terça-feira, 1 de agosto de 2023

EDIÇÃO - AGOSTO DE 2023

 

 

EIS  O  TALENTO E  AS ATIVIDADES  LITERÁRIAS

DE   TITULARES  E  HONORÁRIOS

 

ANDREIA PERLINGEIRO BASTOS 

Rio de Janeiro/RJ

Autora dos Livros: Esculpindo Faces e Esculpindo Faces: Bioestimuladores (*); Mestre em Healthcare Management - Miami College/EUA; Membro do Comitê de Artigos da Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais em Odontologia (SBTI); Especialista em Harmonização Orofacial. (*) https://loja.editoranapoleao.com.br/produtos/esculpindo-faces  e  loja.editoranapoleao.com.br/produtos/esculpindo-faces-bioestimuladores/

FACEBOOK: https://m.facebook.com/andreiacperlingeiro?eav=AfYyV9kKZ4FAWJQEVCwm4qEhE8xBXyZlzCYCAzeoRgEBL7A_ZlQxuZh9gXtEAl6KxtQ&paipv=0   -  Rede social:

#harmonizacaofacial # dentista #cirurgiaodentista #odontologia #biomedicina #enfermagemestetica

CONGRESSO  PERUANO

Como era previsível, foi um enorme sucesso o 2º Congresso Internacional de Harmonização Orofacial, realizado em Lima, dias 24 e 25 de junho p.passado, do qual participou como destacada Conferencista a nossa nobre Titular.  Eis alguns flagrantes do evento:

Com o Prof. Dr. Carlos Napauri

Presidente da Sociedade Peruana de 

Harmonização Orofacial

Ladeada pelo Dr. Sérvio Túlio Bastos 

(Médico, seu Marido) e

Dr. Marco Matroni, Conferencista de São Paulo.

Sua apresentação para a lotada e interessada plateia.

 Edição em Espanhol do seu livro.

Efusivos PARABÉNS por representar tão bem a

Odontologia Brasileira!!!

 

ANTÔNIO INÁCIO RIBEIRO - Guarapari / ES

Honorário – Diretor de Divulgação; Especialista em Marketing (PUC); Master Business Administration (FGV)

Administrador (Universidade Mackenzie); Titular da Academia Guarapariense de Letras e Artes. Cronista aos domingos em:

https://www.folhaonline.es/category/antonioribeiro/@museuguarapari = Museu de história.

 

ESPAÇO MULTIUSO CULTURAL NA

HISTÓRICA PRAÇA TRAJANO.

Registro mostra como era a Praça quando foi reinaugurada após a reforma mais recente.

Atualmente, Praça Trajano Lino Gonçalves está em degradado estado de conservação.

Já que o Boteco do Caranguejo parece ser sucesso, vamos continuar nela, tratando de otimizar seu entorno com atividades turísticas.

Nesta coluna trataremos de um terreno que fez parte da história de Guarapari com a exportação de areia monazítica: o que foi parte da sede da Mibra.

Situado em local privilegiado, serviu durante 03 anos como canteiro de obras da Empresa, que construiu o porto das escunas, e hoje é estacionamento que funciona só duas vezes: no ano novo e no carnaval.

Quer em iniciativa da Prefeitura, com desapropriação do terreno ou da iniciativa privada pelo proprietário ou parceiro deste, a proposta envolve sua transformação em um centro esportivo-cultural.

Na parte plana do terreno ficaria a quadra poliesportiva: futsal, vôlei e basquete. Se construído pela Prefeitura, de uso gratuito, ou se pela iniciativa privada, com valor acessível para ser bastante utilizada.

No setor esquerdo, onde passa uma pequena rua para um píer e lanchonete, ficariam os banheiros (M, F e E) e os vestiários (F e M). Em cima destes, uma laje estruturada para ser palco dos shows.

Nas quintas-feiras poderia ser reservada a teatro e apresentações culturais, das 19 às 21 horas; nas sextas, para serestas e serenatas, das 20 às 23 horas; nos sábados ao forró, das 19 às 23 horas e domingo ao samba, das 18 às 22 horas.

No plano inclinado do Morro do Atalaia se construiria uma arquibancada para assistirem os jogos e os shows. A quadra seria usada para dançar e, eventualmente, para colocar mesas e cadeiras.

O atendimento de comes e bebes, poderia ser feito pelos já existentes: lanchonete, restaurante e sorveteria, além dos food trucks, sugeridos em coluna anterior, que ficariam no entorno da praça para atender também as escunas.

Esta é mais uma sugestão complementar para incrementar a Praça Trajano, hoje subaproveitada, para com o turista gerado pelas 10 escunas, que na temporada fazem circular 1.000 pessoas/dia.

 

EDUARDO  DE  SOUZA  -  Rio  Branco / AC

Honorário - Cirurgião-Dentista - Natalense    Cinéfilo.

A HORA DA ESTRELA (1985) - Hour of the Star

Avaliação do público: 7.3

Quando uma obra da aclamada escritora Clarice Lispector se torna uma peça cinematográfica de grande relevo, o sucesso vem dividido entre ótimos profissionais, (Marcélia Cartaxo, José Dumont, Tamara Taxman, Fernanda Montenegro) um cenário cabível, associado a uma direção eficiente e sensível na pessoa de Suzana Amaral.

Nessa estreia como diretora e roteirista, Suzana conseguiu uma proeza notável ao transportar para a tela, uma simples e ingênua personagem, Macabea, a singela garota, interpretada pela também estreante, Marcélia Cartaxo, que sai do nordeste brasileiro para as terras paulistanas, em busca do sonho impossível de ser realizado no seu solo de origem.

Órfã de pai e mãe, e sem uma instrução que lhe oferecesse boas qualificações, Macabea vai morar em esquálidas habitações, e o único emprego que obtém é de datilógrafa, que ela exerce com realçadas falhas, sem descortinar melhores horizontes. Falta-lhe habilidade no trato social e sua alienação em torno do mundo em que vive ultrapassa em muito a normalidade. Mesmo assim a aspiração de encontrar alguém que a tire dessa pobreza material e emocional não a abandona.

Sua arma é a pureza de espírito que lhe acompanha, mesmo com a falta de sintonia com a realidade que lhe cerca. Essa paradoxal indiferença é produto dos sofridos ambientes em que ela habita.

Ao tentar o amor a decepção surge, revelando a extrema fragilidade de seus conceitos. Apesar de otimistas conjecturas de uma cartomante a qual ela recorreu, a redenção não chega a ser alcançada. A vida em muitas ocasiões apresenta uma rudeza implacável.

Essa película foi ovacionada em pé, por 10 minutos após sua exibição, em 1986, no Festival Internacional de Cinema de Berlim, onde a paraibana Marcélia recebeu o Urso de Prata como melhor atriz.

Macabea, que se proclamava virgem e amante de Coca-Cola, ficaria orgulhosa!      

 

FLÁVIO HILDEMBERG DA SILVA GAMELEIRA

Titular – Natal/RN

Gestor Ambiental - Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFRN); Servidor Técnico-Administrativo da UFRN e Pesquisador de temas ligados à História, Cultura, Meio Ambiente e Religiosidade.

- Vejam a entrevista feita pela Fundação Vingt-un Rosado (Mossoró/RN) com o nosso Titular sobre o livro, já aqui focalizado – Veredas do Padre João Maria (Parte I) a respeito da trajetória do “santo” potiguar!

https://colecaomossoroense.org.br/site/2022/06/22/fundacao-vingt-un-rosado-entrevista-escritor-da-obra-sobre-a-trajetoria-do-santo-potiguar/

 

VEREDAS DO PADRE JOÃO MARIA - PARTE II

 Escrito em linguagem acessível, mas sempre inserido em um contexto histórico com base na pesquisa bibliografia realizada, o livro complementa a descrição da trajetória do Padre João Maria, iniciada no 1º livro da série.  Ele foi um sacerdote católico que viveu no Estado do Rio Grande do Norte, entre meados do século XIX e início do século XX. Pelas suas virtudes, morreu com fama de Santidade.  A causa de beatificação está aberta, apesar de já ser canonizado no coração do povo.  Investimento: R$ 40,00 - Quarenta Reais.

Obs.:  Os livros – Parte I e Parte II - estarão disponíveis, mediante contato direto com o Autor fhildemberg@hotmail.com

 

        IRISLENE  CASTELO  BRANCO MORATO      

Belo Horizonte / MG – Titular.

Titular da Academia Mineira Feminina de Letras; Presidente Coordenadora da AJEB–MG 

{Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil}.  

Para conferir as suas atividades, basta acessar:              https://irislenemorato.com

Entrevista da nossa nobre Titular, no dia 04/03/2023, na Semana da Poesia da Lagoa do Nado, pela escritora e artista plástica Regina Mello, Presidente do MUNAP - Museu Nacional de Arte e Poesia.

 www.youtube.com/live/kRiKKlR1qmU?feature=share

 

JOSÉ ACACI RODRIGUESParnamirim/RN

Honorário – Professor de Matemática, Poeta, Compositor, Multi-Instrumentista, Cantor, Pintor.

PERDÃO

Quando reza um Pai Nosso em oração,

você pede perdão pelas ofensas,

mesmo sem esquecer das desavenças

e do ódio que tem no coração.

Meu amigo, você preste atenção,

que no mesmo Pai Nosso oferecido,

você diz, assim meio introvertido,

sem pensar na importância deste tomo:

Perdoai minhas ofensas assim como

eu perdôo a quem tem me ofendido.

 

Você reza o Pai Nosso e não entende

que pediu a Jesus na oração,

que Ele só lhe dê o seu perdão

se você perdoar a quem lhe ofende.

Mas agora que você compreende,

toda vez que estiver ajoelhado

pra rezar um Pai Nosso compassado,

você lembre durante a oração,

que é preciso que exista o seu perdão

para que você seja perdoado.

LUIZ  MANOEL  DE  FREITAS  -  Natal/RN

Superintendente  Técnico  do

PROJETO  REVIVER (Parceiro da SBDE).

Nosso Titular, idealizador e fundador do Projeto Reviver, desenvolveu intensa e extensa programação para comemorar o 20º Aniversário de sua Fundação, a partir do local de origem – Município de Pirpirituba/PB - prosseguindo pelos demais Municípios onde atuou, desenvolvendo seu muito valioso trabalho voltado para a Cultura, a Arte e a Cidadania.



MARIA DO SOCORRO MEDEIROS SANTOS - Natal/RN

Especialista em Educação Holística e Qualidade de Vida, pela UFRN; Terapeuta no CERPICS 

(Centro de Práticas Integrativas e 

Complementares em Saúde – PICS).

- FALECIDA EM 13.06.2023 -

 


Este livro é um roteiro elaborado pela autora, mostrando a sua própria trajetória de vida, exatamente como o título sugere. Trata-se de uma edificante leitura que, com certeza, muito nos mostrará aspectos valiosos que merecem ser aplicados no nosso cotidiano!

                                                         

NELSON RUBENS MENDES LORETTOGravatá / PE – Titular; Professor Adjunto da FOP-UPE - 1º Secretário da SBDE.

PLANTIO E COLHEITA

Já ouviste falar sobre o conhecimento e a simplicidade. Muitos e vários são os talentos que o nosso Deus distribui gratuita e generosamente. Tudo lhes vêm como oferta sem preço.

Sabe que cada um de nós, qualquer que seja o mundo – físico ou espiritual – precisa fazer a longa e difícil travessia da evolução moral que se inicia na plena consciência da missão terrena com os olhos voltados para o porvir do Espírito, pois esse breve interregno na existência plena e imortal do Espírito, é muito pouco para o que se há de fazer em prol da evolução.

O Espírito, encarcerado no corpo físico, não pode limitar-se à finitude deste último, que lhe serve de guarida, antes, porém, deve aproveitá-lo com sabedoria.

Se alguma virtude deve cultivar é a da simplicidade. Seja como o Sol que humildemente espera pela partida da noite para iluminar e aquecer a Terra com seus raios vívidos e fulgurantes. Ele não força a irmã Lua a se despedir antes da hora, até porque ambos ocupam o espaço sideral numa parceria de amor e respeito.

É preciso saber desenvolver os talentos recebidos tendo em vista o ideal de amor que a todos deve permear o coração.

O que lhe parece ser ideal?

Olhe a vida dos idealistas, a começar por Jesus que não abriu mão de suas convicções de amor e generosidade. Ao homem, com ideais sublimes, se concede força e proteção.

Cada dia e cada noite são espaços temporais de acúmulo de experiências, sejam boas ou más. Nas primeiras encontramos graça aos olhos de Deus, nas segundas, encontramos sofrimento e dissabor, mas essas também têm a finalidade de ensinar.

Onde encontrar a força que repele os assaltantes do Espírito? No conhecimento do Evangelho de Jesus, escrito e descrito em várias línguas, ao sabor de diferentes interesses, muitos escusos, mas que em sua essência Divina sobrevive ao tempo porque se fez antes dele.

Muitos são os que vêm dar cumprimento aos ensinamentos lá contidos. O espelho de sua Doutrina reflete tudo o que foi anunciado de forma diáfana, clara, límpida e transparente, sem subterfúgios. Nela está a carta de orientação para o porvir que aguarda a todos, sem exceção.

Seu fiel cumprimento, outorga um verdadeiro passaporte para um mundo melhor, onde a paz e a luz serão duradouras.

Conquistá-la exige muita luta e sacrifícios, certo é que no servir ao próximo com desinteresse reside o norte da salvação.

Faça tudo o que estiver ao seu alcance, sem alarde, mas de forma simples e silenciosa. O tempo lhe provará que o plantio é facultativo, mas a colheita é obrigatória.

Escolha sempre as boas sementes e Deus lhe proverá farta colheita. Creia nisso. Muita paz!

OBS.: Mensagem mediúnica recebida em 03 de maio de 2013, no Tabernáculo Espírita Joana D’Arc, Gravatá/PE.

Espírito Glorinha / Médium Nelson Loretto.

 

REINALDO BRITO E DIASSão Paulo/SP - Titular

Especialista em Prótese Bucomaxilofacial

e Odontologia do Esporte.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2851261807336611

 

 Capa do livro do nosso nobre Titular, disponível no portal da Editora: www.medbookeditora.com.br.  É fonte atualizada e abrangente de consulta para todos os profissionais e estudantes, da Odontologia do Esporte.

Seus 14 capítulos são dedicados a temas atuais e inovadores, visando sempre a objetividade e a praticidade.

O livro estimula a formação e o engajamento de profissionais na Especialidade, possibilitando o conhecimento e o desenvolvimento nessa área de atuação.        

                       Altamente recomendável!

PROGRAMA:  QUEM  SOMOS...

CONHECENDO  TITULARES  E  HONORÁRIOS:

Com a intenção de estreitar os laços que unem a Família SBDEana, realizamos uma série de entrevistas com Titulares e Honorários: - A Presidência e as 03 Vice-Presidências:

                       - Mauro Cruz - Juiz de Fora/MG     

                        https://youtu.be/BnZoXpnknh0

- Paulo José Moraes da Silva - Maceió/AL https://youtu.be/jCHgY1Uvl8M

- Rogério  Dubosselard  Zimmermann – Recife/PE;

   https://youtu.be/POfK196E5cA

EM MEMÓRIA: José Dilson Vasconcelos de Menezes

https://youtu.be/bHKxTJDYII8

- Secretaria Geral: Fernando Luiz Tavares Vieira-Recife/PE,

- 1ª Secretaria: Nelson Rubens Mendes Loretto-Gravatá/PE

e 2ª Secretaria: Irma Neuma Coutinho Ramos

João Pessoa/PB - https://youtu.be/F3A1sJpXxnw

- Tesouraria: José Henrique Gomes Gondim - Natal/RN

 e   José Thadeu Pinheiro - Camaragibe/PE.

 https://youtu.be/G21NHXn1lRQ

- 1ª Tesouraria: Anísio Lima da Silva  - Campo Grande/MS

 https://youtu.be/6xyo96WqULI  

- Luiz Manoel de Freitas - Titular - Natal/RN

e Eduardo de Souza - Honorário - Rio Branco/AC

https://youtu.be/XaPomquAkEY

- Maria do Socorro Medeiros Santos – Titular  Natal/RN

https://youtu.be/1XkHmPHGeTY

 Todas as gravações foram no Estúdio:  Nós do RN, em Natal.  

PARCERIAS DA S.B.D.E.

- ACADEMIA BRASILEIRA DE BELAS ARTES

Presidente: Dra. Vera Gonzalez – Rio de Janeiro/RJ

https://academiabrasileiradeartes.org.br  

- Salão Virtual:  https://blogdearte.art/exposicoes-virtuais

- APAFIS/RN – ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS

DOS FISSURADOS DO RN

Presidente: Sr. Edivan de Oliveira Silva – Natal/RN

apafisrn@gmail.com   

 

CRO/RN – CONSELHO REGIONAL DE ODONTOLOGIA

Presidente: Dra. Jane Suely de Melo Nóbrega.

 crorn@crorn.org.br  

- PROJETO REVIVER/RN

Superintendente Técnico: Titular Dr. Luiz Manoel de Freitas - Natal/RN

https://projetoreviver2003.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário