terça-feira, 22 de janeiro de 2013

JORNAL MENSAL - EDIÇÃO DE JANEIRO-2013




{ Tenham todos um novo ano, com saúde plena,  paz profunda e muitas realizações pessoais! }

MOMENTOS LITERÁRIOS DOS NOSSOS TALENTOSOS TITULARES

HAROLDO CAUDURO / RS - Ex-Professor Catedrático da Fac. Odontologia da UFRGS; Fundador da INODON; da Revista Gaúcha de Odontologia; do CORIG    (Congresso Odontológico Rio-Grandense).  

PELOS BARES DA CIDADE.

Pelos bares da cidade
Para achamos aquela amizade
Necessitamos uma verdadeira sinceridade
Para chegarmos à desejada intimidade.

Pelos bares da cidade
Te encontrei chorando
Por amores implorando
Ao ridículo até chegando.

Pelos bares da cidade
Escondias uma mágoa solta
Pela angústia sempre envolta
Mostravas uma alma revolta.

Pelos bares da cidade
Escondias os desígnios da vida
Em algum canto parecia esquecida
Todos te achavam como uma perdida.

Pelos bares da cidade
Ninguém sentia a tua falta
Quando a madrugada já ia alta
Chegava a solidão que a alma maltrata.

JOSÉ ROBERTO DE MELO / PE 
Presidente de Honra da SBDE;   
Professor da Faculdade de Odontologia do Recife/PE.  
ESCANINHOS DA HIPNOSE  
 Mesmo em pacientes em que a indução foi demorada para se chegar ao transe hipnótico, o sinal-hipnógeno funciona com rapidez, em segundos. 
O sinal-hipnógeno, também conhecido como signo-sinal, é um condicionamento, feito pelo hipnólogo para se repetir o transe sem maiores trabalhos. 
Pode ser uma palavra, uma frase, ou um toque. Naturalmente que o hipnólogo deve tomar cuidados ao implantar este recurso. Uma frase comum poderia levar à hipnose um paciente sem que o autor da locução estivesse preparado para atendê-lo. 
Geralmente o signo-sinal leva a pessoa ao mesmo estágio de hipnose em que ele foi implantado. Eu sempre que implanto um signo-sinal repito muito que ele só vai funcionar quando pronunciado por mim, e até hoje tudo tem funcionado a contento. A duração do signo-sinal é praticamente permanente. 
Tive oportunidade de testá-lo em um paciente depois de 15 anos de implantado com resultado correto. 
Encontrei no livro HIPNOSE - Considerações Atuais, de Moraes Passos e Isabel Labate (ATENEU) que foi Abade Faria quem descobriu o signo-sinal. Farias (1756-1819) português de Goa, aparece na história da hipnose como um dos 1ºs contestadores da teoria de Mesmer com o fluxo magnético. 
Para ele as qualidades que levavam o paciente ao transe hipnótico estavam nele próprio e não no hipnólogo. Foi também  um dos primeiros  a reconhecer as excelências das sugestões pós-hipnóticas.                
 (*)  De seu blog http://melo28.blog.uol.com.br / 12/10/2008.
LENILSON SILVA DE CARVALHO / RN 
Ex-Presidente do CRO/RN; Ex-Professor Titular de 
Cirurgia Bucomaxilofacial da UFRN.  

Eis alguns tópicos do seu ótimo livro PENSAMENTOS, PROVÉRBIOS E AFORISMOS e seus respectivos temas, acervo da nossa Biblioteca Creuse Pereira Santos.   

TEMA:  IDADE –  
A idade é algo que não tem importância – a não ser que você seja um queijo... BILLIE BURKE;  
Na juventude aprendemos; com a idade compreendemos. Os homens se assemelham aos vinhos: a idade estraga os maus e melhora os bons. 
MARIE-ABNER-ESCHENBACH; 
Na vida, chegamos despreparados a qualquer idade e, apesar dos anos, não temos experiência. BERTHE MORISOT;  
Não existe idade. A gente é que cria. Se você não acredita na idade, não envelhece até o dia da morte. MÁRCIA HAYDÉE; 
Os jovens buscam a felicidade na novidade; os mais velhos, nos hábitos.             F. COURTY;  
O homem passa por 03 idades: A tolice da juventude, a luta da idade madura  e os remorsos da velhice. BENJAMIM DISRAELI;  
O velho acredita em tudo; o homem maduro duvida de tudo e o jovem sabe tudo. OSCAR WILDE; Cada um tem a idade do seu coração.   ALFRED d’HOUDETOT;  
Ah, se os jovens soubessem! Ah, se os velhos pudessem... HENRI ESTIENNE;  
Os jovens desejam: Amor, dinheiro e saúde. Um dia dirão: Dinheiro e amor! 
PAUL GERALDY.   
 Mês que vem teremos mais!

ODETTE MUTTO / SP
Tem contos publicados em vários jornais, entre eles:  O Estado de São Paulo e a Folha de São Paulo. Faz parte da Diretoria da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas e tem vários livros lançados: O Russinho; Marca de Nascença; Retrato de Tempo Inteiro; Escritos e Ambiente do Novo Testamento; Alienação.  

 SAULO DE TARSO = PAULO DE TARSO = SÃO PAULO APÓSTOLO Saulo, nascido em Tarso, na Ásia Menor, judeu fariseu convicto, possuindo também cidadania romana, foi para Damasco lá pela metade do 1º século cristão, junto com alguns soldados prender seguidores de Jesus que ali haviam se refugiado, fugindo da sanha assassina de seu algoz implacável. 
Antes de chegar ao destino, de repente, uma claridade intensa ofuscou-o, o cavalo onde ele ia montado assustou-se, estancando bruscamente, derrubando o cavaleiro. 
Saulo caiu de cara no chão, apavorado porque não conseguia quase enxergar. Surgiu no meio da luminosidade uma figura de homem. Saulo tentou nervosamente fixar aquela imagem e perguntou: 
- Quem és, Senhor? 
- Saulo, Saulo, por que me persegues? Sou Jesus Cristo! 
Ato contínuo tudo desapareceu, menos a cegueira na qual Saulo ficou mergulhado. 
Um companheiro de jornada levantou-o da terra, colocando-o na garupa do próprio animal, e seguiram para Damasco. 
Saulo não parava de repetir: - Jesus me cegou, Jesus me cegou!!!    
Nos arredores da cidade pararam. O companheiro avisou: - É aqui, vamos! Saulo obedeceu, pois cegos não tinham vontade alguma, seguiam os guias. 
Um idoso abriu a porta sem dizer nada. Depois sentenciou: 
- Estou esperando vocês, entrem! Foi amparando Saulo até a cama, ajudando-o a se deitar. 
- Jesus Cristo me cegou eu o vi, você acredita?  - Sim! 
- E agora? Vou ficar deste jeito? Prefiro morrer!   
O ancião manteve-se calado, limpando com um pano o rosto e os olhos de Saulo cheios de areia. 
Devagar adormeceu, pensando que queria morrer e não ficar cego, o orgulho nato ainda falava por ele. Quanto tempo dormiu nem ele saberia dizer, mas ao acordar estava enxergando tudo. 
Levantou-se de um pulo, abraçando comovido aquele homem simples com tamanho poder de cura... 
- Fui só o instrumento que Jesus Cristo usou para te salvar. 
Saulo não podia entender, perseguira tanto os cristãos, tinha as mãos encharcadas pelo sangue deles, mas em troca Jesus lhe devolvia a visão. 
Ali jurou para si mesmo que não seria mais Saulo de Tarso, mas Paulo de Tarso o novo pregador da fé em Cristo, a qualquer preço. 
Preso e condenado em Roma por estar divulgando o cristianismo, teve o privilégio de ser decapitado - a crucificação era proibida para cidadãos romanos. A posteridade, em vista do juramento fielmente cumprido, transformou-o em São Paulo Apóstolo.                       

LUSOFONIA: EM DEFESA DA NOSSA LÍNGUA 
Fonte:   www.paulohernandes.pro.br 

Vamos falar/escrever certo?  

 CURSO A DISTÂNCIA OU CURSO À DISTÂNCIA? 
              
 - Na verdade, o que está em discussão é: ocorre ou não crase nas locuções adverbiais
O tema é bastante controverso e não há acordo entre os autores. Assim, quem escreve deve apoiar-se nos argumentos de algum especialista renomado, quer opte por uma ou outra posição. 
Duas correntes posicionam-se: - A que admite crase nas locuções adverbiais somente se, de acordo com a regra geral da crase, houver emprego do artigo definido "a" ou se houver risco de ambiguidade. 
Assim, em "Mantenha-se à distância de 30 metros"; "Ele passa às vezes por aqui" e "A irregularidade está à vista dos consumidores", percebemos o emprego do artigo "a" e a crase é justificada.                
Em "Recebeu a bala" e "Já estudei a distância", a clareza está comprometida, pois ficamos sem saber, apenas por essas duas frases ambíguas, se a bala  e a distância são objetos diretos ou adjuntos adverbiais, razão por que, neste último caso, deve haver acento grave no "a" dessas locuções - à bala e à distância - para precisar o significado. 
Entretanto, em "Temos curso a distância nesta escola", "Os policiais foram recebidos a bala" e "Faça a prova a tinta", as locuções assinaladas não recebem acento grave porque aí não há crase, pois o artigo definido feminino não está sendo utilizado. 
Tanto isso é verdade que se tentarmos substituir os substantivos femininos por outros masculinos não teremos a contração "ao", mas o "a" se manterá, prova de que é simples preposição. 
Teremos, por exemplo, "Os policiais foram recebidos a pau (e não, ao pau)" e "Faça a prova a lápis (e não, ao lápis)". 
Além do mais, naqueles 02 exemplos, inexiste o risco de ambiguidade; 
- A que entende haver sistematicamente crase nas locuções adverbiais formadas de palavras femininas sob o argumento da tradição, ainda que tecnicamente não haja razão para tal. 
Assim, devemos construir "Quase não se escreve mais à máquina", "Você pode emitir o recibo à mão", "Paguei o lote à vista", "Rico ri à toa" etc.. 
Considero inconsistente o argumento da "tradição". Só isso não constitui justificativa suficiente. O entendimento da primeira corrente mencionada tem mais embasamento lógico e, consequentemente, é o adotado por mim. Finalmente, é preciso esclarecer não ser adverbial, mas adjetiva a locução presente no título desta página, pois ela modifica substantivo (curso). Entretanto, as considerações aqui tecidas valem também para ela.  

DENTRE E ENTRE
Não confunda dentre com entre. O vocábulo “dentre”, constituído por de + entre, é empregado quando os 02 elementos que o compõem são exigidos. 
Em caso contrário, prevalece "entre". Exemplos do emprego de "entre": "Carlos era extrovertido apenas entre seus amigos" (no meio dos seus amigos) e "Isso é entre mim e ele" (diz respeito a nós dois). 
Exemplos de "dentre": "O vencedor foi tirado dentre os dez melhores" (de + entre os dez melhores) e "Escolha a mais bonita dentre elas" (de + entre elas, a mais bonita delas). 
Nestes dois últimos exemplos, aparece o uso da preposição "de”.


MOMENTOS DE HUMOR JUDEU
  
Uma Jornalista da CNN ouviu falar de um judeu muito velhinho que ia ao Muro das Lamentações para rezar 02 vezes por dia, e lá ficava por muito tempo. Decidiu verificar. Foi para o Muro e lá estava ele, andando trôpego em direção ao local sagrado. 
Observou-o rezando por uns 45 minutos, depois ele saiu vagarosamente, apoiado numa  bengala. 
Aproximou-se para a entrevista.  - Desculpe-me, senhor, sou Rebecca Smith, da CNN. Qual o seu nome? - Morris Feldman - respondeu ele.  
- Há quanto tempo o senhor vem ao Muro orar?  - Bem, há uns 60 anos.  
-  Isso tudo? É incrível! O que o senhor pede?  
 - Peço que os cristãos, os judeus e os mulçumanos vivam em paz. Peço que todas as guerras e todo o ódio terminem. Peço que as crianças cresçam em segurança e se tornem adultos responsáveis. Peço por amor entre os homens.  
- E como o senhor se sente, pedindo isso há 60 anos?  
- Me sinto como se estive
sse falando com uma parede!...

MOMENTOS DE TROVAS PELO BRASIL AFORA 

Originária da quadra popular lusitana, a Trova é o único gênero literário exclusivo da Língua Portuguesa!  No Brasil encontrou campo fértil como nestes belos exemplos:         
Quem semeia de verdade,
tendo o amor como receita,
colhe frutos à vontade
no fim de cada colheita!
Ademar Macedo/RN (FALECIDO RECENTEMENTE)

Na briga que o meu cabelo
e a careca estão travando,
lamento ter que dizê-lo:
a careca está ganhando...
Izo Goldman/SP

É no momento da prece
que o seu coração perdoa…
Quem assim age, merece
viver feliz, pois se doa.
Cidinha Frigeri/PR

A estrada em que me confino
pelo destino é traçada...
Sei que não mudo o destino,
mas posso mudar de estrada!
José Maria M. Araújo/RJ

Muitos vultos tenho visto
nos anais com grande glória;
mas somente Jesus Cristo
dividiu a nossa história.
Antonio Vogel Spanemberg/RS

Lágrimas, gotas perfeitas
de orvalho por sobre a flor,
são saudades liquefeitas
nos versos do trovador!
Francisco José Pessoa/CE

Quantas bênçãos recebidas
quando se caminha aos pares:
um ideal, duas vidas
dois corações similares.
Eliana Jimenez/SC

A saudade, na insistência
em devolver-me o passado,
faz a dor de tua ausência
tomar forma... do meu lado!
– Ivone Prado/MG –

Quanto mais disciplinado,
mais valor terá seu filho;
o diamante lapidado
se conhece pelo brilho.
Carolina A. de Castro/PE

Parabéns aos sempre criativos, talentosos e inspirados
Poetas Trovadores Brasileiros!!!


MOMENTOS DE COMEMORAÇÕES
Titulares Aniversariantes  deste  mês:
 03 - RENATO OSVALDO FIGUEIREDO GEROMEL;   
06 - FÁTIMA REGINA TIENGO CORRÊA; 
19 - JOSÉ GUIDO DOS SANTOS VALENTE; 2
6 - ALFREDO CAMPOS PIMENTA.
Aos nobres Titulares, as nossas efusivas congratulações pela especial data! Saúde e paz!!!


  MOMENTOS DE MARKETING:  ANTÔNIO INÁCIO RIBEIRO (*)  

A IMPLANTODONTIA E O FUTURO

Acho que toquei num ponto em que estavam só esperando alguém comentar para terem a liberdade de se manifestar. 
As opiniões continuam e este é um dos objetivos das minhas colunas: estimular as pessoas ao debate.  
A constatação é simples aos que iniciaram há mais tempo na especialidade: a saturação deste mercado já é uma realidade. 
Não é opinião e sim o somatório de opiniões de quem está nele e sente as consequências disso. 
Para continuar transmitindo os e-mails que recebi, o que mais tem me chegado são os dos que dizem que deixaram de fazer implantes. 
Uns porque não querem mais e outros porque simplesmente não tem feito mais. Contrariados!  
Dentre os comentários recebidos, uma fala que fez o curso e depois em dois anos só colocou 7 implantes, achava que o problema era só com ela. 
Outra comentou que no curso que recém terminou, o que mais queria aprender foi o que menos ensinaram: prótese sobre implantes. 
Dois disseram que os cursos estão virando enrolação e venda de diploma. Que só se preocupam com os pagamentos das mensalidades.  
O mais revoltado está muito brabo por ter gasto tanto e não conseguir retorno. Ele disse estar anunciando o seu motor de implantes e o kit para vender.   
Um outro que mandou e-mail, está tão desanimado e disse que se soubesse que a especialidade estava assim, não teria feito o curso do curso.  
O mais significante foi um dizendo que se tivesse lido antes opiniões como estas da coluna, teria economizado este dinheiro.  
Alguns aplaudiram a coragem de enfrentar o problema abertamente e abrir “a caixa preta” da especialidade, que dizem tem muito a revelar....  
Para completar sou uma das pessoas interessadas em que a especialidade cresça e prospere, pois vendemos componentes implantológicos e dependemos disso para sustentar trinta pessoas.  
Penso que a especialidade está consolidada e é irreversível, que virá a ser a de maior número de especialistas na Odontologia, se já não o for. Talvez deixará de crescer e isso seja uma das soluções. 
Continuo acreditando nos componentes calcináveis como alternativa para conseguir atingir a classe média, através de preços ao nível da realidade brasileira, por isso estamos lançando todos os meses novidades. 
Mande no e-mail abaixo seu comentário ou opinião, que publicaremos os mais comentados, para que esta coluna seja uma tribuna implantológica.

 (*) Professor de Marketing da Faculdade Inspirar; MBA em Marketing pelo ISAE/FGV, Especialista em Marketing pela PUC/PR, Pós-graduado em Marketing pela ADVB/SP, Administrador pela Universidade Mackenzie/SP,  autor de 32 livros, tendo já publicados mais de 1.350 artigos e colunas, 650 no Brasil e 700 no exterior, ministrador de 420 cursos e palestras. ribeiro@odontex.com.br -  www.odontex.com.br.


MOMENTOS DE MANCHETES
Alguns Titulares informaram preferir{COM COMENTÁRIOS}, então lá vão:  

 União deixa de arrecadar R$ 1,08 bilhão com isenções para Copa - Tribunal de Contas da União aponta as renúncias tributárias, financeiras e creditícias concedidas pelo governo para a Copa do Mundo de 2014: Construção e reforma dos estádios e compras, no mercado interno, pela FIFA, suas subsidiárias e contratradas. (UOL Notícias) {Eita, País rico! Para “compensar”, nós pagaremos mais essa conta...}

Assembleias barram ações contra governadores no Superior Tribunal de Justiça (Paulo Gama-Folha de SP) {Assim fica muito mais fácil...} 
  
Na seca, salários de prefeitos e vereadores crescem até 272% - Apesar de arrasados pela seca, municípios em todo o sertão nordestino reajustaram os salários de prefeitos e vereadores que tomarão posse em 1º de janeiro - em alguns casos, a remuneração será maior do que a de prefeitos em capitais. (Silvia Amorim,  O Globo) {Pergunta-se: Tem jeito?}  

Rio São Francisco pode ser extinto - Após quatro anos de monitoramento e das obras de transposição de parte das águas do São Francisco, pesquisadores alertam: o rio está em processo de "extinção inexorável".(Folha de SP) - {De nada adianta esta constatação: Continuam a despejar cachoeiras de $$$ nessas obras faraônicas inócuas}

 Governo enviou ao Congresso proposta, tentando manobra para afrouxar Lei de Responsabilidade Fiscal - Folha de SP - Gustavo Patu/Natuza Nery/Sheila D'Amorim  
{Em benefício próprio; fica autorizado a aumentar ou criar impostos - e a farra continua...}

Saúde e paz a todos! Até para o mês!  Fiquem bem!  Fraternal abraço SBDEano!
Rubens Barros de Azevedo – Presidente

Nenhum comentário:

Postar um comentário