quarta-feira, 3 de julho de 2013

Jornal mensal: Edição de julho


NOTÍCIAS  DE  TITULARES  E  HONORÁRIOS:

ANTÔNIO INÁCIO RIBEIRO-Curitiba/PR 
Corroborando o que afirmamos em edição anterior, nosso ilustre Honorário está produzindo cada vez mais.              
Seu gosto por pensamentos fê-lo criar O Livro do Pensar, O Livro do Amor, e agora O Livro da Ajuda e já vem aí o Livro do Sucesso. Que venham outros de igual quilate na sequência. Parabéns, Mestre AIR!

JAIRO CORRÊA- São Paulo/SP - Um dos mais recentes e nobres Titulares empossados, prepara-se para presidir o ORTONEWS 2013 - O Encontro MAIS da Ortodontia,  promoção da Sociedade Paulista de Ortodontia, que tão bem preside. 
O evento, cujo lema é Formatado para quem é e quer ser sempre Mais, ocorre entre os dias 29 e 31 de agosto próximo (5ª feira a sábado), no Anhembi. 
Serão 10 cursos sequenciais, de 01 hora e meia cada (com grandes mestres brasileiros, discutindo os temas mais atuais da especialidade) e o curso de imersão (encerramento), das 14 às 18h30min. 
Os Painéis Científicos, cujas inscrições encerram no dia 10.07, premiarão os 03 melhores trabalhos. 
Mais informações detalhadas e inscrições: www.ortonews.com.br. Sucesso total!

 NOTÍCIAS DA SBDE  POSSE EM RECIFE 
 Na noite de 25 deste mês, 5ª feira, haverá posse de vários Titulares em Recife, no auditório da Sociedade dos Cirurgiões Dentistas de Pernambuco-SCDP-ABO/PE, presidida pelo ilustre Dr. ALEXANDRE RIZUTO, todos indicados pelo Prof. Dr. FERNANDO LUIZ TAVARES VIEIRA, empossado em Natal, durante a 1ª Convenção Nacional, conforme reportamos na Edição Especial. 
Estamos na fase de recebimento das Propostas enviadas a mais de dez candidatos, todos de altíssimo nível, numa demonstração da hegemonia da Odontologia pernambucana.   

POSSE EM SÃO PAULO 
No dia 24 de agosto, sábado, às 19 horas, será a vez da cidade de São Paulo receber novos Titulares. 
A sessão solene será no auditório da Sociedade Paulista de Ortodontia, presidida pelo ilustre Titular, Prof. Dr. JAIRO CORRÊA, também empossado em Natal, que, por especial gentileza, informa o endereço de hotel que fica próximo da SPO, onde têm se hospedado participantes de cursos: Pullman São Paulo Ibirapuera Hotel - Rua Joinville 515 - Vila Mariana Reservas: reservas.pullmanibirapuera@accor.com.br / Tel.: 11.5088.4000/Fax: 5088.4100. Na próxima edição daremos mais detalhes. 
Pedimos empenho dos Confrades e Confreiras paulistas (principalmente os da Capital) para comparecer a mais essa, certamente, bela festa! Até lá!

BIBLIOTECA “CREUSE PEREIRA SANTOS”
Recentemente, foram incorporadas ao acervo da nossa Biblioteca as seguintes obras, doadas pelos seus respectivos autores: 
- Pistoia, Quadra 28, do novo Titular PAULO AFONSO CORREIA DE PAIVA-Recife/PE, cujo lançamento aconteceu recentemente em sua cidade. Trata-se de um livro bastante envolvente, contando histórias ocorridas na 2ª Guerra, num clima descontraído e com ótimo ritmo narrativo.
- A um sopro do Infinito, do muito atuante Titular GERALDO MENEZES BARBOSA-Juazeiro do Norte/CE, romance de não-ficção, elaborado a partir de um fato inusitado acontecido na sua clínica odontológica onde atua, ininterruptamente, há mais de 50 anos. Pesquisou por mais de 10 anos sobre uma mulher paranormal com estranhos poderes a ponto de penetrar com o olhar o interior do corpo humano, revelando nítida e precisamente doenças físicas. 
É mesmo empolgante essa obra!; 

- Comentários, também do grande GERALDO, uma coletânea de crônicas diárias escritas no jornal da sua cidade, Diário do Nordeste, (onde colabora, com grande aceitação dos leitores, há mais de 50 anos).                           
São opiniões sobre os mais variados temas, sempre com maestria, leveza e precisão; 

- Anais da Academia Cearense de Odontologia nº 1, Volumes I e II, cuja Comissão Organizadora foi presidida pelo Titular JOAREZ PORTO, que também é o responsável pela edição do Informativo da Academia que recebemos, contendo trabalho do Titular DILSON VASCONCELOS DE MENEZES-Fortaleza/CE - Gotas de História: Relevante contribuição do Prof. Cláudio Ferreira de Mello à Odontologia;   

- Vivência,  obra do Titular PLACIDINO GUERRIERI BRIGAGÃO-Rio de Janeiro/RJ, uma coleção de versos com grande sensibilidade poética; 

- Ânsia de Luz, do mesmo autor, outro belo livro de poesia, mostrando, mais uma vez, o talento do nosso ilustre Confrade, exposto de forma clara e emocionante; 

- Discursos, Conferências e Artigos, também do referido Confrade, prefaciado pelo saudoso Acadêmico, Prof. Geraldo Halfeld. 
Como o próprio título indica, trata-se de uma coletânea dos profícuos trabalhos desenvolvidos por ele nas nobres atividades por todo o nosso País, desde o seu 1º mandato na Presidência da gloriosa Academia Brasileira de Odontologia (1995-2005). Uma belíssima trajetória!; 

- Livre Escrita: Antologia Premiada, do mesmo dinâmico autor, consta de trabalhos premiados por gabaritado júri da All Print Editora, promotora do concurso. 
Nosso ilustre Confrade recebeu a 2ª Menção Honrosa pelo Poema A Janela; 

- Garimpeiros do Verbo: Antologia de Poesia - Volume II, também com a brilhante participação de Mestre PLACIDINO, onde figura com 08 poemas de grande beleza e sensibilidade;

- Ortodontia SPO - Volumes 45 e 46 (02 exemplares, referentes a maio/junho-2013, doados pelo novo Titular, JAIRO CORRÊA, já citado acima, que assina os ótimos Editoriais - contêm Atualização Científica sobre a especialidade.
   
DIA  DO  ESCRITOR  25.07 

Nossa homenagem efusiva a todos que praticam a Literatura (odontológica ou não) sejam cientistas, romancistas, cronistas, contistas, ensaístas, poetas, cordelistas etc., que dão importante contribuição ao desenvolvimento cultural de leitores de todos os tipos e gêneros.  
A ideia surgiu em 1960, quando João Peregrino Júnior, Presidente e Jorge Amado, Vice-Presidente da União Brasileira de Escritores, realizaram o 1º Festival do Escritor Brasileiro. 
Infelizmente, muitos brasileiros, sequer, sabem ler ou compreender o que leem. As causas de pouca leitura são muitas: Falta de hábito, de oportunidade, por questões sócio econômicas etc.. 
Loas aos escritores!



MOMENTOS LITERÁRIOS  DOS  TITULARES E  HONORÁRIOS

Frases sobre escritores: A partir desta edição publicaremos mensalmente nesta  seção, o pensamento de escritores famosos sobre a arte da escrita.  Eis a primeira da série: Quando os escritores morrem se transformam nos seus livros, o que, pensando bem, não deixa de ser uma forma interessante de reencarnação.            (Jorge Luís Borges).


ANTÔNIO  INÁCIO  RIBEIRO, de Curitiba/PR  (*)

VOCÊ DECIDE! - Título do seu livro do qual transcreveremos mensalmente um dos 30 destinos sugeridos. 

03 - FORTALEZA - Na linha do Equador 
Voltada para o turismo internacional, sob o argumento de estar há cerca de seis horas da Europa, dos Estados Unidos e da África, além de ser metade do caminho para os demais Estados brasileiros, a capital do Ceará tem investido forte na captação de turistas. 
De início foi destino preferido dos brasileiros que iam ao Nordeste, com o que experimentou um espetacular desenvolvimento que lhe permitiu sair em busca de um voo mais alto. 
Agora se apresenta como portão aéreo e marítimo da América do Sul, fruto de propostas ousadas no setor e uma infraestrutura receptiva bem montada e treinada para atender públicos exigentes. Afora isso a natureza lhe foi favorável em belezas naturais, por sua costa que os cearenses dizem ser onde o sol nasce e permanece até se por. 
Outro fator forte na conquista de turistas experientes é sua diversidade no tipo de praias, desde as mais agitadas para badalação, até as bem calmas para os que querem literalmente sossego e descanso. 
Assim acontece em Fortaleza, onde é possível encontrar lugares tranquilos e pitorescos ou cheios de gente bonita e jovem, disposta a se divertir o tempo todo. Cada um tem sua praia e todos se respeitam ou são levados a isso por um trabalho bem coordenado. Política de atração parece ser pensada em todos os detalhes. 
Numa mesma praia se podem ver lindos e grandes edifícios ou canoas e jangadas encalhadas na areia. Do moderno ao bucólico, como um chope em lugar cheio de gente bonita ao fim da tarde ou um por de sol num píer construído na Ponte dos Ingleses, que atrai turistas até pelo nome, na romântica Praia de Iracema. 
Do pegar um sol nas areias brancas, às caminhadas à beira mar no entardecer, tudo parece planejado para agradar a todas as preferências, quando na verdade, se trata de uma boa maneira de vender o encanto e a vocação turística da cidade e de seu povo, alegre e hospitaleiro. 
À noite neste mesmo calçadão fartamente arborizado, que foi usado para as caminhadas, agora adequadamente iluminado, como que criando uma vitrine de negócios, nasce um outro atrativo com cara rústica, mas que acerta em cheio no gosto do turista exigente, que busca por coisas diferentes: uma imensa feira de rendas e artesanato, repleta de pessoas que com dez palavras se comunicam com um comprador encantado pela beleza de seus trabalhos ou artes. Para se encantar com Fortaleza, alguns padrões de praias a escolher são clássicos.           Uma é Paraipaba, uma verdadeira paisagem primitiva, em formato de meia lua protegida e com ondas fracas, envolta por dunas amarelas do mais lindo tom, com coqueiros à beira mar e arrecifes para melhor pintar e quebrar a imensidão do oceano. 
Nas denominações, estão também os atrativos, como a Praia da Lagoinha com bicas de água doce ou o Morro do Cascudo, adornado com o porto de jangadas e ilustrado com jangadeiros cuja história daria um livro ou filme na cabeça do turista. 
Para quem gostou da descrição, é a dica para visitar a Lagoa das Almacegas, sua inspiração, uma área de preservação ecológica, acessada pela praia. 
Opção ou variante de beleza e paisagem para as mais lindas poses, a Praia do Mucuripe, com suas jangadas e barcos, pescadores e lagosteiros, repleta de hotéis e charmosos  restaurantes, de onde se pode ver o porto da cidade ou um farol, para compor ambiente e poesia, que dependendo da sensibilidade de quem a vislumbre, pode virar música ou capa de revista internacional, por ser nela que os grandes navios de cruzeiro costumam atracar para que seus exigentes passageiros, possam desfrutar as mais lindas vistas. 
Aos que não estão embarcados alguém irá oferecer passeios de barco pela orla, de sorte que todos ficarão deslumbrados. 
Se quiser ir para uma praia que não existe, vá a Beberibe, distante menos de 100km de Fortaleza. Um lugar exótico mais próprio das mãos de um artista plástico. 
O atrativo é um labirinto de falésias de tons quase avermelhados, que dão a ideia de terem sido esculpidas com algum material aglutinante para a areia, vistas de um lado com águas verdes do mar e de outro com coqueirais e lagoas compondo fundo, mudando todo o panorama, numa virada de olhos. 
O lugar é tão bonito que ao ver lembrará de alguma novela como Tropicaliente e Final Feliz ou filmes como Noviço Rebelde ou Bella Donna, todos com cenas rodadas neste paraíso, sua melhor descrição.  
De volta à cidade ou ao mundo real, como pensarão alguns, outros atrativos contaram com a mão do homem, como o Planetário Rubens de Azevedo, para ver as crateras da Lua ou os satélites de Júpiter, localizado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura que em seus 30.000 metros tem museus, cinemas e anfiteatros, com tudo da cultura cearense. 
Para momentos de interioridade, visite a Catedral Metropolitana, construída em 1.820 e reconstruída em 1.938 com projeto de um francês e elementos neogóticos. 
Aos apaixonados que já leram sobre a Estátua de Iracema, ela não está na praia do mesmo nome, mas na romântica praia do Mucuripe, por ser aí no seu porto, que a virgem dos lábios de mel, do romancista José de Alencar, esperava que seu amado regressasse. 
Inspire-se e pense em voltar outras vezes à Fortaleza, mesmo sem nunca ter ido, porque um dia você irá lá. E se apaixonará. Por Iracema, seu povo e suas belezas.

(*) Professor de Marketing; MBA em Marketing pelo ISAE/FGV, Especialista em Marketing pela PUC/PR, Pós-graduado em Marketing pela ADVB/SP, Administrador pela Universidade Mackenzie/SP,  autor de 32 livros, tendo já publicados mais de 1.350 artigos e colunas, 650 no Brasil e 700 no exterior, ministrador de 420 cursos e palestras. ribeiro@odontex.com.br/www.odontex.com.br  - Sócio Honorário da SBDE.

 



HAROLDO  CAUDURO,  de Porto Alegre/RS

Ex-Professor Titular da Faculdade de Odontologia da UFRGS; Fundador da INODON, da Revista Gaúcha de Odontologia, e do Congresso Odontológico Rio-Grandense; É da Academia Rio-Grandense de Odontologia; Cidadão Emérito de Porto Alegre.  


                               ASSIM  SONHA  O  POETA 

 Enquanto a alma vibra nesta dança única da poesia com os seus véus reluzentes ao vento levam as borboletas a iluminar o rosto de quem passa. 
Os poemas febrilmente cintilam como o fogo dentro da alma semelhante à luz que brilha na lâmpada aquecendo em volta e nem se apaga, pois esta iluminando a escuridão e as almas estranhas, mas não conhece seu próprio fulgor. 
Os versos com suas paixões ardem nas entranhas dentro do peito, sentindo os grilhões da alma se romperem, que solitárias formam uma paixão vendo a ilusão de um sonho acontecer.  
Coisas findas quando lindas fica marcadas pela eterna saudade que transpassa o coração. Assim o poeta com sua alma liberta, a cada brilho o amor desperta e ao dom da palavra tece a esperança que viveria somente por viver...   
Palavras tristes, raivosas, sofridas quando ditas sem pensar, perdidas nas  campinas floridas em soluços contidos parecem adormecidas brilhando ao longe,  imponentes germinando  sementes que bailam  feito lágrimas ardentes com toque de carinho inocente na imensa vontade de poder vê-las no céu. 
Como uma estrela que brada espargindo emoções para não serem jamais esquecidas retratam as emoções sentidas.  
Como fogo o poema arde dentro do peito solitário em busca de outro sol, que venha trazer mais lenha para formar um braseiro onde o sonho transmuta anseios existentes numa alma solitária. 
Este vento que sopra sorrateiro murmura e chora em desespero a falta de um poema afagando carinhos, quando se ouve uma voz a sussurrar e desalinhar os cabelos em simbiose mental e etérea se faz presente. 
Os segredos da alma são traduzidos pelas lágrimas que embargam a voz, vento sopra e cai a chuva que corre para o mar. 
Isto é uma dádiva ao poeta, pois representa almas portadoras de cicatrizes produzidas pelas tragédias enfrentadas no dia a dia da vida.  
Suplica com seus versos e poemas, que planta nos caminhos que adormecem para o mundo onde só deixam ensinamentos que por aqui semeiam, mesmo que sejam migalhas de amor.  
Na vida os poemas flutuam em ondas as quais nunca aparecem insone nas madrugadas quando ouvidas lacrimosas com perfume de amor, pois a felicidade só será encontrada no profundo deleite do espírito, na intimidade amorosa e numa oração sem palavras.  
Os desejos angelicais que acompanham os poemas deixam sorver o esplendor da paz que ora vem como uma brisa ou no soprar de um vento forte e assustador. Somos apenas nuvens que passam no horizonte do adeus. 
Vislumbrar no descerrar da janela poemas musicados e a lua brincando com as estrelas matizando o firmamento bordando pigmentos de luz é iluminar os canteiros do jardim que adornam a vida.


IVAN HAIDAMUS SODRÉ MARQUES, de São Paulo/SP (*)



                             INFECÇÕES OCULARES DE ORIGEM DENTÁRIA

Moléstias oftalmológicas de origem dentária já vêm sendo observadas há muitos anos. Era comum serem encontradas gravuras de Santa Luiza, protetora dos olhos, junto com sua amiga Santa Apolônia, protetora dos que sofriam dos dentes. Ambroise Parré (1510/1590), escreveu um trabalho criando o termo o dente do olho que era o canino superior, admitindo que toda lesão do canino superior provocaria afecções oculares.  

Distúrbios Reflexos - Oriundos das terminações nervosas dos ramos do trigêmeo, assim, uma excitação em nível do 5º par do trigêmeo poderia refletir o nervo oftálmico, 3º ramo do trigêmeo. 
Nestes casos, incluímos as degenerações pulpares, as compressões mecânicas, como é o caso de um dente incluso. 
Portanto, o simples tratamento endodôntico bem sucedido ou a remoção do citado dente incluso evitaria a lesão ocular. 

Tipos de distúrbios oculares provocados por irritações dentárias:   
1 – Muitos pacientes se queixam de dores no globo ocular provocada por irritação de origem dentária; 
2 – Casos de Herpes-Zoster oftálmico oriundos também dos filetes terminais do 5º par, alcançando o gânglio de Gasser e daí o 1º ramo; 
3 – Contaminação óssea proveniente de osteomielite do maxilar, atingindo os ossos da órbita; 4 – Sinusite maxilar, com supuração grave no antro e alcançando a órbita; 5 – Contaminação pela rede linfática, muito rica nas gengivas, alcançando as terminações do 3º par. 

Contaminação por via Metastática -  É a mais comum, geralmente ocasionada por infecções dentárias, provocando uma hipersensibilidade em nível ocular pelas bactérias do processo inflamatório de origem dentária. Estão aí incluídas as conjuntivites, uveítes, neurites ópticas, entre outras. 
Processos neoplásticos primitivos podem invadir secundariamente a órbita através do antro, tais como tumores de origem epitelial: Adamantinomas, cistos dentígeros e odontomas.

(*) Coordenador dos cursos de Extensão Universitária das Faculdades Oswaldo Cruz/SP; Professor convidado da Prefeitura de São Paulo para treinamento e capacitação dos Cirurgiões Dentistas da rede pública.

JOSÉ  GUIDO  DOS  SANTOS  VALENTE,  de  Maceió/AL
Membro Emérito da Academia Alagoana de Odontologia.

                                                          FILATELIA 
Continuamos com o nosso artigo sobre como iniciar uma coleção de  selos.  Geralmente, o Filatelista iniciante tende a juntar todos os tipos de selos, misturando os temas e países. 
A beleza dos selos é fascinante! Mas colecionar tudo é impossível... Podemos colecionar selos novos e usados. 
O número de selos lançados é muito grande, e dificilmente teremos todos. Daí, optarmos por diversos tipos de coleções. 
Na Filatelia Temática usamos selos nacionais ou de outros países, colecionados por um motivo a seu critério. Geralmente, os selos são comemorativos e  muito bonitos. 
Alguns temas muito procurados são: esportes, animais, personalidades, flores, transportes etc.. Ainda dentro da Filatelia Temática, uma subdivisão com a Filatelia por Assunto. 
Exemplos: No tema esportes, podem ser colecionados separadamente futebol, estádios, olimpíadas etc..;  em transportes, trens, carros, aviões etc.. Podem ser usados também os selos regulares ou ordinários, que não são comemorativos. Fica sempre a critério do colecionador, que com o tempo adquirirá maior experiência. Já na Filatelia Tradicional, você pode escolher um país e colecionar todos os selos lançados, independente do tema. 
Quando os Correios lançam um selo emitem também um envelope comemorativo do 1º dia, o Edital e o carimbo com a data do lançamento. Podem ser lançados também blocos, folhinhas, bilhetes postais e máximos postais. Todo este material pode ser colecionado. Os máximos postais deram origem à Maximafilia. São cartões postais com o selo colado na frente do postal e carimbado. Deve haver combinação entre o tema do postal, do selo e do carimbo. Os MPs podem ser emitidos pelo Correio e feitos também pelo colecionador, obedecendo às normas da FIP (Federação Internacional de Filatelia). 
Há também outros tipos de coleções, usando-se os selos aéreos (Aerofilatelia), os selos fiscais, os inteiros postais, os selos antigos (Filatelia oficial) e História Postal. Podem ser colecionadas quadras (quatro selos iguais), com carimbo e sem carimbo. 
Os selos podem ser adquiridos nas Agências Filatélicas dos Correios e nas Lojas especializadas, onde também são encontrados os materiais necessários, álbuns, classificadores, pinças etc..  Uma boa ideia é recorrer às lojas filatélicas na Internet. 
Os colecionadores que quiserem expor suas coleções deverão manter contato com a FEBRAF, Federação Brasileira de Filatelia e com os Clubes Filatélicos. 
Para mais informações utilize a Internet.
 




JOSÉ ROBERTO DE MELO, de Recife/PE 
Presidente de Honra da SBDE



                                                   VELHICE CHEGANDO... 
Agora em março venceu a validade da minha carteira de motorista. Tirada fazia mais de 60 anos. 
Durante todo este período não atropelei nem matei. Por via das dúvidas, antes do exame no DETRAN, procurei um oculista do plano de saúde que me tranquilizou, dizendo que minha vista dava para passar em qualquer exame.   
Não precisava nem trocar os óculos que já tinha usado da última vez examinado para mudar a carteira. 
Não deu muito tempo para ficar alegre, pois ao sair do médico, resolvi dar uma volta no Plaza onde estava e caí da escada rolante
Uma queda dessas que autor de novela usa para matar personagem. 
Num instante vi o andar do centro de compras se enchendo de gente, querendo ver o desgraçado deitado no chão e saber se ainda estava vivo.  
Num piscar de olhos apareceram os bombeiros para me socorrer, afastando o povo. Fui por eles tratado muito bem, me colocaram um colar e deitaram amarrado em uma padiola. 
Recomendavam a todo instante que eu não me mexesse. 
Logo mais eu estava sendo transportado para um hospital. Todo arranhado, sangrando em vários lugares e com uma dor terrível no quadril esquerdo. 
A escolha do hospital foi de Ana Maria, minha mulher, que me acompanhava e assistiu a tudo. Foi para o Memorial São José que fui levado. Uma escolha infeliz. 
Atendido por uma médica que parecia ter nojo do paciente, passei depois 03 horas deitado em uma maca dura, esperando para fazer uma tomografia. Isso, apesar das reclamações de minha mulher e do meu filho Roberto que, avisado, tinha ocorrido ao hospital. 
Eles alegavam que o paciente tinha chegado de ambulância, tinha 85 anos era diabético. Nada adiantava.  Somente depois soube que tinha fraturado a clavícula direita que até hoje permanece fora do local primitivo. 
A dor no quadril, diagnosticada como uma tendinite, me deixou sofrendo um mês. 
Quando terminou o remédio controlado, tentei procurar a médica, mas, me informaram que nem o telefone dela era permitido fornecer. 
Tive que recorrer a outro profissional. Um mês depois, o quadril deixou de doer e resolvi fazer o exame para revalidação da carteira de motorista. Fui mandado para uma médica que, de início, expulsou da sala Ana Maria que me acompanhava. Fez um exame rigoroso. Obrigando, entre outras coisas, a exigir que eu, de pé, manobrasse pedais hipotéticos. Até um dinamômetro, aparelho que mede a força muscular, apareceu. 
Aos poucos eu sentia que estava caminhando inexoravelmente para a reprovação, não antes que Ana Maria fosse convocada para assistir. 
Logo o veredito foi anunciado e que eu traduziria assim: Meu olho direito não valia mais nada e eu era um  velho com prazo fora da garantia. 
Se desgostasse da decisão dela recorresse e ia ver que não adiantava. Foi aí que se identificou: Era minha ex-aluna de Histologia e Embriologia na Faculdade de Ciências Médicas (Instituto de Ciências Biológicas) onde eu  fui um professor exigente que tinha feito ela estudar para conseguir passar. 
Eu posso estar enganado, mas me sentia vítima da minha atividade no passado.  
Sempre achei que ajudava a formar médico e dentista para servir à Sociedade, e não para enfeitar com diploma um indivíduo. 
Sempre recebi carinho de ex-alunos onde os encontrava. 
Sempre eles se identificam no primeiro contato e que, não raro, se prolongam com um abraço agradecido e sincero. Encontrava agora uma antiga estudante que se vingava.  
E que não se conformava não ter alcançado o sonho de riqueza tido, e vivia escrevendo laudos por preço vil, de motoristas suados, para se sustentar. 
Mas tinha chegada a hora de mostrar a um velho professor que tinha poder, lhe caçando o direito de dirigir. Todavia, vendo por outro ângulo, eu devia estar diante de uma profissional honesta, ciosa dos seus deveres. 
Eu é que precisava reconhecer que como dizia o sambista, velhice chegando e eu chegando ao fim...
(*) De seu apreciado blog: http://melo28.blog.uol.com.br  Postado em 28.05.13.


LENILSON  SILVA  DE  CARVALHO, de Natal/RN

Ex-Presidente do CRO/RN; Ex-Professor Titular de Cirurgia Bucomaxilofacial da UFRN. 
Eis alguns tópicos do seu ótimo livro PENSAMENTOS, PROVÉRBIOS E AFORISMOS e seus respectivos temas, acervo da nossa Biblioteca Creuse Pereira Santos:   
JORNADA -  Uma jornada de 1.000km começa pelo 1º passo. {LaoTsu};  
JORNALISMO - Imprensa é oposição; o resto é armazém de secos e molhados. {Millôr Fernandes};  
JOVIALIDADE - Ser jovem é ter a capacidade do perdão e andar com os olhos cheios de capim cheiroso. É ter tédios passageiros; é amar a vida;é ter uma palavra de compreensão. {Arthur da Távola}; 
JÚBILO  - A alegria só pode brotar entre pessoas que se sentem iguais. {Honoré de Balzac};  
JULGAMENTO - Acredito que todo direito implica uma responsabilidade; cada oportunidade, uma obrigação; cada posse, um dever. {John D. Rockefeller}; 
JULGAR - O futuro pertence aos que acreditam na beleza de seus sonhos. {Eleanor Roosevelt}; 
JUSTIÇA - Num mundo injusto, aquele que clama por justiça é considerado louco. {Felipe C. Galego}; 
A Justiça é a vontade firme e constante de respeitar todos os direitos e todos os deveres. {Marculino Camargo}; 
Quando a lei e a justiça entram em conflito, o Juiz deve ficar com a Justiça.   {Eduardo Conture}. 
                                                  Até para o mês!        
          
PAULO JOSÉ MORAES DA SILVA, de Maceió/AL   (*)

                             CHEIRA-COLA: UMA TRISTE REALIDADE 

A palavra solvente significa substância capaz de dissolver coisas e inalante é toda substância que pode ser inalada, isto é, introduzida no organismo através da aspiração pelo nariz ou boca. 
Via de regra, todo o solvente é uma substância altamente volátil, isto é, se evapora muito facilmente sendo daí que pode ser facilmente inalada. 
Outra característica dos solventes ou inalantes é que muitos deles (mas não todos) são inflamáveis, isto é, pegam fogo facilmente. 
Um número enorme de produtos comerciais, como esmaltes, colas, tintas, thinners, propelentes, gasolina, removedores, vernizes etc., contém estes solventes. 
Eles podem ser aspirados tanto involuntariamente (por exemplo, trabalhadores de indústrias de sapatos ou de oficinas de pintura, o dia inteiro expostos ao ar contaminado por estas substâncias) ou voluntariamente (por exemplo, a criança de rua que cheira cola de sapateiro; o menino que cheira em casa acetona ou esmalte, ou o estudante que cheira o corretivo Carbex, etc). 
O uso de drogas, principalmente entre adolescentes, é um problema que ao meu ver preocupa muitos setores da sociedade, no entanto o comprometimento ultrapassa os limites da tolerabilidade, observamos que diversos esforços são realizados em detrimento a esse mal que aflige nossa população mas não passa de medidas que no momento perde terreno para o crescimento assustador de novos viciados, então  prevenir é melhor que remediar em todas as patologias existentes, no entanto se torna necessário que uma ação multidisciplinar chegue aos órgãos de comunicação, escrita, falada e televisionada porque, em se chegando nos grotões e grutas (que se deve coibir por parte da prefeitura), novas invasões, proporcione palestras ilustrativas de forma lúdica para que essas sejam disseminadas e absorvidas, alertando-os para as consequências que essa drogas podem provocar na sua saúde. 
Dentre as principais drogas utilizadas, os solventes orgânicos chamam a atenção pela precocidade da procura pela droga por seus usuários, a maioria dessas substâncias se inicia pelo final da infância e começo da adolescência tendo já relato de casos de criança com menos de 05 anos. 
Seu vasto uso pode ser explicado pelo quadro de euforia que provoca e pelo acesso fácil e custo barato, hoje já mais controlado pelas autoridades mas não de forma efetiva porque a realidade nas ruas é bem visível aos  nossos olhos!          
Os efeitos de sua inalação são rápidos começando em torno de 15 minutos e desaparecendo aos 45 minutos levando o usuário a usá-la fazendo com que a mesma possa ficar mais tempo provocando o sintoma de euforia favorecendo consequentemente a ocorrência do vício. 
As substâncias existentes na cola de sapateiro usada com mais frequência são extremidades neurotóxicas comprometendo dos neurônios, além disso , o uso crônico, severo e de longa data pode comprometer funções importantes existentes no cerebelo causando tremores durante a execução de movimentos como também a perda de capacidade de coordenar movimentos importantes de diferentes partes do corpo. 
Na verdade o que presenciamos são verdadeiros “zumbis” vagando pelos sinais de nossa cidade principalmente no centro da cidade e o que mais nos intriga é o fato dessa maior concentração ser na frente do Quartel Geral da Polícia Militar e adjacências do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas, sede da Maçonaria etc.. 
À noite, vemos alguns deitados, enrolados, ou mesmo fazendo uso da droga, um verdadeiro batalhão de doentes até mentais pelo uso de outras drogas associadas. 
Pelo seu aspecto vemos pessoas mal nutridas, de vestes em estado deplorável, dotados de uma magreza, muitos até com doenças infectocontagiosas como a tuberculose, sífilis, AIDS, hepatite e tantas outras patologias. 
Aí a grande pergunta: Onde está o poder público; a Igreja, com suas diversas denominações; os espíritas, não queremos elas não somente cheias, mas com soluções práticas em detrimento dos mais necessitados, queremos um mundo mais humano e mais cheio de gentilezas, um gesto tão raro  nos dias de hoje. 
A dependência naqueles que abusam cronicamente de solventes é comum, sendo os componentes psíquicos da dependência os mais evidentes, tais como: desejo de usar, perda de outros interesses que não seja o de usar solvente. 
A síndrome de abstinência, embora de pouca intensidade, está presente na interrupção abrupta do uso dessas drogas, aparecendo ansiedade, agitação, tremores, câimbras nas pernas e insônia. 
Finalmente, sabe-se que a aspiração repetida, crônica, dos solventes pode levar à destruição de neurônios (as células cerebrais), causando lesões irreversíveis do cérebro. 
Além disso, pessoas que usam solventes cronicamente se apresentam apáticas, têm dificuldade de concentração e déficit de memória. 
Esperamos por parte das autoridades constituídas uma maior preocupação no enfrentamento dessa tragédia que acomete a nossa sociedade, esta mesma em que vivemos, esta mesma que nossos filhos e netos convivem; precisamos de ações conjuntas nas escolas, maior vigilância dentro das mesmas, palestras de ação preventiva,  oferta de locais para internatos tipo hospital-fazenda com equipes multidisciplinares, e evitar a concentração de usuários nos alpendres das lojas comerciais evitando assim  recolhimento de corpos já inertes dos usuários crônicos afetados pela desnutrição, déficit motor, desidratados e desmemoriados. 
Com a palavra todos os envolvidos com a infância e adolescência do nosso Estado.
(*) Professor de Cirurgia da UFAL. Presidente em exercício da Academia Alagoana de Odontologia. 
                                                                       

                                        L U S O F O N I A                                                   



Conjunto de identidades culturais existentes em países, regiões, Estados ou cidades falantes da língua portuguesa como: Angola, Brasil,  Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, além de diversas pessoas de comunidades em todo o mundo.               Em defesa da nossa riquíssima Língua, falemos e escrevamos certo (*)   
                                         
                                     ESTRANGEIRISMOS  (*)

Coloquei mais um link no meu site.  O que acha desta frase? Possivelmente você dirá que está tudo certo com ela, tal é a sua familiaridade com essa enxurrada de palavras estrangeiras que pipocam nos textos da nossa imprensa, especializada ou não. 
Mas vamos aos fatos: 
Em 1º lugar, a grafia das palavras no Brasil é regulamentada por lei (Decreto-Lei n.º 2623, de 21.10.55), simplificada pela Lei n.º 5765, de 18.12.71. Dessa forma, o respeito à norma ortográfica oficial é respeito à lei. 
Em 2º lugar, essa mesma norma disciplina a escrita de nomes estrangeiros - os estrangeirismos ou barbarismos - que, se não forem aportuguesados, ou seja, se não se adequarem à nossa ortografia, devem ser escritos entre aspas ou então sublinhados. Devem, enfim, ser postos em destaque de alguma forma (tipos itálicos, por exemplo). 
Excetuam-se os já consagrados, como box, watt, show, shopping, etc. (aqui em destaque apenas para melhor visualização). 
A propósito, box, com significado de "compartimento", permaneceu na grafia original, mas empregada no sentido de "luta com punhos" foi aportuguesada para "boxe" e tem ainda sinônimo vernáculo: pugilismo
Assim, o correto é escrever-se "link", software ou upgrade. O ideal seria que os meios de comunicação - TV, rádio, revistas, jornais e agora a Internet - adotassem postura de defesa da nossa cultura, aí incluída a Língua Portuguesa. 
Para isso, procurariam traduzir para o português, quando possível, os nomes estrangeiros que através deles ingressassem em nosso meio. 
Caso não fosse possível, que pelo menos adaptem à nossa ortografia essa torrente de palavras estrangeiras, especialmente inglesas/americanas. 
Não se entende, a não ser em razão de mentalidade colonizada, que a maioria dos estrangeirismos não possa ser traduzida. 
Para ficar apenas no contexto da Internet: link não poderia ser "ligação" ou mesmo "porta"? Home page não poderia ser traduzida por "página principal" ou "página de abertura"? Browser, não poderia ser "navegador" ou "programa de navegação"? Em vez de download, bem que poderíamos utilizar "baixamento", "descarregamento" ou "descarga". 
Se alguém objetar que "baixamento" não está no dicionário, pois que se crie essa palavra e se a coloque nele!  
Banner não poderia ser "faixa" ou "faixinha"? E o que dizer de hit, no contexto da rede? Poderia perfeitamente ser traduzida por "visita" ou "acesso". 
Lembremo-nos de que file, desde o início da expansão da Informática no Brasil, foi apropriadamente traduzida por "arquivo". 
Em vez de mandar "e-mail" (abreviação de electronic mail = correio eletrônico), eu bem que poderia mandar uma mensagem ou até, abreviadamente, "msg.", já que é para encurtar... Este trecho, de 03 linhas, foi retirado de uma revista especializada em Internet: "Às vezes, trocam-se links simplesmente, em vez de banners. 
Por exemplo: você tem um site...". Total desrespeito à norma ortográfica. 
Que pelo menos se aportuguesem tais palavras. Assim, vocábulos como link viram "linque"; site vira "saite"; browser, "bráuser" e assim por diante. Já não aportuguesamos diskette? E "leiaute", já não foi layout?  
Quem resiste a isso, deveria continuar a escrever football, goal, penalty, bouquet e carnet, por exemplo. 
Não se trata de xenofobia (aversão a tudo que é estrangeiro). 
Trata-se apenas de defender nossa cultura e, consequentemente, nossa Língua dessa invasão desenfreada, que aqui despeja centenas de palavras sem a menor cerimônia, como se o Brasil fosse a "casa-da-mãe-joana". (Na opinião de quem assim procede e com isso concorda, é.) 
Vamos receber esses empréstimos linguísticos quando necessário, quando vierem suprir lacunas do idioma e, mesmo assim, adaptando-os à nossa ortografia. 
Caso contrário, que fiquemos com as palavras da nossa Língua, a qual muito mais autenticamente expressa a cultura brasileira. 
O Brasil proclamou sua independência política em 1822, mas, na mentalidade de muita gente, ainda somos colônia...  

COMENTÁRIO INEVITÁVEL: O Professor Paulo Hernandes, mais uma vez, foi muito feliz nas suas colocações! 
Realmente, algo precisa ser feito para, pelo menos, diminuir essa “invasão” cotidiana de termos, expressões e até mesmo saudações totalmente estranhas à nossa cultura. 
Sabemos que será muito difícil conseguirmos esse intento, mas... não custa tentar... depende de cada um de nós, ESCRITORES, principalmente! 
Na linguagem coloquial, tal é a maneira como o povo brasileiro assimilou essas excrescências, é bem mais complicado, mas, na escrita, não! Enfim, façamos a nossa parte, se assim concordarmos!                     
(*) www.paulohernandes.pro.br.
 






C O M E M O R A Ç Õ E S  

Titulares que aniversariam em julho: 
Nossas efusivas congratulações a todos eles:

Dia 08.07 - NINA ROSA ULYSSES DE CARVALHO;

Dia 10 - JOAREZ PORTO;

Dia 19 - LENILSON SILVA DE CARVALHO;

Dia 20 - PAULO AFONSO CORREIA DE PAIVA;

Dia 21 - FERNANDO LUIZ TAVARES VIEIRA;

Dia 22 - CARLOS AUGUSTO MARQUES GURGEL;

Dia 25 - MARY CAMARDELLI;

Dia 25 - PLACIDINO GUERRIERI BRIGAGÃO;

Dia 26 - HUGO VIEIRA DE MELO  DEGANI;

Dia 26 - JORGE SEARA POLIDORO;

26 - HAROLDO CAUDURO.

                                         H O M E N A G E N S                                            

Aqui são lembrados talentosos artistas e literatos brasileiros, já falecidos, que nos brindaram com suas inesquecíveis obras:              
16.07.1830 nasceu em Campinas/SP, Antônio CARLOS GOMES, o mais importante compositor de ópera brasileiro; com estilo romântico, obteve carreira de destaque na Europa, sendo o 1º compositor brasileiro que teve suas obras apresentadas no Teatro alla Scala de Milão. 
Ainda muito criança perdeu a mãe tragicamente. O pai, que vivia em grandes dificuldades, com diversos filhos para sustentar, formou uma banda musical, onde Carlos desde cedo revelou seus pendores musicais, alternando com o trabalho numa alfaiataria. 
Aos 15, compôs valsas, quadrilhas, polcas e, aos 18, a Missa de São Sebastião, dedicada ao pai; lecionava piano e canto, dedicando-se, sempre ao estudo das óperas, preferindo Giuseppe Verdi. Aos 27, compôs a modinha Suspiro d'Alma com versos do poeta português Almeida Garrett
Em São Paulo, realizou vários concertos e compôs o Hino Acadêmico, ainda hoje cantado pela mocidade da Faculdade de Direito
Sua 1ª ópera de sucesso foi A Noite do Castelo, baseada na obra de Antônio Feliciano de Castilho
Na ocasião, o compositor foi levado para casa em triunfo por uma entusiástica multidão; o Imperador agraciou-o com a Imperial Ordem da Rosa. Pensando na sua amada Ambrosina, escreveu Quem sabe? sobre poesia de Bittencourt Sampaio, cujos versos Tão longe, de mim distante... são cantados até hoje. É autor também das óperas: Colombo, Condor, Fosca, O Guarani, Joanna de Flandres, Maria Tudor, Salvador Rosa, O Escravo, Minha Campinas. 
Foi escolhido pelo Conservatório de Música para ir à Europa, a expensa da Empresa de Ópera Lírica Nacional; passou por Paris, mas foi estudar em Milão, onde recebeu o diploma de mestre e compositor com grandes elogios de todos os críticos e professores. 
Seu grande sonho era voltar ao Brasil e ser nomeado diretor do Conservatório de Música, o que aconteceu em Belém, onde faleceu no dia 16.09.1896, com grande acompanhamento popular; seu corpo foi transladado para sua terra natal.  

18.07.1915: Nasceu JAIR (Pedrinha de Carvalho) AMORIM, em Santa Leopoldina/ES e faleceu em São José dos Campos (15.10.1993). 
Foi jornalista, locutor e compositor; em parceria com José Mª de Abreu compôs: Alguém como tu, Um cantinho e você, dentre outras. 
Com Evaldo Gouveia compôs Tudo de mim, Que queres tu de mim, Sentimental demais e O Trovador, Brigas, Alguém me disse e outros sucessos. 

22.07.1910 – Nasceu HAROLDO LOBO numa família de músicos: o pai tocava flauta e violão, seu irmão era compositor e baterista. 
É considerado, ao lado de Braguinha e Lamartine Babo, um dos mais expressivos autores do repertório carnavalesco. 
Eis algumas obras: Tristeza, (com Niltinho); Índio quer apito (com Milton de Oliveira); Alá-lá-ô (com Nássara); Pra seu governo (com Milton de Oliveira); Emília (com Wilson Batista) e muitos outros sucessos. 

24.07.1899: Nasceu “ÍNDIO” (CÂNDIDO DAS NEVES), no Rio, onde faleceu (04/11/1934). 
Começou a se interessar pelo violão desde os 05 anos de idade; em 1922, gravou, cantando, Saudades do sertão e o fox-trot Quadra de amor, mas sua 1ª gravação de sucesso foi o tango Noite Cheia de Estrelas, gravado por Vicente Celestino. 
Suas letras, sempre muito extensas, cantavam a natureza duma forma romântica, muito apreciadas pelo público. 
Sempre fiel à modinha popular, compôs também valsas, serestas e tangos, algumas em parcerias famosas (Pixinguinha: Fonte abandonada, Foi muamba, Página de dor e tantas outras.  

30.07.1906: Nasceu em Alegrete/RS, MÁRIO (de Miranda) QUINTANA, falecido em Porto Alegre (05.05.1994), era o Poeta das coisas simples
Com 20 anos de idade, teve seu conto, A 7ª Personagem, premiado em concurso do jornal Diário de Notícias, de Porto Alegre. 
Em 1934 houve a publicação de uma tradução de sua autoria: Palavras e Sangue, de Giovanni Papini, dando início à tradução de obras de diversos escritores estrangeiros: Lin Yutang, Proust, Voltaire, Virginia Woolf, Maupassant etc.. 1º livro: Espelho Mágico; 1ª edição de seu livro A Rua dos Cataventos teve ótima repercussão e seus sonetos passaram a figurar em livros escolares e antologias. 
Seu famoso Poeminha do Contra

Todos esses que aí estão
Atravancando meu caminho, 
Eles passarão... 
Eu passarinho!  (do livro Prosa e Verso) ainda faz grande sucesso. 
Eis alguns dos seus pensamentos (aforismos) mais famosos:  
O que me impressiona, à vista de um macaco, não é que ele tenha sido nosso passado; é este pressentimento de que ele venha a ser nosso futuro.; 
Se eu amo o meu semelhante? Sim. Mas onde encontrar o meu semelhante?;  
O pior dos problemas da gente é que ninguém tem nada com isso.; 
A morte é a libertação total: a morte é quando a gente pode, afinal, estar deitado de sapatos.

Fontes:  www.releituras.com  pt.wikipedia.org. / www.academia.org.br.

PALMAS,  POIS  ELES  BEM  MERECEM!!!
  




TROVAS PELO BRASIL AFORA   
Trova inicialmente era qualquer poema ou canção, chamando-se trovador aquele que declamava. Depois, trova passou a ser a forma fixa que hoje é empregada, isto é, o poema autônomo de quatro versos em redondilha maior. (Wikipedia). Como nos belos exemplos a seguir:

Meu coração puro insiste
nas razões da ingênua crença
de que a justiça ainda existe
e que o crime não compensa.
MESSIAS DA ROCHA - Juiz de Fora/MG

O idealismo se turva
se o povo de uma Nação
vê que a justiça se curva
entre o poder e a ambição!
THEREZINHA DIEGUEZ BRISOLLA - São Paulo/SP
Quem compreende que a graça
de Deus é mais que um farol,
a cada dia que passa,
recebe a graça do sol.
LUIZ POETA/RJ

Zarpei ao romper do dia
no meu barco a velejar
para “pescar” a poesia
que a Lua escondeu no mar
JOSÉ LUCAS DE BARROS-Natal/RN

A noite se chega mansa...
- Vem disfarçada de Lua,
... e sorri para a criança
que ainda em mim se insinua.
MÁRIO ZAMATARO/PR

                                                R E F L E X Ã O                                       
  
                                               DICAS PARA BEM VIVER

Se você está deprimido, está vivendo no passado; se  você está ansioso, está vivendo no futuro; se está vivendo em paz, está vivendo no momento presente.  
A alma do homem é como a água; vem o céu e sobe para o céu, para depois voltar à Terra, num eterno ir e vir. 
Não espere uma crise para saber o que é importante em sua vida. 
Não pense mal dos que procedem mal; pense, apenas, que estão equivocados.    (Autor desconhecido)



                                VAMOS RIR UM POUCO?                                             

                                            SINAL DOS TEMPOS

1 - Um sujeito estava andando pelo bairro quando, do nada, aparece um ladrão e disse:  
-  Give me the iPhone.   
- "Por que está me assaltando em inglês?"   
-  Ah, tô treinando pra Copa, meu!     

2 - Um índio foi ao cartório e o funcionário perguntou: 
- Em que posso ajudá-lo, senhor?  
- Índio quer mudar de nome...  
- Mas, senhor, os nomes indígenas são parte de suas raízes culturais. Tem certeza de que deseja mudá-lo?  
- Sim! Índio ter certeza. Índio não vê mais sentido em ter esse nome… 
- Bom, sendo assim… Qual é o seu nome atual?  
- Grande Nuvem Azul Que Leva Mensagem Para Outro Lado Da Montanha e Do Mundo. 
- E como o senhor deseja se chamar?...   
- E-mail!   

                                    3 - ESSE JOÃOZINHO!!....  
 Chegando à sala de aula, o professor perguntou ao Joãozinho: 
- Se você achasse um saco na rua e dentro dele tivesse sabedoria e dinheiro, o que você pegaria? 
- Ah, pegaria o dinheiro!               
 O professor encheu o peito e falou com ar pomposo:
- Pois eu pegaria a sabedoria! 
Joãozinho respondeu:  
- Pois é, professor, cada um pega aquilo que lhe falta mais!! 

4 - Irritado, ao corrigir a prova de Joãozinho, o professor escreveu em letras garrafais:  IDIOTA!.   
Joãozinho, ao receber a prova, aguardou alguns segundos, foi até a mesa do professor e disse: 
- Professor, o senhor assinou a minha prova, mas esqueceu de dar a nota! 

                 (Colaborações do Confrade PAULO JOSÉ MORAES DA SILVA).




      ROTEIRO PARA PROMOÇÃO DE ATIVIDADE CULTURAL 
                                SARAU LÍTERO MUSICAL 
HISTÓRICO: Em 2004, o então Presidente do Conselho Regional de Odontologia do RN - CRO, Dr. Ricardo Sá, idealizou o Programa “Quarta Cultural”, e fez o convite para a SBDE coordená-lo, sendo imediatamente aceito.   
A parceria foi ampliada com o convite à Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN (SPVA/RN) e, desde então, é realizado no aconchegante auditório (60 lugares) do CRO o SARAU LÍTERO MUSICAL com bastante sucesso.    
SARAUTERAPIA: Depois de algum tempo, observamos que o evento ultrapassou a sua mera finalidade de especial entretenimento, pois os participantes davam depoimentos, publicamente, sobre os benefícios recebidos: 
- Casos de inibição explícita foram sanados; 
- Não havia, até então, espaços adequados para apresentação de suas obras - com o Sarau, ficaram muito mais incentivados, gerando um aumento substancial de seus trabalhos poéticos; 
-   Um caso de gagueira foi resolvido; 
- Pessoas que estavam à beira da depressão e melancolia encontraram motivação para superar essas situações - enfim, foram tantos casos que este espaço seria insuficiente para descrevê-los. 
A partir dessa constatação, foi adotada a denominação de Sarauterapia, onde as pessoas declamam (versos autorais ou não), cantam, dançam, tocam instrumentos, praticam o humanismo -  o valor do ingresso: Um abraço!   
METODOLOGIA: Data-hora - 1ª e 3ª quarta-feira do mês, das 18 às 21horas;   
Convite: Enviamos mensagem eletrônica aos Poetas/Poetisas e telefonema para quem não usa internet, lembrando a realização do Sarau;  
Inscrição/Chamada: Chegando ao recinto a pessoa diz o seu nome, que é colocado numa listagem controlada pelo apresentador, no caso, um componente da SPVA/RN, e ela será chamada pela ordem de chegada, em várias rodadas; 
Sorteios/Venda de livros: Quase sempre é realizado sorteio de livros ou são oferecidos para compra, apresentados pelo próprio autor e expostos durante todo o evento.  
Comemorações: Carnaval, festas juninas e outras datas marcantes são devidamente curtidas, decorando-se o local, alguns vestem roupas típicas etc.. 
Transmissão ao vivo: Durante algum tempo o Sarauterapia foi transmitido pela internet em tempo real; depois, por dificuldades técnicas, acabou essa prática.  
Sugestão: Diante do exposto, cremos ser perfeitamente viável que as instituições odontológicas promovam evento semelhante em seus respectivos Estados. 
Dá trabalho, sem dúvida, mas compensará bastante, temos certeza! 
Podemos dar mais detalhes, bastando que os interessados entrem em contato conosco: sbde2000@gmail.com



M E N S A G E M   DA  P R E S I D Ê N C I A



Queridos Confrades e queridas Confreiras, bons dias sempre, com saúde e paz!!!
Estamos numa fase de efervescência SBDEana, pois as recentes posses realizadas em Natal/RN e as que estão planejadas para Recife/Julho e São Paulo/Agosto, prenunciam grande desenvolvimento da nossa Instituição! 
Na verdade, os Titulares que ora adentram o nosso fraterno convívio, além do riquíssimo currículo, propõem-se a trabalhar continuamente para tornar-nos mais visíveis e respeitados em relação às comunidades onde vivem. 
Esta é uma nobre e necessária meta, pois, pretendemos praticar o humanismo, a fraternidade, o desenvolvimento literário e científico, enfim, tudo o mais que caracteriza uma Instituição voltada para a prática do bem, na mais ampla acepção da palavra. 
Obrigado a todos que comungam com este princípio e o praticam cotidianamente!  

Até para o mês! Fiquem bem! 

Fraternal abraço SBDEano!
 
      Rubens Barros de Azevedo – Presidente

CONCEITO  DO HUMANISMO PRATICADO  NA  SBDE:
Os verdadeiros valores são aqueles que o dinheiro não compra:                                          A honestidade, a retidão de caráter, a humildade, a decência,
a perseverança, a dedicação, e outros mais, sem deixar de considerar                               as amizades sinceras.  {Titular FERNANDO LUIZ TAVARES VIEIRA }  



Nenhum comentário:

Postar um comentário