quarta-feira, 31 de maio de 2023

EDIÇÃO: JUNHO - 2023 - ANEXO AO JORNAL MENSAL "O SBDEANO"

       

 

EIS  O  TALENTO E  AS ATIVIDADES  LITERÁRIAS

DE   TITULARES  E  HONORÁRIOS

 

ANDREIA PERLINGEIRO BASTOS 

Rio de Janeiro/RJ

Autora dos Livros: Esculpindo Faces e Esculpindo Faces: Bioestimuladores (*); Mestre em Healthcare Management - Miami College/EUA; Membro do Comitê de Artigos da Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais em Odontologia (SBTI); Especialista em Harmonização Orofacial.

(*) https://loja.editoranapoleao.com.br/produtos/esculpindo-faces  e  loja.editoranapoleao.com.br/produtos/esculpindo-faces-bioestimuladores/

FACEBOOK: https://m.facebook.com/andreiacperlingeiro?eav=AfYyV9kKZ4FAWJQEVCwm4qEhE8xBXyZlzCYCAzeoRgEBL7A_ZlQxuZh9gXtEAl6KxtQ&paipv=0 - Rede social:

#harmonizacaofacial # dentista #cirurgiaodentista #odontologia #biomedicina #enfermagemestetica

CONGRESSO  PERUANO

Nossa nobre Titular prepara-se para participar ativamente do 2º Congresso Internacional de Harmonização Orofacial, em Lima/Peru e, certamente, mais uma vez elevará bem alto o nome da ciência odontológica brasileira. Parabéns!

TRILOGIA  COMPLETA



O lançamento da bela obra ESCULPINDO FACES – EMAGRECEDORES, completa o 3º volume da muito valiosa abordagem feita pela nossa nobre Titular sobre a HOF – Harmonização OroFacial. Sucesso previsível!


ANTÔNIO INÁCIO RIBEIRO - Guarapari / ES

Honorário – Diretor de Divulgação; Especialista em Marketing (PUC); Master Business Administration (FGV)

Administrador (Universidade Mackenzie); Titular da Academia Guarapariense de Letras e Artes. Cronista aos domingos em:

https://www.folhaonline.es/category/antonioribeiro/@museuguarapari = Museu de história.

PRAIA DO MORRO AGORA É PELAS PONTAS:

PRAINHA DE MUQUIÇABA 

E PRAIA DA CERCA

 

Existem poucos terrenos ainda disponíveis na Beira- Mar, e os que têm, estão com valores elevadíssimos, e dificulta depois o rateio de seu custo entre os apartamentos.

Provas dessa demanda aquecida, são os mais de 20 novos edifícios em construção só nessa região, mas a procura por Guarapari ainda continua intensa.

Atualmente, a parte mais procurada para construção de novos edifícios é a Praia da Cerca, seguida pela Prainha de Muquiçaba, onde estão os lançamentos.

Como já acontece no Guarujá e em Balneário Camboriú, depois desta, a etapa seguinte será ocupar mais as Avenidas Oceânica, Praiana e Atlântica.

Das praias da moda, Guarapari é a da vez, tal a facilidade com que se fecham lançamentos de novos edifícios na Praia do Morro e Nova Guarapari.

Pela arrecadação de IPTU, Guarapari está entre as maiores receitas do Espírito Santo, o que viabiliza tantas obras públicas em todo o Município.

Os motivos para a preferência dessas duas são opostos: a Prainha está perto de tudo, mercados, padarias, farmácias e bons restaurantes.

Na Prainha é ir a pé ou de bike. Já a Praia da Cerca, está longe de tudo, sem muita gente e para fazer qualquer coisa precisa ir de carro.

Depois dessas, a etapa seguinte serão os condomínios fechados, que começaram com a Aldeia, e agora já surgiram vários outros.

A extensão da Av. Paris e a interligação Extra Center – Tartaruga são indicadores indiscutíveis desse futuro que se confirma dia a dia.

Aí Guarapari estará completa, e será modelo de praia moderna!

EDUARDO  DE  SOUZA  Rio  Branco / AC

Honorário - Cirurgião-Dentista - Natalense  –  Cinéfilo.

 


A TORTURA DO SILÊNCIO (1953) - I CONFESS

Avaliação do público: 7.3

Um padre, com convicções bem definidas, ouve uma confissão dramática, uma paixão do passado que reaparece e um policial obstinado em resolver um assassinato.

Uma sensacional mistura que engloba a direção de um Alfred Hitchcock, e aparições de astros como Montgomery Clift, que interpreta o pároco de batina, que havia sido combatente na 2ª guerra pelo Exército Canadense. A bela Anne Baxter, sua antiga namorada, e um veterano Karl Malden, o persistente detetive.

O assassinato de alto teor de um famoso Advogado, une essa teia de eventos e pessoas, filmada na cidade de Quebec, no Canadá, mostrando ruelas e avenidas numa brilhante cinematografia em preto e branco, e um dinâmico jogo de luzes e sombras emoldurando uma instigante narrativa.

Levado ao tribunal por um crime que não cometeu, e conhecendo a identidade do real matador pelas vias do confessionário, o sacerdote não tergiversa de sua condição de guardião de um segredo, e se dispõe a obedecer fielmente a tradição católica, mesmo que isso lhe custe uma equivocada condenação.

Baseado numa peça teatral de 1902, a fita não agradou de imediato as plateias que a viram, o que na época deixou Hitchcock decepcionado. Mas cineastas franceses da nouvelle vague (nova onda) consideravam uma moderna obra prima.

Hitchcock numa autoanálise achou que a história poderia ter sido menos solene, e que os não católicos não conseguem entender o sagrado sigilo de uma penitência relatada de joelhos, detalhe fundamental no arcabouço dessa trama que com o passar dos tempos, ostenta uma posição destacada na carreira do Mestre do Suspense.

FLÁVIO HILDEMBERG DA SILVA GAMELEIRA

Titular – Natal/RN

Gestor Ambiental - Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFRN); Servidor Técnico-Administrativo da UFRN e Pesquisador de temas ligados à História, Cultura, Meio Ambiente e Religiosidade.

- Vejam a entrevista feita pela Fundação Vingt-un Rosado (Mossoró/RN) com o nosso Titular sobre o livro, já aqui focalizado – Veredas do Padre João Maria (Parte I) a respeito da trajetória do “santo” potiguar!

https://colecaomossoroense.org.br/site/2022/06/22/fundacao-vingt-un-rosado-entrevista-escritor-da-obra-sobre-a-trajetoria-do-santo-potiguar/

 

VEREDAS DO PADRE JOÃO MARIA - PARTE II

 Escrito em linguagem acessível, mas sempre inserido em um contexto histórico com base na pesquisa bibliografia realizada, o livro complementa a descrição da trajetória do Padre João Maria, iniciada no 1º livro da série.  Ele foi um sacerdote católico que viveu no Estado do Rio Grande do Norte, entre meados do século XIX e início do século XX. Pelas suas virtudes, morreu com fama de Santidade.  A causa de beatificação está aberta, apesar de já ser canonizado no coração do povo.

            Investimento: R$ 40,00 - Quarenta Reais.

Obs.:  Os livros – Parte I e Parte II - estarão disponíveis, mediante contato direto com o Autor  fhildemberg@hotmail.com

 

GIVALDO SOARES DA SILVA – Natal/RN

Honorário – Ex-Professor da U.F.R.N.

UM AMIGO DILETO

Falar do amigo GINO LUÍS MORELLI, não é fácil para mim.

 
Quando Gino era mais jovem!

Aos 78 anos, ele partiu para a eternidade, deixando saudades entre seus familiares e uma legião de amigos. Era uma figura simpática e de boa conversa.

Seu pai era italiano. Chegou ao Brasil nos anos 30, fugindo do ditador Benito Mussolini, que perseguia os anarquistas, na Itália. Seu nome: Luís Morelli.

Gino era apaixonado pela gastronomia, um bom vinho e uma boa música. Declamava as poesias do poeta Manuel Bandeira, seu poeta preferido.

Foi um bom jogador de voleibol, onde brilhou no América Futebol Clube.

Uma curiosidade: Fez seu curso de Especialização em Educação Física, em São Paulo. Sua tese foi aprovada sobre o futebol, do qual era um profundo conhecedor. Mas como técnico atuou no voleibol, seu esporte favorito.

Gino nasceu no coração de Natal, na Av. Hermes da Fonseca, local onde instalou seu primeiro restaurante,             Don Luigi, em homenagem ao seu pai.

Gino era casado com a Professora Rita Morelli, também falecida; deixaram cinco filhos.

Na piscina, com o neto Alexandre.

Aos filhos, deixo minha solidariedade e a esperança de que continuem unidos, em homenagem à memória do seu amado pai.

IRISLENE CASTELO BRANCO MORATO                            Belo Horizonte / MG – Titular.

Titular da Academia Mineira Feminina de Letras; Presidente Coordenadora da AJEB–MG {Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil}.  Para conferir todas as suas atividades, basta acessar:   https://irislenemorato.com

Entrevista da nossa nobre Titular, no dia 04/03/2023, na Semana da Poesia da Lagoa do Nado, pela escritora e artista plástica Regina Mello, Presidente do MUNAP - Museu Nacional de Arte e Poesia.

https://www.youtube.com/live/kRiKKlR1qmU?feature=share

 

JOSÉ ACACI RODRIGUESParnamirim/RN

Honorário – Professor de Matemática, Poeta, Compositor, Multi-Instrumentista, Cantor, Pintor.

PROJETO CARROCEL DA LEITURA

No dia 23 de maio esse muito bem-vindo Projeto chegou a Currais Novos/RN, mais precisamente à Escola Municipal Professor Humberto Gama. O projeto, que vai atingir 10 cidades potiguares, já passou por: Nísia Floresta, São José de Mipibu, e agora, Currais Novos.  A proposta é levar às Escolas palestras literárias, apresentações culturais, diálogos, contações de histórias e, principalmente, doações de livros. Em Currais Novos os escritores escolhidos foram Lila Carvalho, Paula Belmino e José Acaci, nesta foto: 

A coordenação é de Drika Duarte e o apoio de Cleudivan Janio (Editora CJA). Contamos ainda com o apoio de Weid Souza na organização e Rita, no audiovisual, além dos patrocinadores: Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto e Grupo Neoenergia-COSERN, através da Lei Câmara Cascudo.

Mais informações: @Carrocel  da leitura (Instagram)


LENILSON SILVA DE CARVALHO – Natal/RN

Ex-Presidente do CRO/RN (3 mandatos); Ex-Presidente da ABO/RN; Ex-Presidente da Sociedade Norte-Rio-Grandense de Implantodontia; Vice-Presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial; 07 livros publicados; 02 a publicar e 03 coautorias.

PENSAMENTOS POSTOS EM PALAVRAS.

Os jogos de palavras são apreciáveis porque é interessante lidar com as mesmas. Quando consultamos um dicionário e encontramos uma palavra desconhecida, representa uma fonte de esclarecimento.

Nosso interesse pelas mesmas e o prazer que elas proporcionam, transformam nossos pensamentos, quando falamos ou escrevemos.

Nossa capacidade de pensar está limitada pelo número de termos que dominamos. Se tivermos um extenso vocabulário e pudermos construir frases e parágrafos eficientes, estaremos mais aptos para nos expressarmos.

Escrevemos para dizer aos outros aquilo que pensamos. A simplicidade é o indício mais patente de clareza de pensamentos. A prolixidade é, pois, um reflexo do pensamento do autor; um meio de que pode valer-se para ocultar o que pensa – talvez até mesmo de si próprio.

Lembrando Samuel Coleridee (1772-1834): “Se os homens apenas dissessem em termos simples aquilo que tem a dizer, quão mais eloquentes seriam”.

O pensamento deve ser transmitido com precisão (sem ambiguidade). A brevidade não deve ser obtida com o sacrifício da clareza, da acuidade, do interesse e da coerência.

Ao escrever, cada autor tem o seu estilo e diversos autores definiram esse termo: Swift, “palavras adequadas nos lugares adequados”; Newman, “refletir usando a linguagem”; e Mathew Arnold, “o segredo do estilo está em ter algo a dizer e dizê-lo tão claramente quanto possível”.

Assim, como nossa maneira de falar é influenciada pelo que ouvimos, também nossa maneira de escrever recebe a influência do que lemos.

Não há apenas uma forma correta de escrever, já que a maneira pela qual uma pessoa seleciona e ordena palavras para transmitir uma ideia, reflete a personalidade dessa pessoa e sua sensibilidade para com as palavras.

Pensamos com palavras e ao escrever procuramos captar nossos pensamentos. Portanto, escrever é, um processo criativo que nos ajuda a selecionar nossas ideias, preservando para posterior consideração.

Afirmou Sir Arthur Quiller-Couch: “As palavras são (...) a única moeda com que podemos cambiar ideias, até mesmo em nossos monólogos. Disso não decorre, portanto, que quanto mais acuradamente usarmos as palavras, mais precisamente explicaremos nossos pensamentos? Disso não decorre que através do exercício de escrever com clareza treinamos nossas mentes para tornarem cristalinos nossos pensamentos?”. É com palavras que raciocinamos e quando escrevemos damos expressão aos nossos pensamentos.

 

LUIZ  MANOEL  DE  FREITAS  -  Natal/RN

Idealizador  /  Superintendente  Técnico  do

PROJETO  REVIVER (Parceiro da SBDE).




MARIA DO SOCORRO MEDEIROS SANTOS - Natal/RN

Especialista em Educação Holística e Qualidade de Vida, pela UFRN; Terapeuta no CERPICS 

(Centro de Práticas Integrativas e Complementares             em Saúde – PICS).

 


MAURO CRUZJuiz de Fora/MG – Vice-Presidente

Revisor do JOMI - The International Journal of Oral & Maxillofacial Implants; DMD, MSc, PhD.

https://cruzodontologia.com.br/?p=2188 

Conforme anunciamos na edição passada, nosso nobre Titular foi agraciado, no dia 02 de maio, em Miraí/MG, com a Comenda Ataulpho Alves - grande sambista, compositor e cantor nas décadas de 50 e 60, e que tem suas músicas até hoje presentes em eventos musicais e na alma do povo em todo o País. A honraria foi criada pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Miraí, presidido pela Profa. Maria Tereza Werneck, e foi entregue em elegante solenidade no Salão Imperial, com a presença de autoridades estaduais e federais, além de familiares do Mestre Ataulpho, tais como seu filho Adeilton Alves, netos e bisnetos.

O homenageado ladeado pela Esposa, Keler; seu filho, Dr. Fernando e sua irmã, Dra. Valéria, também nossa nobre Titular.

A Comenda foi criada há 20 anos pela então Vereadora Maria Cristina Werneck, concedida às personalidades que contribuíram para a cultura e a história de Miraí.  

 Seu pronunciamento no evento 

Também receberam a Comenda, Prefeitos e Deputados que colaboraram com o Município de Miraí, como é o caso do Prefeito de Ouro Preto/MG, Ângelo Oswaldo de Araújo Santos, pois quando era Secretário de Governo, ajudou na realização do Memorial Ataulpho Alves.

Nosso Titular morou em Miraí e sempre participa de projetos e festas culturais na cidade. Em 2009, publicou o livro, Bem-vindo a Miraí - Projeto Turístico e Cultural, que revela o pequeno município como potencial cidade turística no cenário global. Em 2013, ele foi um dos criadores da Comenda Ataulpho Alves durante o COSMO - Congresso Sul Mineiro de Odontologia, tradicional evento que também cultua as Ciências e as Artes, em Caxambu/MG, há 54 anos.

MAIS UMA IMPORTANTE ATIVIDADE LITERÁRIA

Despertar o interesse e o prazer pelo mundo da leitura, aproximar alunos de escritores, foram alguns dos objetivos do Projeto Pedagógico “Intercâmbio Literário – Recriando a obra de Mauro Cruz”, da Escola Municipal Pedro Furtado, em Itamarati de Minas; a escolha do Projeto foi o seu livro "O Riacho".

Mais de 200 alunos adolescentes participaram do projeto, e tiveram um encontro com o autor no dia 19.05.

O autor Mauro Cruz e o ilustrador Guilherme Juliani conversaram com os alunos e autografaram os livros adquiridos pela Prefeitura para o Projeto.        

O evento contou com a presença de autoridades municipais e estaduais, em especial, o Prefeito Municipal, Hamilton Moura Filho. 

 A ação faz parte do projeto institucional Minha Cidade Lê, coordenado pela Professora Maria Tereza Werneck – na foto, falando sobre o livro - em toda a Zona da Mata e, desta vez, realizado pela Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Itamarati de Minas.

Houve apresentações de danças, peça de teatro, desenhos, pinturas e outras atividades sobre a obra.

 O autor e o ilustrador com o elenco que representou a peça sobre o livro O Riacho.

 

O evento contou com a presença de autoridades municipais e estaduais, em especial, o Prefeito Municipal, Hamilton Moura Filho. A ação faz parte do projeto institucional Minha Cidade Lê, coordenado pela Professora Maria Tereza Werneck, em toda a Zona da Mata e, desta vez, realizado pela Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Itamarati de Minas.


NELSON RUBENS MENDES LORETTOGravatá / PE – Titular; Professor Adjunto da FOP-UPE - 1º Secretário da SBDE.             

                   UMA SEGUNDA MÁXIMA

Aprendemos no capítulo 15 de nosso Evangelho segundo o Espiritismo, na Instrução do Espírito Paulo, que [...] na máxima Fora da caridade não há salvação estão encerrados os destinos dos homens, na Terra e no céu; na Terra, porque à sombra desse estandarte eles viverão em paz; no céu, porque os que a houverem praticado acharão graças diante do Senhor. Essa divisa é o facho celeste, a luminosa coluna que guia o homem no deserto da vida, encaminhando-o para a Terra da Promissão. Ela brilha no céu, como auréola santa, na fronte dos eleitos, e, na Terra, se acha gravada no coração daqueles a quem Jesus dirá: - “Passai à direita, benditos de meu Pai.

Sem dúvida que o apóstolo de Tarso tem toda razão em sua prédica. Devemos considerar a caridade nas suas modalidades material, moral e espiritual.

Claro está que a mais fácil de ser praticada é a caridade material, consagrada nas diferentes ajudas que se dá aos necessitados de todas as ordens.

A caridade moral e espiritual já requerem um outro tipo de esforço, que precisa do lastro do conhecimento e da humildade, sem o qual não acontecem.

Nosso grande missionário Divaldo Franco assegura que [...] O verdadeiro objetivo da Caridade é o de dignificar aquele que é beneficiado, assim como se engrandece no silêncio e no anonimato daqueloutro que a exerce. Em razão disso, a Caridade pode ser material e espiritual, no seu aspecto enobrecedor de natureza moral, conforme artigo publicado no site da FEB em 14 de junho de 2020.

Fazemos a caridade moral quando conseguimos, com o necessário equilíbrio, suportarmo-nos uns aos outros, sabedores de que cada criatura tem suas características próprias, e que devem ser respeitadas.

De igual modo quando silenciamos para ouvir alguém que pretensamente julga-se mais preparado que nós. Idem nos casos em que buscamos forças para conviver, equilibradamente, com um cônjuge ainda preso nas viciações e futilidades.

Ao lado dessa máxima, creio que outra se ombreia na busca incessante do progresso espiritual humano: a prática diuturna da reforma íntima.

Essa reforma tem seu pontapé inicial quando Sócrates propõe conhece-te a ti mesmo, ponto de partida para esse empreendimento.

O tempo passa e Jesus em sua gloriosa passagem terrena nos ensina quem somos, a que viemos e qual é a nossa destinação, enquanto Espírito imortal. Todos estamos destinados à felicidade e à perfeição progressiva, segundo nosso desejo e esforço, atendendo plenamente às Leis de Trabalho, Amor e Justiça.

No entender do benfeitor Emmanuel [...] a escola do burilamento moral exige suficiente luz no próprio íntimo, e a noite, por mais espessa, será sempre sombra a fugir de nós.

Muitos não gostam dessa terminologia, posto que ela indica a ideia de que muita coisa em nós está errada e necessita ser reformulada. Se o diagnóstico atemoriza, a terapêutica ameaça. Mudar não é fácil. Mudar é para os fortes.

Para minimizar esse impacto, em vez de reforma, pensemos em aprimoramento.

A benfeitora espiritual Ermance Dufaux, através do médium Wanderley Oliveira, refletindo sobre a questão 192 de O Livro dos Espíritos, em sua obra “Reforma íntima sem martírio”, nos orienta aconselhando [...] Aceitando-te humildemente como és, e fazendo o melhor que possas, vitalizar-te-ás com mais fortes apelos interiores para a continuidade do projeto de melhoria e corrigenda. Por outro lado, se te punes assinarás um decreto de desamor contra ti.

Sem dúvida que essa máxima “fora da reforma íntima, também não há salvação”, deve inspirar-nos na busca diuturna da melhoria espiritual, um trabalho metódico, sério e determinado, para que o aconselhamento de Ermance na obra retro citada se nos faça factível: [...] Caminha um dia após o outro na certeza de que Deus te espera sempre com irrestrito respeito pelas tuas mazelas, guardando o único direito de um pai zeloso e bom que é a esperança de que amanhã seja melhor que hoje, para tua própria felicidade. Pense nisso!

PAULO  JOSÉ  MORAES DA SILVA - Maceió/AL

Professor Aposentado da UFAL – Universidade Federal de Alagoas: Cirurgia - Titular da Academia Alagoana de Odontologia - Vice-Presidente da SBDE.

MARECHAL  DEODORO

Marechal Deodoro é um lugar que prosperou, em boa parte pelos canais que saíam da extensa Lagoa Manguaba – não por menos, Manguaba vem de “Mãe Lagoa”, um bem imaterial que cuidou daquele lugar geração após geração. Esses canais ainda davam acesso ao mar, o que tornava a pesca muito rica nesse ecossistema. 

Esse povo cresceu com muito peixe fresco e com a rede na mão. Rede em uma mão e a linha e a agulha na outra, que pegava os talos de palha de coqueiro, tão abundante na região, para fazer o Bico, a Renda e o Filé. Outra herança registrada na cultura de Marechal.

Alagoas sempre foi uma terra de açúcar e fumo. Cultivos que aqueceram a economia da região em alguns momentos mais esporádicos de sua história, mas acabaram mesmo se espalhando pelo agreste do Estado. O que ficou nessas terras, para além da pesca e da manufatura, da renda, também foi uma forte expressão musical e artística.

Há um ditado que diz: - Por aqui quando nasce um menino, o pai joga um bolo de barro molhado na parede; se cair, o menino vai ser pescador, se agarrar vai ser músico.

Marechal, só para dar um exemplo, é a casa de Nelson dos Santos, mais conhecido como Nelson da Rabeca, o responsável pelo timbre inconfundível de suas rabecas de madeira.

Quem caminha por suas ruas respira história, e se encanta com a arquitetura barroca colonial do casario e das igrejas dos séculos XVII e XVIII.

A história da primeira Capital de Alagoas se mistura aos sons da banda de pífanos, às agulhas coordenando a orquestra no bordado, às cores da lagoa Manguaba, aos sabores da Barra Nova e da Massagueira, e ao charme irresistível do Francês.

A cidade de Marechal Deodoro, desde 2009, é tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), por ter sido Capital de Alagoas por mais de 20 anos e ter uma silhueta única, com característica colonial. É vizinha de Maceió e possui uma das praias com melhor infraestrutura de todo o litoral. Eis algumas informações que podem complementar sua leitura.

Confira: A saída de Maceió é pela Assis Chateaubriand, que corre paralela ao mar, na Praia da Avenida. A ponte sobre a Lagoa Mundaú marca o início do trecho sul da AL-101, que conta com pista duplicada.

Além da Mundaú, também é possível atravessar a Lagoa Manguaba, o que faz qualquer pessoa finalmente entender o porquê do nome do Estado.

A “Mãe Lagoa” toma suas ramificações pelos bairros de Santa Rita, Barra Nova e Massagueira, até chegar em Marechal e expandir sua majestade.

O Francês fica ao sul de Marechal, rumo ao mar. O que separa o caminho da cidade para o povoado é um trevo, embaixo de um viaduto da AL-101, e que sempre funciona como ponto de referência para quem passa por lá. Uma pista vai costeando o mar, existe um trevo: para dentro do continente é Marechal, para o mar, é a Praia do Francês.

A gênese de Madalena de Sumaúma diz o povoado ter surgido a partir da divisão de terras em sesmarias ao sul da Capitania de Pernambuco, ainda no século XVII. Uma sociedade aristocrática rural, composta por fazendeiros, senhores de engenhos, colonos, escravos e índios. Terra demarcada por convictos pelos fundamentos católicos, cuja representação sempre fora o Senhor do Bonfim, mas o povoado floresceu mesmo sob Nossa Senhora da Conceição, Igreja Matriz de Marechal Deodoro. Foi edificada em um nível elevado à lagoa, dando-lhe visão do platô que seguia às margens do Rio Sumaúma, via de passagem.

A colonização portuguesa era constantemente provocada na região por franceses. Daí o nome de sua principal praia. Lugar de extração de pau-brasil e de troca com índios Caetés, o que atrapalhava os planos lusos em terras tupiniquins.

Para defender a Colônia, a Coroa dividiu o País nas Capitanias Hereditárias e as entregou a donatários, poderosos capitães que tinham o direito de comandá-las.

Comandá-las como quisessem, enquanto continuassem pagando impostos à família real. Alagoas não era uma Capitania. Fazia parte da Capitania de Pernambuco, que se desenvolvia a passos largos com os engenhos e o plantio de cana-de-açúcar.

O povoado que deu origem a Marechal Deodoro surgiu em fins do século XVI, em 1611, às margens da atual Lagoa Manguaba, e começou a desenvolver-se na área do atual Bairro de Taperagua, uma planície em volta do rio Sumaúma e da lagoa, lugar de visão privilegiada que permitia a vigilância sobre o inimigo.

Nesse cenário, o 4º Donatário da Capitania de Pernambuco, Duarte de Albuquerque Coelho, criou a Vila de Santa Maria Madalena da Lagoa do Sul, em 1636, sob a conjuração de Santa Maria Madalena da Alagoa do Sul, na Sesmaria de Madalena Porto do Francês. A vila se tornou a mais desenvolvida da época e passou a abrigar a sede da Comarca de Pernambuco.  

A Vila Santa Madalena da Lagoa do Sul chegou até a se tornar a Capital de Alagoas, em 1817. A mudança para o nome Marechal Deodoro – em homenagem ao filho ilustre da terra, Marechal Deodoro da Fonseca, o homem que proclamou a República – aconteceu só em 1939, 348 anos depois dos primeiros registros do povoado de Sumaúma. 

Manoel Deodoro da Fonseca, filho de uma família de tradição militar, ingressou na Escola Militar do Rio de Janeiro, em 1843, com pouco mais de 15 anos, e participou ativamente da guerra entre Brasil, Uruguai e Paraguai. Ao voltar com o título de Coronel, seguiu carreira, se tornou Marechal e, em 1889, liderou a Proclamação da República.

Foi o primeiro Presidente da República do Brasil e está marcado na história das Alagoas.

Além disso, Marechal possui a Praia do Francês, que do Francês não se sabe muito o porquê. Não existem muitos registros históricos que confirmam de fato como o povoado ganhou essa alcunha. Houve um período da nossa colonização em que os holandeses tiveram um controle muito rígido do Nordeste, com vários tipos de sanções. 

Os franceses, para explorar o Pau-Brasil daqui da região, construíram então um leprosário – hoje é uma ruína, leste do centro do povoado do Francês - para poder atracar e maquiar suas reais intenções. Era um “ponto de contenção de doenças” e não de “exploração” – na teoria. 

Começou como Porto dos Franceses e com uma adaptação aqui e acolá, chegamos à Praia do Francês.

Chegar até lá é bem fácil. A cidade fica a apenas 20 quilômetros de Maceió. É importante dizer que o acesso Maceió/Marechal Deodoro é feito através da AL-101, que hoje é duplicada e possui condições adequadas para trafegar normalmente. Ao chegar no trevo que marca a Praia do Francês, é só entrar em direção à Marechal Deodoro. 

 

REINALDO BRITO E DIASSão Paulo/SP - Titular

Especialista em Prótese Bucomaxilofacial

e Odontologia do Esporte.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2851261807336611

 

 
. Capa do livro do nosso nobre Titular, disponível no 
portal da Editora: www.medbookeditora.com.br.  

   É fonte atualizada e abrangente de consulta para todos os profissionais e estudantes, da Odontologia do Esporte.

O livro estimula a formação e o engajamento de profissionais na Especialidade, possibilitando o conhecimento e o desenvolvimento nessa área de atuação.   Altamente recomendável!


PROGRAMA:  QUEM  SOMOS...

CONHECENDO  TITULARES  E  HONORÁRIOS:

Com a intenção de estreitar os laços que unem a Família SBDEana, realizamos uma série de entrevistas com Titulares e Honorários: - A Presidência e as 03 Vice-Presidências:   

                         - Mauro Cruz - Juiz de Fora/MG     

                           https://youtu.be/BnZoXpnknh0

- Paulo José Moraes da Silva - Maceió/AL https://youtu.be/jCHgY1Uvl8M

- Rogério  Dubosselard  Zimmermann – Recife/PE;

   https://youtu.be/POfK196E5cA

EM MEMÓRIA: José Dilson Vasconcelos de Menezes

https://youtu.be/bHKxTJDYII8

- Secretaria Geral: Fernando Luiz Tavares Vieira Recife/PE,

- 1ª Secretaria: Nelson Rubens Mendes Loretto Gravatá/PE

e 2ª Secretaria: Irma Neuma Coutinho Ramos

João Pessoa/PB - https://youtu.be/F3A1sJpXxnw

- Tesouraria: José Henrique Gomes Gondim - Natal/RN

 e   José Thadeu Pinheiro - Camaragibe/PE.

 https://youtu.be/G21NHXn1lRQ

- 1ª Tesouraria: Anísio Lima da Silva  - Campo Grande/MS

 https://youtu.be/6xyo96WqULI  

- Luiz Manoel de Freitas - Titular - Natal/RN

e Eduardo de Souza - Honorário - Rio Branco/AC

https://youtu.be/XaPomquAkEY

- Maria do Socorro Medeiros Santos – Titular  Natal/RN

https://youtu.be/1XkHmPHGeTY

 Todas as gravações foram no Estúdio:  

Nós do RN, em Natal.  

PARCERIAS DA S.B.D.E.

- ACADEMIA BRASILEIRA DE BELAS ARTES

Presidente: Dra. Vera Gonzalez – Rio de Janeiro/RJ

https://academiabrasileiradeartes.org.br   

- Salão Virtual:  https://blogdearte.art/exposicoes-virtuais

- APAFIS/RN – ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS

DOS FISSURADOS DO RN

Presidente: Sr. Edivan de Oliveira Silva – Natal/RN

apafisrn@gmail.com   

 

CRO/RN – CONSELHO REGIONAL DE ODONTOLOGIA

Presidente: Dra. Jane Suely de Melo Nóbrega. Honorária.

 crorn@crorn.org.br  

- PROJETO REVIVER/RN

Superintendente Técnico: Titular Dr. Luiz Manoel de Freitas - Natal/RN

https://projetoreviver2003.blogspot.com  

Nenhum comentário:

Postar um comentário