companhia da encantadora belga Audrey Hepburn e do americano Gregory Peck, vamos encontrar uma princesa imensamente entediada e saturada de tantos deveres oficiais.

Sua vontade é a de sair do claustro que lhe cerca, e apreciar a vida com liberdade para fazer saudáveis travessuras inerentes à sua juventude.

É isso que acontece nessa espirituosa aventura, contada pelo grande Diretor, Willian Wyler, que tinha no seu currículo filmes como: Os Melhores Anos de Nossa Vida (1946 - The Best Years of Our Lives), que arrebatou 07 Oscars e que, 06 anos depois, faria o enormemente triunfante Ben-Hur (1959), que conquistou  11 Oscars.

Após um surto de insatisfação e uma crise de choro preocupante, a dama de companhia da graciosa herdeira real, solicita ajuda médica, que lhe aplica uma dose de calmante. Deixada sozinha no leito para descansar, nossa heroína resolve se evadir do palácio, um pouco antes de o remédio fazer efeito.

 No exterior, ela cruza com um generoso repórter que a encontra num banco de praça com sonolência acentuada.

Pensando tratar-se de uma bêbada, ele a conduz gentilmente para um táxi, e pede ao motorista para levá-la em casa, mas o torpor da jovem não permite que ela comunique seu endereço. Assim, dentro dos trâmites do cavalheirismo, ele a leva para o seu apartamento, tratando-a com toda ética e respeito, e lá descobre que a mesma é uma Princesa fugitiva, que resolveu tirar um dia para curtir uma independência que não lhe era permitida nos rigores de sua ascendência.

O jornalista adere à sua aspiração, e juntos vão desfrutar das belezas e pequenos prazeres que uma Roma oferece a quem a visita.

Andar numa muitíssima tradicional lambreta, desfrutar de um sorvete gelatto nas calçadas, trotar em carruagens vistosas, passear em redutos marcantes da cidade eterna, como a Fontana de Trevi e o Coliseum, dançar num baile público à beira do rio Tibre.

Ao final dessas andanças, segredos e alegrias são compartilhados, valores morais são exaltados, maravilhando a plateia.

Essa película ganhou 03 Oscars (roteiro, figurino e o de melhor atriz) para Miss Hepburn, aos 23 anos.

Posteriormente, ela brilharia em 02 grandes sucessos do cinema mundial: Bonequinha de Luxo (Breakfast at Tiffany's - 1961) e Minha Bela Dama (My Fair Lady - 1964).

 

FLÁVIO HILDEMBERG DA SILVA GAMELEIRA

Titular – Natal/RN

Gestor Ambiental - Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFRN); Servidor Técnico-Administrativo da UFRN e Pesquisador de temas ligados à História, Cultura, Meio Ambiente e Religiosidade.

- Vejam a entrevista feita pela Fundação Vingt-un Rosado (Mossoró/RN) com o nosso Titular sobre o livro, já aqui focalizado – Veredas do Padre João Maria (Parte I) a respeito da trajetória do “santo” potiguar!

https://colecaomossoroense.org.br/site/2022/06/22/fundacao-vingt-un-rosado-entrevista-escritor-da-obra-sobre-a-trajetoria-do-santo-potiguar/

VEREDAS DO PADRE JOÃO MARIA - PARTE II

Escrito em linguagem acessível, mas sempre inserido em um contexto histórico com base na pesquisa bibliografia realizada, o livro complementa a descrição da trajetória do Padre João Maria, iniciada no 1º livro da série.

Ele foi um sacerdote católico que viveu no Estado do Rio Grande do Norte, entre meados do século XIX e início do século XX. Pelas suas virtudes, morreu com fama de Santidade.

A causa de beatificação está aberta, apesar de já ser canonizado no coração do povo.

Lançamento:  Dia 21 de dezembro de 2022, 4ª feira, logo após a Missa das 17 horas, na Casa da Criança, - Travessa Zacarias Monteiro, 241, Bairro Morro Branco, Natal/RN.

Investimento: R$ 40,00 - Quarenta Reais.

Obs.:  Os livros – Parte I e Parte II - estarão disponíveis, mediante contato direto com o Autor  fhildemberg@hotmail.com

 

GIVALDO SOARES DA SILVA – Natal/RN

Honorário – Ex-Professor da U.F.R.N.

QUEM FOI REI NUNCA PERDE A MAJESTADE!

José Américo de Almeida, paraibano, orgulho do Brasil, dizia: - Voltar é uma forma de renascer, ninguém se perde no caminho da volta.

Principalmente quando o voltar é para Campina Grande, orgulho do Nordeste e da Paraíba.

Dr. Nelson João Silva, pequeno gigante da Odontologia do Rio Grande do Norte, é natural de Lagoa dos Gatos/PE.

Chegou a Natal em 1951, concluiu seu curso de Odontologia em 1963, foi Professor na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, depois clinicou em Portugal. Tive a felicidade de ser seu amigo, conterrâneo e aluno.

Nelson é generoso na arte de fazer amigos. Por isso de forma justa, ele foi homenageado na cidade de Campina Grande, onde residi por um ano, período inesquecível em minha vida, frequentando o Bar do Alemão, tomando chope com chucrute, na companhia de Dr. Solon Galvão Filho, outra figura lendária da Odontologia brasileira.

Mas o motivo da citada homenagem ao Mestre Nelson João, foi a comemoração do Jubileu de Ouro do Curso de Odontologia da Universidade Federal da Paraíba, da qual  ele foi brilhante e muito querido Professor.

Parabéns, Professor Doutor Nelson!!! Você merece!


IRISLENE  CASTELO  BRANCO  MORATO

Belo Horizonte / MG – Titular da Academia Mineira Feminina  de Letras; Presidente Coordenadora da AJEB–MG {Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil}. Para conferir todas as suas atividades basta acessar:   https://irislenemorato.com

 

LISANDRA DE ALMEIDA GIANNOTTI

São Paulo/SP

Mestre em Clínicas Odontológicas-Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); Membro e Escritora da Zeit Org - Comunidade global para estudos das Humanidades Exponenciais.

VIAJANTES

Corram, ó pequenos!

Corram do gás, da fumaça opaca

Que adentra em vossas almas!

Corram, ó pequenos viajantes

Do escurecer sombrio que roubou

A Tranquilidade de um sorriso doce,

Do terror ensurdecedor de bombas!

É por pouco essa exacerbada solicitação?

Talvez neutralizar um Estado que tem muito.

Muito a oferecer...

Corram, ó viajantes

Agora, nem lar, nem terra, nem cultura?

Levem!

Ó pequenos, grandes viajantes,

As suas cores: azul e amarelo,

Presentes nos mais ínfimos sonhos!

A sua identidade de pertencer

À sua memorável força de superar!

 

LUIZ  MANOEL  DE  FREITAS  -  Natal/RN

Idealizador  /  Superintendente  Técnico  do

PROJETO  REVIVER (Parceiro)

 

MUDANDO O FOCO...

 

Precisamos serenar a nossa alma,

Aliviar o coração,

Trazer a paz de volta, e caminhar em outra direção.

Precisamos de luz,

e que esta não esteja apenas no fim túnel.

Não somos, certamente, imunes

para não sofrer nesta constante convulsão.

 

Precisamos de muita coragem,

Enfrentar a loucura e a maldade

disseminada em nossa Nação!

 

MARIA DO SOCORRO MEDEIROS SANTOS - Natal/RN

Especialista em Educação Holística e Qualidade de Vida, pela UFRN; Terapeuta no CERPICS (Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – PICS); Presidente da Comissão das PICS, do CRO/RN.

AUTOCONHECIMENTO PARA A 

FELICIDADE INCONDICIONAL

Disponível  em:  https://youtu.be/FLMszXphw0A 

 

NELSON RUBENS MENDES LORETTOGravatá / PE - Titular  - Professor Adjunto da FOP-UPE - 1º Secretário da SBDE.

                          NOS INSTANTES DIFÍCEIS

  Nas dificuldades do dia a dia, esqueça os contratempos e siga em frente, recordando que Deus esculpiu em cada um de nós a capacidade de resolver os nossos próprios problemas. A vida é aquilo que você deseja diariamente.

    A renovação autêntica tem de começar em nós mesmos. Você prepara o caminho para quaisquer ocorrências pensando em torno delas.

A palavra é porta de entrada para as suas realizações.

Carregar ressentimentos é bloquear seus próprios recursos.

    Encolerizar-se é dinamitar o seu próprio trabalho. Não sofra hoje pela neurose que talvez lhe venha comprovar a compreensão e a resistência, em futuro remoto.

  Os problemas existirão sempre em redor de nós e apesar de nós. Olvide ofensas e desgostos, tribulações e sombras e continue trabalhando quanto puder no bem de todos, recordando que o tópico mais importante do seu caminho será sempre servir.  Pense nisso!

Da obra: RESPOSTAS DA VIDA (Página 26)

André Luiz/Chico Xavier

OSMAR BARONI – Uberaba/MG

Titular da Academia de Letras do Triângulo Mineiro,   Cadeira 36; Membro do Fórum Permanente dos Articulistas de Uberaba e Região.

VIOLÃO (TEJE PRESO!)

Garanto, com conhecimento de causa, não ser nada difícil encontrar entre os afeiçoados do violão, que nas mãos de seus tutores nos levam às lágrimas, quer de alegria ou solidão, quem não tenha vivido momentos assim, principalmente se a seresta tenha como cenário a lua cheia. Contudo, uma dessas, realizada nesse mundão brasileiro, tomou um rumo inusitado...

Em 1955, em Campina Grande (Paraíba), um grupo de boêmios fazia serenata, quando chegou a polícia e apreendeu o violão. Decepcionado, o grupo recorreu aos serviços de um Advogado, Dr. Ronaldo Cunha Lima, recém-egresso da Faculdade de Direito, e que também curtia serestas.

Ele peticionou em juízo a liberação do violão, assim redigindo:  Habeas Pinho

Exmo. Sr. Juiz de Direito da 2ª Vara desta Comarca:

O instrumento do crime que aqui se arrola / Neste processo de contravenção / Não é faca, revólver nem pistola / É, simplesmente, Doutor, um violão.

Um violão, Doutor, que na verdade / Não matou nem feriu um cidadão / Feriu, sim, a sensibilidade / De quem o ouviu vibrar na solidão

O violão é sempre uma ternura, / Instrumento de amor e de saudade / Ao crime ele nunca se mistura / Inexiste entre eles afinidade

O violão é próprio dos cantores / Dos menestréis de alma enternecida / Que cantam as mágoas e que povoam a vida / Sufocando suas próprias dores.

Seu viver, como o nosso, é transitório / Porém, seu destino se perpetua / Ele nasceu para cantar na rua / E não para ser arquivo de Cartório.

Mande soltá-lo, pelo amor da noite / Que se sente vazia em suas horas / Para que volte a sentir o terno açoite / De suas cordas leves e sonoras.

Libere o violão, Doutor Juiz / Em nome da Justiça e do Direito / É crime, porventura, o infeliz / Cantar as mágoas que lhe enchem o peito?

Será crime, afinal, será pecado, / Será delito de tão vis horrores, / Perambular na rua um desgraçado / Derramando na rua as suas dores?

É o apelo que aqui lhe dirigimos, / Na certeza do seu acolhimento / Juntando esta petição aos autos nós pedimos / E pedimos também deferimento.

O Juiz Artur Mousa, sem perder o ponto, deu a sentença no mesmo tom:

- Para que eu não carregue / Muito remorso no coração, / Determino que seja entregue / Ao seu dono o malfadado violão.

Mais tarde, Ronaldo Cunha Lima ingressou na política, sendo eleito Deputado Estadual, Deputado Federal, Prefeito de Campina Grande, Senador e Governador do Estado.


PAULO  JOSÉ  MORAES DA SILVA - Maceió/AL

Professor Aposentado da UFAL – Universidade Federal de Alagoas: Cirurgia - Titular da Academia Alagoana de Odontologia - Vice-Presidente da SBDE.


ODE AO AMIGO-IRMÃO ADELMO! (*)

A partida do Adelmo nos deixou chocados apesar de sabermos que somos simples mortais. Mas o que mais me impressionou foi o fato de todos nós, membros da Academia Alagoana de Odontologia, presenciarmos a sua solicitude em fazer uso da palavra como ele bem fazia como Orador Oficial de bela solenidade.

Parece até que era sua despedida deste mundo terreno, pois brincou com todos, pediu uma de minhas medalhas com seu cordão dourado, disse que eu parecia um bicheiro, e que admirava minha autoestima. Esse era o Adelmo!

Que DEUS o tenha recebido com muita Luz. Você vai fazer muita falta, meu amigo-irmão!

Quantas viagens fizemos para o interior do Estado para ministrar palestras, principalmente em Palmeira dos Índios, de onde voltávamos com a mala do carro cheia de caixas de pinhas, presenteadas pelos Colegas Dentistas ex-alunos ou não da região!

Como podemos deixar de sentir sua ausência, se éramos parceiros até nas lutas políticas da UFAL, sempre nos ajudando mutuamente.  

Tinha a pretensão de lhe dirigir algumas palavras na sua última morada, mas a emoção me venceu, então recuei!

Mas você deixou um legado nas gerações que passaram por nossas mãos, também para seus amigos, seus filhos, seus netos, sua querida esposa, Dina - tive o prazer, junto ao nosso saudoso Prof. Cláudio Maia, de operá-la no Hospital Universitário.

Hoje você era o meu periodontista preferido, tanto para mim como para minhas indicações e vice-versa! 

Fique em paz, meu querido Amigo, junto ao Pai, pois sabemos que a vida é efêmera, fugaz, passageira, e que o passado só nos traz lembranças; o viver é o hoje, viver cada minuto como se o amanhã não existisse.

Aliás, comentamos sobre isso antes da tal solenidade! Portanto, vamos viver a vida, vamos abraçá-la enquanto estamos vivos, já que não a teremos para sempre!

(*) ADELMO FARIAS BARBOSA, Titular da SBDE, desde 2011.

PLÍNIO DA SILVA MACÊDO – Teresina/PI

Prof. Titular de Periodontia - DPCO - CCS - UFPI

Doutor em Periodontia - FOB - USP

Titular da Academia Brasileira de Odontologia - AcBO

Membro Efetivo e Perpétuo da

Academia Piauiense de Letras.

Foto da Posse remota, como Titular, ocorrida em 28/10/2022, diretamente de sua residência, em Teresina/PI, tendo como origem a sede da SBDE, em Natal/RN.

REINALDO BRITO E DIAS – São Paulo/SP - Titular

Especialista em Prótese Buco-Maxilo-Facial

e Odontologia do Esporte.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2851261807336611

 

NOVAS TECNOLOGIAS

NA PRÓTESE BUCOMAXILOFACIAL

 

Os atuais avanços tecnológicos aliados à ciência, têm proporcionado importantes progressos na área da Saúde. Novas tecnologias, em especial a digital, têm sido empregadas nas áreas médicas e odontológicas, com o consequente aprimoramento em todos os segmentos dos tratamentos.

Na Odontologia, o escaneamento intraoral, a tecnologia CAD/CAM, a utilização de softwares, estão mais presentes na rotina dos profissionais. Os comprometimentos estéticos e funcionais das perdas faciais desencadeiam uma série de transtornos emocionais e sociais, e para atenuá-los é imprescindível um resultado satisfatório nas reabilitações protéticas faciais extraorais, ocular, óculo-palpebral (orbital), auricular e nasal. Este resultado está diretamente relacionado à adaptação e à simetria das próteses.

A Prótese Bucomaxilofacial é a especialidade responsável pela reparação artificial das lesões congênitas, evolutivas e traumáticas, principalmente em função das lesões oncológicas e da violência urbana.                  As técnicas convencionais descritas na literatura na reabilitação das perdas faciais, além do tempo, do custo, requerem destreza manual. A utilização de novas tecnologias é crescente nesta especialidade, em especial as imagens digitais que proporcionam a avaliação e a aquisição precisas de informações anatômicas faciais que otimizam o tempo, aumentam a confiabilidade dos tratamentos e, consequentemente, resultados mais satisfatórios.

Na reabilitação protética ocular duas etapas são relevantes para o resultado positivo, a obtenção precisa do diâmetro da íris, e a reprodução fidedigna da cor e tons da íris. Técnicas desenvolvidas e patenteadas pela Agência USP de Inovação, propõem a utilização de fotografias e programas digitais.

O exato diâmetro da íris é obtido a partir de fotografia com uma escala milimétrica em posição. A reprodução fidedigna de cor na íris protética, pela fotografia do olho remanescente reveladas em papel fotográfico. A imagem inserida em programa de cores, possibilita a criação de 40 diferentes imagens que compõem um banco de íris. Técnicas atuais para obtenção da íris digitalizada tem sido preconizadas na literatura científica. Utilizam diferentes tipos de máquinas digitais, smartphones e impressões em acrílico e em acetato.

Entre as mais recentes, a confecção da prótese ocular, através de um modelo geométrico obtido por técnica tridimensional e a impressão por sublimação. O modelo é obtido a partir do escaneamento em 3D da cavidade, e impressa através de digital de luz usando resina foto polimérica. Nas próteses orbitais, a fase de escultura requer tempo e habilidade manual. Técnica com patente pela Agência USP de Inovação, indica a utilização de um posicionador fotográfico de face e a sobreposição da imagem digital da face no modelo com a escultura em posição, que permite a realização das avaliações da simetria, sem a presença do paciente até a prova final e inclusão.

As próteses orbitais podem ser confeccionadas por meio de digitalização automática sem contato, impressão 3D e fundição de silicone, utilizando um scanner facial e um scanner intraoral, e apresentam resultados com alta precisão.

Nas próteses auriculares é empregada a técnica CAD / CAM, com a varredura digital direta da orelha contralateral, usando um scanner intraoral e marcadores externos. Os dados digitais obtidos da orelha serão exportados, espelhados digitalmente e posicionados com sucesso em um modelo virtual. Nas rinectomias oncológicas, quando a cicatrização é lenta e o acesso do material à região afetada são limitados, as próteses nasais temporárias podem ser obtidas através de impressão tridimensional. Para a obtenção da cor mais próxima à da pele, utiliza-se hardware de impressão, espectrofotometria e a formulação computadorizada de cores e sistemas digitais como o Spectromatch.

A retenção das próteses faciais através de implantes, quando não há contraindicação, é um meio bastante efetivo na estabilidade. Software de planejamento digital 3D são usados no planejamento pré-cirúrgico e na confecção de guias cirúrgicos.

Um dos desafios da reabilitação protética facial é a manutenção da prótese em posição, principalmente em torno das margens, devido ao movimento da pele facial circundante. As próteses faciais convencionais são fabricadas em modelos estacionários baseados em dois pontos: expressão neutra e expressão sorridente. Recentemente, pesquisas com modelos de expressão facial quadrimensionais (4D) que moldam as expressões faciais. As próteses confeccionadas com esta técnica apresentaram melhor selamento marginal na faixa da expressão neutra ao sorriso, e mostraram melhor fixação durante a movimentação facial.

Estes novos recursos tecnológicos nos possibilitam a otimização e a precisão do tratamento protético facial.

 Esta é a capa do livro do nosso Titular, disponível no portal da Editora: www.medbookeditora.com.br

Trata-se de uma fonte de referência atualizada e abrangente de consulta para todos os profissionais e estudantes, de algum modo envolvidos com a Odontologia do Esporte.

Seus 14 capítulos são dedicados a temas atuais e inovadores, visando sempre a objetividade e a praticidade.

O livro tem a finalidade de estimular a formação e o engajamento de profissionais nessa Especialidade, possibilitando o conhecimento e o desenvolvimento nessa área de atuação. Altamente recomendável!

**********************************

PROGRAMA:  QUEM  SOMOS...

CONHECENDO  TITULARES  E  HONORÁRIOS:

Com a intenção de estreitar os laços que unem a Família SBDEana, realizamos uma série de entrevistas com Titulares e Honorários:   - A Presidência e as três Vice-Presidências:

- Mauro Cruz - Juiz de Fora/MG https://youtu.be/BnZoXpnknh0

- José Dilson Vasconcelos de Menezes - Fortaleza/CE

https://youtu.be/bHKxTJDYII8 (Falecido)

- Paulo José Moraes da Silva - Maceió/AL https://youtu.be/jCHgY1Uvl8M

- Secretaria Geral: Fernando Luiz Tavares Vieira-Recife/PE

- 1ª Secretaria: Nelson Rubens Mendes Loretto-Gravatá/PE

- 2ª Secretaria: Irma Neuma Coutinho Ramos

João Pessoa/PB

https://youtu.be/F3A1sJpXxnw

- Tesouraria: José Henrique Gomes Gondim - Natal/RN

 -   José Thadeu Pinheiro - Camaragibe/PE.

 https://youtu.be/G21NHXn1lRQ

- 1ª Tesouraria: Anísio Lima da Silva

Campo Grande/MS

 https://youtu.be/6xyo96WqULI  

- Rogério  Dubosselard  Zimmermann – Titular  Recife/PE - Presidente da ABO/PE

  Atual Vice-Presidente da SBDE

https://youtu.be/POfK196E5cA

- Luiz Manoel de Freitas - Titular - Natal/RN  

-  Eduardo de Souza - Honorário - Rio Branco/AC

https://youtu.be/XaPomquAkEY

- Maria do Socorro Medeiros Santos – Titular  Natal/RN

https://youtu.be/1XkHmPHGeTY

 Todas as gravações foram no Estúdio:

Nós do RN, em Natal.  

****************************************

PARCERIAS DA S.B.D.E.

- A.B.B.A. - ACADEMIA BRASILEIRA

DE BELAS ARTES

Presidente: Dra. Vera Gonzalez – Rio de Janeiro/RJ

https://academiabrasileiradeartes.org.br

acadbrasbelasartrj@gmail.com 

Sede: Rua Capitão Barbosa, 568 - Loja B – Cocotá

Ilha do Governador – Rio de Janeiro/RJ  

021 4104-0856.   - 1º Salão Virtual: 

https://blogdearte.art/exposicoes-virtuais

Parceria ABBA / Clube Naval:

Navio Escola ao redor do Planeta – VER ROTA ABAIXO - com intercâmbio de obras dos Acadêmicos

https://youtu.be/9z2o2ERMHlI

CONVITE PARA ARTISTAS PLÁSTICOS:


- ACADEMIA  CAXAMBUENSE  DE  LETRAS

Presidente: Professor Leandro Alves – Caxambu/MG

https://academia-caxambuense-de-letras.webnode.com   

 

- ACADEMIA NORTE-RIO-GRANDENSE DE ODONTOLOGIA

Presidente: Professora Hébel Cavalcanti Galvão  Natal/RN  - https://academiaodontorn.com.br 

 

- APAFIS/RN – ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS

DOS FISSURADOS DO RN

Presidente: Sr. Edivan de Oliveira Silva – Natal/RN

apafisrn@gmail.com   

 

- APDERN – ASSOCIAÇÃO DOS

PROTÉTICOS DENTÁRIOS DO RN

Presidente: Protético José Everaldo Soares - Natal/RN   everaldoprotetico@gmail.com

 

CRO/RN – CONSELHO REGIONAL DE ODONTOLOGIA

Presidente: Dra. Jane Suely de Melo Nóbrega

 crorn@crorn.org.br

 

- PROJETO REVIVER/RN

Superintendente Técnico:

Titular Dr. Luiz Manoel de Freitas  Natal/RN

https://projetoreviver2003.blogspot.com

 

- SPVA/RN - SOCIEDADE DOS POETAS

VIVOS E AFINS DO RN

Presidente: Professora Adélia Costa – Natal/RN

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário