quarta-feira, 25 de abril de 2012

TRECHOS DO JORNAL MENSAL DA SBDE: ABRIL 2012

NOTÍCIAS DOS TITULARES:

CLÓVIS MARZOLA - O portal da Academia Tiradentes de Odontologia/ ATO - www.actiradentes.com.br, em seu link Revista, publicou 04 trabalhos dele sobre a História da Cirurgia no Brasil, uma ótima pesquisa que terá continuação. Vale conferir! Parabéns, Amigo!

OSMAR BARONI - Voltamos a noticiar as suas atividades, agora mais concentradas no programa de rádio que mantém, sendo que as audições são transmitidas pela internet através do endereço: www.radioetvuniversitaria.com.br, aos sábados, às 20horas - Programa Chorinhos e Chorões.  A realização é da Fundação Rádio Educativa de Uberaba, na frequência FM 104,9 Mhz.  Parabéns!

MOMENTOS LITERÁRIOS DOS NOSSOS TALENTOSOS TITULARES

HAROLDO CAUDURO / RS - Ex-Professor Catedrático da Fac. Odontologia da UFRGS;                      Fundador da INODON, da Revista Gaúcha de Odontologia; do CORIG (Congresso Odontológico Riograndense)

DECÁLOGO DO AMIGO - Procurei criar o Decálogo do Amigo, mas quando tinha finalizado de redigi-lo eram mais de 20 princípios “filosóficos”. Eis alguns deles:
- Há os que só por necessidade são amigos, tê-los é um castigo; 
- Há os amigos ocultos que são os mais cultos;
- Há os amigos dos amigos, que geralmente são inimigos;
- Há os amigos de nossas mulheres, que levam até os talheres;
- Há os amigos dos filhos, que podem tirá-los dos trilhos;
- Há os amigos da mulher dos outros, que levam a maus encontros;             
- Há os amigos do abraço, que só nos criam embaraço;
- Há os amigos de todas as horas, que na desgraça não vão embora;
- Há os amigos do alheio, que para ninguém aconselho; 
- Há os amigos das festas, que nem sempre interessa;
- Há os amigos do dinheiro, sempre preso em espinheiros;
- Há os amigos de outrora, que lentamente vão embora;
- Há os amigos dos bares, que às vezes nos afastam dos lares;
- Há os amigos como você, que acompanham no “doa o que doer”;
- Há os amigos de todas as horas, que na desgraça não vão embora;
- Há os amigos dos piqueniques, que levam para o alambique;
- Há os amigos em hora de desgraça, que os tê-los é grande graça;
- Há os amigos do dia do turismo, que podem levar para o abismo;
- Há os amigos desconhecidos, que a Deus são parecidos;
- Há os amigos da vizinhança, que às vezes fogem da lembrança.

Conclusão: Quisera eu que só existissem no mundo amigos como você. Muito obrigado pela beleza que meus olhos veem no altar da natureza. Pelos meus amigos que contemplam o céu cor de anil, e se detêm na terra verde, salpicada de flores em tonalidades mil!  -  PARABÉNS, NOBRE CONFRADE/POETA!  

LENILSON SILVA DE CARVALHO / RN - Ex-Presidente do CRO/RN; Ex-Professor Titular de Cirurgia Bucomaxilofacial da UFRN. A seguir, alguns tópicos do seu ótimo livro PENSAMENTOS, PROVÉRBIOS E AFORISMOS, acervo da nossa Biblioteca Creuse Pereira Santos.

ELEIÇÃO:  Tem eleição que se perde eleitoralmente, mas se ganha politicamente, e eleição que se ganha eleitoralmente, mas se perde politicamente. (Miguel Arraes);

EMPREENDER: Muitas coisas não ousamos empreender por parecerem difíceis, entretanto, são difíceis porque não ousamos empreender. (Sêneca: 04a.C./65d.C);

EMPREGO: Recessão é quando o seu vizinho perde o emprego; depressão é quando você perde o seu. (Harry Truman - Ex-Presidente americano);

ENRIQUECER: Não tem a menor graça ser o sujeito mais rico do cemitério. Lá não se podem fazer negócios. (Paul Getty - Milionário americano); Não quero ser rica: quero ser maravilhosa! (Marilyn Monroe);

ENVELHECER:  Não é por termos vivido um certo número de anos que envelhecemos, mas  porque abandonamos o nosso ideal. (Francis Bacon); Envelhecer é uma arte! A idade não é a fuga dos anos, mas o amanhecer da sabedoria. (Desconhecido);

ERRO:  O erro democrático é sempre melhor do que o possível acerto autoritário. (Eduardo Portela); 03 pecados na política: Furar fila. Interromper jogo de futebol, atrasar almoço. (Mário Covas); A natureza não perdoa erros.  (Ralph Emerson)

MOMENTOS DE POESIA: A Poesia (tal e qual a Arte) está presente no nosso cotidiano - basta que tenhamos a sensibilidade de percebê-la, deliciando o nosso espírito com as obras que nos são oferecidas pelos Poetas/Poetisas (e Artistas). Procuramos sempre destacar e prestigiar as belas obras e seus respectivos autores. Assim sendo, embora não seja de um Titular, apresentamos nesta edição:

O QUE SERIA???
O que seria de você se não fosse o poeta?
O que seria do poeta se não fossem os sonhos?
O que seria do sonho se não fosse a flor?
O que seria da flor se não fosse o colibri?
O que seria do colibri se não fosse a vida?
O que seria da vida se não fosse o amor?
O que seria do amor senão fosse a loucura?
O que seria da loucura se não fosse eu?
E o que seria de mim se não fosse você???   (MARIVA - PB/RN)
MOMENTOS DE CURIOSIDADE: 

ACONTECE NAS MELHORES FAMÍLIAS

Ninguém escapa de seu destino seja qual for seu status, ou fortuna....
Um espanhol de cerca de 73 anos  de idade estava sendo entrevistado por um jornalista.
O entrevistado disse: - Eu sou filho de exilados. Há 27 anos e pouco antes da transição eu não poderia voltar à Espanha por causa de Franco. Meu pai, coitado, eu nem sabia onde enterrá-lo. Minha mãe passou muitos anos numa cadeira de rodas.
Há alguns meses, perdi 30% de um pulmão numa intervenção cirúrgica. Minha esposa é uma imigrante. Temos 03 filhos. A do meio tem um marido que é vigarista e canalha e vai destruir os seus ossos na cadeia. Todos, inclusive netos, vivem por minha conta.
 Recentemente, uma filha divorciou-se do marido drogado e alcoólatra que a deixou com 02 filhos. O mais novo se casou com uma mulher divorciada e trouxe-a para morar com a gente. Ela tinha um trabalho muito bom, mas, desde que veio para minha casa, já não faz nada. Agora eles têm 02 filhas que também vivem sob o nosso teto. Este ano, com a crise, dificilmente poderemos ir de férias.
O repórter arregalou os olhos e disse: 
- Majestade Dom Juan Carlos, (Rei de Espanha) não tinha ideia de que sua situação fosse tão ruim!
PS - E ainda há quem julgue que tem problemas familiares!!!...

MOMENTOS DE ABSURDO

1) IMPOSTÔMETRO - A Associação Comercial de São Paulo, responsável pelo impostômetro - painel localizado no centro da capital paulista e na internet (www.impostometro.com.br) - diz que 2011 fechou com um total de R$ 1,29 trilhão em impostos federais, estaduais e municipais pagos pelos brasileiros desde 01.01.2011.
Esse recorde histórico de arrecadação deveria ser acompanhado de mais investimentos públicos na infraestrutura para reduzir o Custo Brasil e, assim, ajudar o desenvolvimento econômico e social do País, disse o presidente da Associação, Rogério Amato, informando também que a instituição vai apresentar este ano o GASTÔMETRO, mostrando como e onde todo esse recurso arrecadado está sendo gasto pelo poder público. Fonte: Agência Estado.
Comentário: Aí está uma boa iniciativa que deveria ser imitada por todos os Estados.

E POR FALAR EM IMPOSTO:
Observem o diálogo entre Colbert, Ministro da Economia do Rei Luiz XIV (1661) e Mazarino, Cardeal e estadista italiano que serviu como 1º ministro na França, grande colecionador de arte e joias, particularmente diamantes, deixou de herança os famosos "diamantes Mazarino" para Luís XIV, alguns dos quais permanecem na coleção do Museu do Louvre (Paris). O DIÁLOGO: 
Colbert: Para encontrar dinheiro, há um momento em que enganar (o contribuinte) já não é possível. Eu gostaria, Senhor Superintendente, que me explicasse como é possível continuar a gastar quando já se está endividado até ao pescoço...
Mazarino: Um simples mortal quando está coberto de dívidas, vai parar na prisão. Mas o Estado... Ah, o Estado é diferente!!! Não se pode mandar o Estado para a prisão. Então, ele continua a endividar-se... Todos os Estados o fazem!
Colbert: Ah, sim? O Senhor acha isso mesmo? Contudo, precisamos de dinheiro. E como é que havemos de  obtê-lo se já criamos todos os impostos imagináveis? 
Mazarino: Criam-se outros.
Colbert: - Mas já não podemos lançar mais impostos sobre os pobres.
Mazarino: Sim, é impossível!
Colbert: - E os ricos? 
Mazarino: Sobre os ricos também não. Eles deixariam de gastar. Um rico que gasta faz viver centenas de pobres.
Colbert: Então como havemos de fazer?
Mazarino: Colbert! Tu pensas como um queijo! Há uma quantidade enorme de gente situada entre os ricos e os pobres. São os que trabalham sonhando enriquecer e temendo ficar pobres. É a esses que devemos lançar mais impostos, cada vez mais, sempre mais! Quanto mais lhes tirarmos mais eles trabalharão para compensar o que lhes tiramos. É um reservatório inesgotável...
Comentário: Isso lembra alguma coisa?
Colaboração: Confrade Paulo José Moraes da Silva. 

2) POUCA GENTE SABE DISTO:            
O Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo é marido  da senadora Gleisi Hoffmann – Chefe da Casa Civil, com status de Ministra. Gilberto Carvalho, Secretário Geral da Presidência é irmão de Miriam Belchior, Ministra do Planejamento, que já foi casada com o assassinado Celso Daniel, na época, Prefeito de Santo André/SP.
Elizabete Sato, Delegada Titular do 78º DP, escalada para investigar esse assassinato, demorou séculos para concluir que o caso foi um "crime comum", isto é, sem motivação política... Ela é tia de Marcelo Sato, marido da Lurian  que, apenas por coincidência, é filha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Também, apenas por coincidência, Marcelo  é dono de uma empresa de assessoria que presta serviços ao Banco de Santa Catarina, federalizado, no qual um dos Diretores é Jorge Lorenzetti (churrasqueiro oficial do ex-presidente Lula e um dos petistas envolvidos no  escândalo da compra de dossiês).
Ainda, por outra incrível coincidência, o marido da senadora Ideli Salvatti é o presidente do BESC.
Conclusão: Que gente unida, heim? Nepotismo? Nãaaao!   (Autor desconhecido)

MOMENTOS SUBLIMES - 20 ANOS CEGO
Um casal de idosos que não tinha filhos há muito tempo morava em uma casinha humilde de madeira, tinha uma vida muito tranquila, alegre, e ambos se amavam muito.
Até que um dia aconteceu um acidente com a senhora.  Ela estava trabalhando em casa quando começou a pegar fogo na cozinha, e as chamas atingiram todo o seu corpo. 
O esposo acordou assustado com os gritos e quando a viu coberta pelas chamas, imediatamente, tentou ajudá-la.
O fogo também atingiu seus braços, mas conseguiu apagar o fogo. Quando chegaram os bombeiros já não havia muito da casa.
Levaram rapidamente o casal para o hospital mais próximo, onde foram internados em estado grave.
Após algum tempo, aquele senhor, menos atingido pelo fogo, saiu da UTI e foi ao encontro de sua amada. Ainda em seu leito a senhora bastante queimada, pensava em não viver mais, pois estava toda deformada, e queimara todo o seu rosto.
Chegando ao quarto ela foi falando: - Tudo bem com você meu amor?
- Sim, respondeu ele, pena que o fogo atingiu os meus olhos e não posso mais enxergar, mas fique tranquila, amor, pois a sua beleza está  gravada em meu coração para sempre.
Triste pelo esposo, ela pensou consigo mesma: - Como Deus é bom, vendo tudo o que aconteceu a meu marido, tirou-lhe a visão para que não presencie esta deformação em mim. As chamas queimaram todo o meu rosto e estou parecendo um monstro. Deus é tão maravilhoso que não deixou ele me ver assim... Obrigada Senhor!
Passado algum tempo, e recuperados milagrosamente, voltaram para uma nova casa, onde ela fazia tudo para o seu querido e amado esposo, e o esposo agradecido por tanto amor, afeto e carinho, todos os dias dizia-lhe:
- Como eu a amo! Você é linda demais! Saiba que você é e será sempre a mulher da minha vida!    E assim viveram mais  20 anos até que a senhora veio a falecer.
No dia de seu enterro, quando todos se despediam dela, veio o marido com os olhos em lágrimas, sem seus óculos escuros, e com a bengala nas mãos.
Chegou perto do caixão, beijou o rosto, e acariciando sua amada, disse em um tom apaixonante: - Como você é linda, meu amor, eu a amo muito!. 
Ouvindo e vendo aquela cena um amigo que estava ao seu lado perguntou se o que tinha acontecido era milagre, pois o velhinho parecia enxergar sua amada.
O velhinho olhando nos olhos do amigo, apenas falou com as lágrimas rolando em sua face: - Eu nunca estive cego, apenas fingia, pois quando vi minha amada esposa toda queimada e deformada, sabia que seria duro para ela continuar vivendo daquela maneira. Foram 20 anos vivendo muito felizes e apaixonados! Foram os anos mais felizes de minha vida! 
CONCLUSÃO - Na vida temos de provar que amamos! Muitas vezes de uma forma muito difícil...  E, para sermos felizes, temos de fechar os olhos para muitas coisas, mas o importante é que se faça tudo única e intensamente com AMOR! - Autor desconhecido.

MOMENTOS DE DEFINIÇÃO
Segundo José Saramago: Filho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem. Isto mesmo! Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado. Perder? Como?  Não é nosso, recordam-se? Foi apenas um empréstimo...

MOMENTOS CIENTÍFICOS

ANIMAL MAIS DIFÍCIL DE MATAR DO MUNDO
É o chamado URSO DE ÁGUA ou TARDÍGRADO, invertebrados microscópicos de 0,1 ou 0,2 mm de comprimento com 08 patas, garras e cabeça que parece uma pequena sonda. 
Foram descritos pela 1ª vez por Johann August Goeze (1773). O seu nome significa que se desloca lentamente, e foi dado por Lazzaro Spallanzani (1777).
São abundantes na superfície úmida que recobre musgos e samambaias, embora também existam espécies oceânicas e de água doce - não há local do mundo em que não habitem.
São praticamente indestrutíveis - não morrem se forem fervidos, congelados ou dissecados. Há estudos que demonstram que, em estado de metabolismo indetectável, podem sobreviver a temperaturas que oscilam entre - 272ºC (próximo do zero absoluto) e 149ºC, bem como à imersão em álcool puro e em éter.
Cientistas russos afirmam ter encontrado tardígrados vivos no bico dos foguetes recém-chegados de volta do espaço exterior; podem suportar 1.000 vezes mais radiação do que os seres humanos, e viver até 120 anos em estado de hibernação sem água - se reativam assim que a recebem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário