segunda-feira, 3 de setembro de 2012

JORNAL MENSAL - EDIÇÃO DE SETEMBRO



CIRCULAÇÃO  NACIONAL
NOTÍCIA  DOS TITULARES
ALFREDO  CAMPOS  PIMENTA

Nosso “guru”, idealizador, 1º Presidente e fundador de diversas Instituições nascidas em Caxambu, tal como a SBDE, passa por momentos angustiantes, pois tem uma grande redução visual (apenas 5%), dificultando muitíssimo de fazer o que mais gosta e precisa: Ler e escrever!
Assim sendo, depois de um longo silêncio, recebemos carta falando do seu estado de saúde, e informando que o 45º COSMO - Congresso Sul Mineiro de Odontologia - deverá ser de 18 a 21.09. 2013, ainda a confirmar.
Que Deus derrame Suas bênçãos sobre o nosso queridíssimo Titular, dando-lhe a tão necessária resignação. Sua esperança é a de que possa usar células-tronco ou retina artificial.
Que assim seja!
CARLOS AUGUSTO MARQUES GURGEL
Recebeu o honroso Título de Cidadão Norte-Rio-Grandense (ele é Baiano) na Assembleia Legislativa do RN, em Sessão Solene, no dia 10.08.12.
Nossos efusivos cumprimentos pela bela conquista mercê do continuado trabalho desenvolvido nas atividades classitas e comunitárias.
IRMA  NEUMA  COUTINHO  RAMOS  e  HAROLDO  ESCOREL  BORGES 
Tomaram posse na nova Diretoria da Academia Paraibana de Odontologia, respectivamente, na Comissão Científica e 1ª Tesoureira, sob a presidência do Acadêmico Manoel Lins de Albuquerque, para o biênio 2012/14. À nova Diretoria nossos efusivos cumprimentos e votos de feliz gestão.

HELSON JOSÉ DE PAIVA
Teve mais uma brilhante participação no 12º Congresso de Odontologia do RN, promovido pela ABO/RN, de 23 a 26.08, no Centro de Convenções de Natal.
Sua Palestra sobre o tema em que é referência nacional, OCLUSÃO, como sempre ocorre, foi muito prestigiada e elogiada. Parabéns, nobre Confrade!

LUCIANO ELOI SANTOS
Com muita alegria para todos nós, retorna à SBDE depois de contornados os problemas que o obrigaram a pedir o seu afastamento.              
Ele é candidatíssimo à Presidência do CRO/MG, e deve receber incondicional apoio, não só por ser nosso Confrade, mas, principalmente pela sua postura sempre ética e a vasta experiência nas lides classistas, pois foi Presidente do Sindicato dos Odontologistas do Estado de Minas Gerais, dentre outras combativas atividades. 
Seja bem-vindo de novo, querido e valoroso Titular!

NOTÍCIAS DA SBDE
01:  Procuramos sempre incentivar nossos Titulares para que participem deste Jornal que é a melhor ligação entre nós - todos reconhecem!
Felizmente, alguns atendem ao nosso apelo-incentivo e enviam suas respectivas obras, colaborando assim para essa divulgação.
Mas consideramos ainda pífia essa participação, então lançamos a ideia:
Quem tiver arquivado eletronicamente os livros editados, poderá nos enviar para que, gradativamente, escolhamos textos e os publicaremos mensalmente - tal e qual fazemos em relação à obra do Confrade Lenilson.
Claro que poderíamos digitá-los, mas seria um trabalho que não temos condições de executar.
Que tal a ideia? 

02:   1º ENCONTRO POTIGUAR DE ARTE & CULTURA
Durante o já citado 12º Congresso de Odontologia do Estado do RN, houve a mostra da arte e da cultura executada pelos nossos colegas potiguares e, dentre os expositores apresentaram, a sua produção literária os Titulares acima citados, CARLOS AUGUSTO e LENILSON, além do Presidente, Rubens.
Foi uma ótima oportunidade para os Congressistas tomarem conhecimento do talento e sensibilidade desenvolvidos pelos nossos colegas do Estado, nas mais diversas manifestações:
Marchetaria (Ulisses Leopoldo); Pirogravura/Desenho (Reinaldo Azevedo); Fotografia (Murilo Pinto, Pedro Morgan, Rhovani Bezerra, Fernando Azevedo, Sebastião Fernandes); Óleo sobre tela (Tereza Amaral, Sheila Maria Ramalho Batista - Ex-Titular).
Parabenizamos toda a Comissão Organizadora presidida pelo Prof. JOSÉ IVO QUEIROZ DO AMARAL, o Vice-Presidente, LENILSON (mais uma vez aqui citado) e o Presidente do Encontro, Prof. MARCOS PAIVA DA ROCHA. Uma bela ideia que merece ser seguida pelos organizadores dos futuros Congressos odontológicos de todo o Brasil. Nossos talentosos e criativos colegas merecem!  
   
MOMENTOS LITERÁRIOS DOS NOSSOS TALENTOSOS TITULARES

IVAN  HAIDAMUS  SODRÉ  MARQUES / SP
Coordenador dos cursos de Extensão Universitária das Faculdades Oswaldo Cruz/SP; Professor convidado da Prefeitura de São Paulo para treinamento e capacitação dos Cirurgiões Dentistas da rede pública.  

O  PACIENTE  DESMAIOU!!!
O termo desmaio é usado pelas pessoas leigas quando querem expressar situações de perda de sentido.
No entanto, devemos saber diferenciar perda de consciência com situações repentinas e passageiras onde a pessoa ainda consegue ouvir, mas não consegue realizar suas funções motoras naturalmente.
Nestas condições devemos pressionar sua nuca com a cabeça posicionada entre os joelhos e pedir para que retorne à posição original.
É importante também conversar com o paciente, fazendo-lhe perguntas e avaliar, através das suas respostas, seu grau de consciência.
Caso o paciente não consiga retornar à posição original ou responder às perguntas, devemos prontamente elevar seus membros inferiores, fazendo com que sua cabeça fique mais baixa que o corpo.  
Com este procedimento teremos um aumento da pressão arterial e do débito cardíaco. Acionar socorro através de telefone, observar seu pulso carotídeo e manter respiração através do AMBU (12 insuflações por minuto no adulto e 20 insuflações por minuto na criança – até 08 anos). As insuflações deverão ser feitas lentamente para se evitar distensões gástricas.
Os pacientes que se encontram nestas condições no consultório odontológico, geralmente estão sob efeito de anestésicos locais que podem determinar insuficiência respiratória.
Caso o paciente não se encontre com insuficiência respiratória, devemos fazer uso de cateter O2 (02 litros por minuto).
Devemos também lembrar de deixá-lo com respiração livre, abrir as janelas, desobstruir a orofaringe quando obstruída pela presença de gaze, algodão etc.
Lembrar que quando o paciente atinge um estado de hipotensão muito grave não será possível sentir seu pulso radial; deve-se observar a frequência respiratória e sentir seu pulso carotídeo constantemente durante o episódio.
A ausência de resposta a estímulos (inconsciência), ausência de pulso em grandes artérias e ausência de movimentos respiratórios determinam a necessidade da ação imediata através do pedido de socorro, por telefone e massagem cardíaca a tórax fechado.


JOSÉ ROBERTO DE MELO / PE
Presidente de Honra da SBDE; Professor da Faculdade de Odontologia do Recife/PE.
SAPATOS DESPREZADOS
Maria do Céu saltou para a morte,
Escolhendo o rio Capibaribe
Como seu túmulo de suicida.
Mas deixou, sobre o cais, os seus sapatos.
Resolveu  separar-se na hora extrema,
Deles, que a vinha mantendo unida
À terra  agora desprezada.
LENILSON SILVA DE  CARVALHO / RN
Ex-Presidente do CRO/RN; Ex-Professor Titular de Cirurgia Bucomaxilofacial da UFRN.
Eis alguns tópicos do seu ótimo livro PENSAMENTOS, PROVÉRBIOS E AFORISMOS e seus respectivos temas, acervo da nossa Biblioteca Creuse Pereira Santos:  
TEMA:  FELICIDADE (Continuação) 
- Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. (CORA CORALINA);
- A felicidade tem isto de bom: faz-nos conhecer os verdadeiros amigos. (HONORÉ DE BALZAC);
- A ação nem sempre traz felicidade, mas não há felicidade sem ação. (BENJAMIN DISRAELI);
-Em vão procuramos a verdadeira felicidade fora de nós, se não possuímos a sua fonte dentro de nós. (MARQUÊS DE MARICÁ);
- A felicidade é difícil de se atingir, pois só a atingimos tornando felizes os outros. (STUART CLOCK);
- Não possuir algumas das coisas que desejamos é parte indispensável da felicidade. (BERTRAND RUSSEL);
- A felicidade é um bem que se multiplica ao ser dividido. (MAXWELL MALTZ);               
- A felicidade consiste em preparar o futuro, pensando no presente e esquecendo o passado se foi triste.             (JOHN RUSKIN);
-  Um coração feliz é o resultado inevitável de um coração ardente de amor. (MADRE TERESA DE CALCUTÁ). Até para o mês!
 PAULO  JOSÉ  MORAES  DA  SILVA / AL  
Professor de Cirurgia da UFAL - Presidente da Academia Alagoana de Odontologia

DIA  DOS  PAIS!!!
Ao que tudo indica, o Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante a do Dia das Mães, e em ambas as datas a ideia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida. 
Diz a lenda que em 1909, nos Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão numa igreja Batista dedicado às mães, teve a ideia de celebrar o          Dia dos Pais, pois ela queria homenagear seu próprio pai. 
Sonora, que já era adulta decidiu então, em 1910 enviar uma petição à Associação Ministerial de Spokane, uma pequena cidade americana e lançou, simultaneamente, uma campanha com o apoio da Entidade de Jovens Cristãos da cidade, que durou até ela ganhar a causa. 
Assim, em homenagem ao pai de Sonora, o primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho daquele ano, data do aniversário de seu pai. A partir daí a comemoração se espalhou da cidade de Spokane para todo o estado de Washington. 
Em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a ideia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o 3º domingo de junho como o Dia dos Pais. 
Quem trouxe o conceito do Dia dos Pais para o Brasil foi o publicitário Sylvio Bhering, e o dia foi festejado pela 1ª vez em 14 de agosto, assim como hoje, só que em 1953.
A data foi “ajustada” para o 2º domingo de agosto por motivos comerciais, quando todos fazem uma comemoração especial.  
É importante que pais e filhos sempre saibam dar as mãos, sempre saibam unir seus corações em gestos de amizade e carinho.
É fundamental que os pais saibam orientar seus filhos, com conselhos e orientação baseados em sua experiência, como também saber ouvir seus filhos, e que saibam participar também ativamente de suas vidas, mas sem marcar uma interferência muita pesada. 
Participar é uma coisa, interferir é outra! Orientar sim, traçar destinos não! 
Os jovens devem ter oportunidade para tomar suas decisões, saber ponderar sobre seu futuro. Devem saber errar e acertar por conta própria. Mas devem, principalmente, saber ouvir os aconselhamentos paternos, seguindo quando os aceitarem, questionando e pedindo melhores orientações quando pintar dúvida. 
Esse relacionamento entre pais e filhos, deve ser feito à base de diálogo e de muito respeito, de parte a parte, e ambos devem saber ouvir e ser ouvidos.  E, claro, não só no Dia dos Pais, mas em todos os dias do ano.  Independente do lado comercial é uma data para ser muito comemorada, nem que seja para dizer um simples: Obrigado, Pai!
Apesar de, com maior ou menor frequência, dizerem que amam os filhos, muitos pais acreditam não ter tempo suficiente para vê-los crescendo, ajudá-los a crescer de forma saudável e feliz.
Pensam, muitos pais, que sua maior missão é trabalhar para que nada falte aos seus filhos; então, por esse motivo trabalham ano após ano, horas extras, feriados e domingos, para que possam suprir a casa e as crianças com tudo o que, talvez, lhes tenha faltado na sua própria infância.
O que fica esquecido, porém, é que nem sempre os filhos precisam de todas as coisas materiais que os pais acreditam que eles necessitem... eles apenas precisam de um abraço, uma historinha antes de dormir.  Lembrando minha infância, meu pai tinha uma maneira peculiar de dar essa assistência a seus filhos: viajar à sua terra natal, Coqueiro Seco, uma cidade lagunar do outro lado de Maceió para tomar junto dos primos um bom banho no Rio dos Remédios, um riozinho pequeno que ainda hoje existe e que tem como característica suas águas avermelhadas, a Bica da Pedra; outra assistência era acompanhar a procissão de Nossa Senhora Mãe  dos Homens, isso sem falar nas pescarias de reduxe nas margens da Lagoa Mundaú, foram fatos marcantes daquela infância querida e que, hoje, parodiando toda essa vivência me sinto com o dever cumprido, pois proporcionei também dentro de uma outra dimensão uma assistência diferente, até porque tinha uma condição financeira mais satisfatória em relação ao meu saudoso pai com uma chácara onde meus filhos se deleitavam com a natureza nos arredores de Maceió com andança de carroça, vendo tirar o leite da vaca e cavalgando com os amigos nos fins de semana.
Pais sabem que essa presença na vida de seus filhos são marcantes porque vai semeando um entendimento salutar de amor e companheirismo já que ainda estão em formação ao tempo que consolidamos neles uma adolescência de pés no chão com conselhos verdadeiros e lição de vida. 
Como diz Vinícius de Moraes, em um de seus poemas, "os bares estão cheios de homens vazios", bem como os clubes, os campos de futebol, os jardins, no interior, nas manhãs de domingo onde poderiam estar com seus rebentos, dando a assistência necessária, fazendo programação inerente à escolha protagonizada pela vida que é a arte de educar.
Filhos querem contar algo que aconteceu na escola, ou dizer da briga com o colega da esquina. Ou, ainda, perguntar de algo que ouviram, mas não entenderam bem, e que "é coisa de homem"... tem de existir esse tempo, nada deve substituir esse momento, como: “depois a gente vê, depois conversamos”. Um depois que não vem nunca, que talvez nunca aconteça.
Pais, nesse momento, perdem oportunidades importantes de conhecer seus filhos - e só se dão conta disso quando eles estão adolescentes, e já não querem contar. Não querem mais conversar, não sabem mais como se faz isso. Agora, eles é que não têm tempo. Tomara que agora não seja tarde demais. 
Hoje é Dia dos Pais! Olhe para os seus filhos, se ainda não o fez pode ser que ainda dê tempo. Você é responsável pela vida dele, então lhe cabe ensinar sobre o amor, a alegria, o sofrimento e a morte.
Pais são aqueles que, em todo o tempo possível, devem estar ao lado dos filhos, ajudando-os a crescer, ouvindo suas histórias, ainda que pareçam bobas e "coisas de criança"...
Se você for um pai assim, tenha certeza de que quando seu filho estiver passando por um momento importante, de problema, de grandes alegrias ou de dificuldades, é a você que ele irá procurar, com certeza é em seu ombro que ele repousará a cabeça, talvez já adulta. 
Fazer um filho é fácil. Na maioria das vezes, é bom; em outras é problemático. A missão, porém, não está em fazê-lo, só isso seria muito simples. O seu grande desafio de homem, se quiser que seu filho escreva Pai com letra maiúscula na história da vida, é prepará-lo para a mesma.
E depois, silenciosamente, sair de cena, ficar à margem. Deixá-lo partir quando estiver pronto. Isso dá muito trabalho, dura toda uma vida, mas também é, talvez, a mais bela tarefa de um homem que quer ser chamado de Pai.  
RUBENS  BARROS  DE  AZEVEDO / RN - Presidente da SBDE

DIFERENÇA  ENTRE  SORTE  E  COMPETÊNCIA
Durante a realização das Olimpíadas de Londres recebi telefonema de um colega e amigo (Dr. Givaldo Soares) com quem costumamos trocar impressões sobre fatos e pessoas veiculadas no noticiário.
Ele se disse estupefato, e até mesmo revoltado, porque ouviu um locutor dizer: - É... não tivemos sorte nesta competição!!! 
Concordamos imediatamente com o amigo: não procede esse comentário!... Vejamos os motivos:
1 - O que tem havido, através dos tempos, é uma imensa falta de tudo: de respeito; de seriedade; de profissionalismo; de preparação adequada e continuada dos atletas; de desvio de verbas que deveriam servir para essa preparação, além de ufanismo exagerado, e vai por aí abaixo...          
2 - Sorte é assim definida pelos dicionários:
a) - Em Caudas Aulete: Força inexplicável a que se atribuem os acontecimentos e o seu desenrolar, especialmente os que são difíceis ou impossíveis de compreender (acasos da sorte); Destino;
b) - Em Houaiss: Força invencível a que se atribuem o rumo e os diversos acontecimentos da vida. Basta, não é?
Aliás, essa atitude de atribuir à sorte tudo o que de errado acontece é típica daqueles que não assumem os próprios fracassos, ficam inventando desculpas para tentar encobrir a falta de empenho e aplicação das técnicas e táticas para lograr o esperado êxito.
É óbvio: Sabemos que há determinadas circunstâncias que contribuem sobremaneira para uma derrota, principalmente no campo esportivo. Mas sabemos de incontáveis casos de superação, inclusive físicas, que derrotam, literalmente, as adversidades.
No caso específico dessa difícil competição que envolve tantos atletas de muitíssimas nações e variadíssimas modalidades esportivas, a dureza das provas aumenta demasiadamente, o que exige uma preparação diferenciada e muito mais apurada.
A sorte interfere nisso tudo? Pode ser, mas numa porcentagem ínfima e nem sempre (ou quase nunca) determinante.
Resta aos dirigentes(?) esportivos, principalmente das federações relativas aos chamados esportes amadores, aprenderem essa amarga lição, mudando o comportamento em relação ao apoio aos atletas envolvidos nas competições e, mais ainda, difundir, disseminar perante às comunidades em geral o gosto e o interesse por esportes que não fazem parte do nosso cotidiano, tais como: atletismo, salto em distância e tantos outros que não dependem de estruturas físicas complicadas e/ou onerosas.
Há, ainda, outro aspecto a ser muito bem considerado que é o emocional. Vejam a declaração do jovem Arthur Zanetti (22 anos) que colocou o Brasil no mapa da ginástica artística em Olimpíadas, com uma apresentação quase perfeita. O atleta paulista (São Caetano do Sul) somou 15.900 pontos na final das argolas, bateu o favorito chinês Yibing Chen e conquistou o ouro, a 1ª medalha da história do país nesta modalidade na tão concorrida competição: 
"Treinei bastante minha série, mas o principal foi treinar o psicológico, que é o que na hora pega. Quando você vê esse público enorme, acaba se sentindo nervoso, mas consegui me controlar bem”, declarou Zanetti em entrevista à Record.  Eis aí um depoimento de peso!
Outro: A entrevista concedida ao Estadão (*) por Joaquim Carvalho Cruz: Ele tinha 21 anos quando, vestindo azul, carregou sua magreza e seu semblante de esforço ao até hoje único ouro olímpico do Brasil em provas de pista no atletismo. Correu a final dos 800 metros rasos dos Jogos de Los Angeles (1984) em 01 minuto e 43 segundos, recorde olímpico na ocasião. Ele agora fala com leve sotaque americano - reflexo dos 30 anos nos Estados Unidos, onde estudou, casou, cria seus 02 filhos adolescentes e trabalha num centro médico da Marinha americana, procurando talentos esportivos entre militares feridos de guerra, treina atletas olímpicos e paraolímpicos daquele País e onde pensa em maneiras de mudar o Brasil por meio do esporte:
- “É incrível que nesses 30 anos quase nada tenha mudado estruturalmente nessa área. Será que nossos dirigentes e políticos ainda não enxergaram que a solução para nossos problemas está no esporte na escola?”, ele pergunta retoricamente, pois sabe bem a resposta. “É na escola que formaremos uma base grande da qual será possível tirar muitos campeões.”
Pergunto: Precisa dizer mais alguma coisa??? Ahh, tem mais: Os (des)governantes foram a Londres, esbanjaram muito dinheiro (grande parte com despesas supérfluas e perfeitamente evitáveis), para passear e, eventualmente, tratar da próxima Olimpíada no Rio de Janeiro, onde, certamente, daremos mais uma série de vexames - dentro e fora das competições... Lamentavelmente!
(*) - Fontes: http://olimpiadas.uol.com.br - Christian Carvalho Cruz - Jornal O Estado de São Paulo - 11.08.12.

LUSOFONIA: EM DEFESA DA NOSSA LÍNGUA
Fonte: www.paulohernandes.pro.br
Fui eu que fiz; fui eu quem fez ou fui eu quem fiz?  Qual é a forma correta?  Todas estão corretas!!!  
FUI EU QUE FIZ:  O verbo que tem como sujeito o pronome relativo que concorda em número e pessoa com o antecedente, a palavra que precede esse pronome. Foi ele que te nomeou; Sou eu que vou agora; Fomos nós que escrevemos a carta; Serão os pais dele que receberão a herança.  
FUI EU QUEM FEZ:  Se o sujeito é o pronome relativo quem, o verbo, geralmente, permanece na 3ª pessoa do singular: Foi ele quem te nomeou; Sou eu quem vai agora; Fomos nós quem escreveu a carta; Serão os pais dele quem receberá a herança.
FUI EU QUEM FIZ:  Se o sujeito é o pronome relativo quem, o verbo pode ser influenciado pelo sujeito da oração anterior, com o qual acaba concordando: Sou eu quem vou agora; Fomos nós quem escrevemos a carta; Serão os pais dele quem receberão a herança.

GRAFIA  DE  TOPÔNIMOS  ESTRANGEIROS
A grafia dos topônimos (nomes de lugares) estrangeiros são de três tipos:
1 - Nomes que possuem tradução em português – Se o topônimo estrangeiro tem nome equivalente em nossa língua, este deve ser utilizado: Londres  em vez de London; Estocolmo em lugar de Stockholmm; Copenhague em vez de Københavnn; Viena e não, Wienn; Moscou e não, MOCKBA. 
2- Nomes que não possuem tradução em português, mas podem ser aportuguesados – Deve-se sempre aportuguesar a forma original do topônimo estrangeiro não traduzido, se isso for possível: Tóquio e não, Tokyo; Xangai e não, Shangai; Nova Iorque em vez de Nova York; Banguecoque em lugar de Bangkok;  Helsinque e não, Helsinki. 
3 - Nomes que não possuem tradução em português nem são usualmente aportuguesados – se escrevem na forma original, se a língua é escrita em caracteres latinos, ou de forma transliterada, caso o idioma utilize outro tipo de caracteres. É o caso de Los Angeles (EUA), Karachi (Paquistão), Kampala (Uganda), Tashkent (Usbequistão).               
Outros topônimos como Osaka (Japão) e Curuzu (Paraguai), deveriam ter sido aportuguesados há muito tempo como Oçaca e Curuçu, o que teria evitado a pronúncia incorreta de “Ozaca” e “Curuzu” (com “z”), pois, na prática, a sonoridade original desses nomes é na realidade “s” e não, “z”.
PREÇO  CARO?
Vemos com frequência essa expressão inadequada ser empregada por pessoas desatentas, inclusive por locutores e apresentadores de televisão.
E por que é indevida? Vejamos: Segundo o Dicionário Aurélio, um dos sentidos de “caro” é: que custa preço alto ou elevado. Portanto, caro já significa preço alto, ou seja, seu significado já contém a ideia de preço.             Se, na expressão preço caro, substituirmos caro por seu equivalente (preço alto), teremos a redundância preço preço alto. Não faz sentido, não é?
O mesmo vale para “barato”. Em consequência, utilizemos frases, expressões e palavras coerentes, que tenham sentido. No caso, preço alto, elevado, preço baixo, reduzido ou, simplesmente, digamos que tal ou qual produto, serviço ou atitude são ou estão caros ou baratos: O ingresso tem preço alto; Esse casaco está barato; Ela vai pagar caro (preço alto) pelo erro; As verduras na banca do Cícero não são baratas etc..   Fiquemos atentos, portanto, procurando usar sempre a forma correta!  Não custa nada, apenas, atenção... 
   
MOMENTOS DE APRENDIZADO

LIMPANDO  O  BATOM!
Numa escola pública em Belo Horizonte havia uma situação inusitada: Meninas de 15, 16, 17 anos todos os dias beijavam o espelho para remover o excesso de batom.
O diretor andava muito aborrecido porque o zelador tinha um trabalho enorme para limpar o espelho ao final do dia. Mas, como sempre, na tarde seguinte, lá estavam as mesmas marcas de batom...           
Um dia o diretor juntou as meninas no banheiro, e explicou pacientemente que era muito complicado limpar o espelho  com todas aquelas marcas que elas faziam.
Fez uma palestra de uma hora. No dia seguinte as marcas de batom no banheiro reapareceram... 
No outro dia, o diretor juntou de novo as meninas e o zelador no banheiro; pediu ao zelador para demonstrar a dificuldade do trabalho. O zelador pegou um pano, molhou no vaso sanitário e passou no espelho.
Nunca mais apareceram marcas no espelho!
MORAL DA HISTÓRIA: Há professores e há educadores... Comunicar é sempre um desafio! Às vezes, precisamos usar métodos diferentes para alcançar certos resultados. Por quê?  PORQUE:
- A bondade que nunca repreende não e bondade: é passividade;
- A paciência que nunca se esgota não é paciência: é subserviência;
- A serenidade que nunca se desmancha não é serenidade: é indiferença;
- A tolerância que nunca replica não é tolerância: é imbecilidade.

AFINAL: O saber a gente aprende com os mestres e os livros.
             A sabedoria se aprende com a vida e com os humildes.   

(Autor desconhecido - Texto recebido pela internet)

TITULARES QUE ANIVERSARIAM ESTE MÊS
  HAROLDO ESCOREL BORGES-PB  - (09);
RUBENS BARROS DE AZEVEDO-RN  - (18);  

FRANCISCO AJALMAR MAIA (24)
Aos nobres Titulares, nossas congratulações pela especial data! Saúde e paz!
 MOMENTOS DE TROVAS PELO BRASIL AFORA
A Trova é o único gênero literário exclusivo da Língua Portuguesa! Originária da quadra popular lusitana encontrou campo fértil no Brasil; só depois de 1950 começou a ser estudada e difundida literariamente.  

Quanta tristeza me invade
ao sentir chegar meu fim...
E, em meio a tanta saudade,
sinto saudade de mim!...
–HERMOCLYDES S. FRANCO/RJ–

Este amor, meu pesadelo,
que nego a todos por teima,
por fora é bloco de gelo...
por dentro, fogo que queima!
–PEDRO ORNELLAS/SP–

A minha doce ilusão
é ter a longa esperança,
mantendo no coração
teu rosto, grata lembrança.
- ARLETTE SACRAMENTO/RS-

Muda-se a cor preferida,
troca-se a corda do sino,
muda-se tudo na vida...
Mas não se muda o destino.
ADEMAR MACEDO/RN–

Abandonado e tristonho,
guri de rua, sombrio,
puxa as cobertas do sonho
pra agasalhar-se do frio.
PAULO CESAR OUVERNEY/MG–
É de dor a sensação:
meu pai... arrastando os passos;
e eu... puxando pela mão
quem já me levou nos braços!
–ANTÔNIO CARLOS T. PINTO/DF–

Num egoísmo profundo
penso ao sentir os teus mimos,
que Deus só fez este mundo
porque nós dois existimos.
- GERALDO AMÂNCIO/CE-

Em qualquer fase da vida,
sempre que a incerteza ocorre,
sem que a fé seja perdida
a esperança nos socorre.
–NEI GARCEZ/PR–

Não é quando vais embora
que tenho ciúmes assim.
É quando estás como agora,
pensativo, junto a mim...
–CAROLINA A. DE CASTRO/PE–
Parabéns, sempre criativos, talentosos e inspirados Poetas Trovadores Brasileiros!!!

MOMENTOS DE  POESIA
A Poesia (tal e qual a Arte) está sempre presente no nosso cotidiano - basta que tenhamos a sensibilidade para percebê-la, deliciando o nosso espírito com as obras que nos são oferecidas pelos Poetas/Poetisas (e Artistas). Procuramos sempre destacar e prestigiar as belas obras e seus respectivos autores.
Assim sendo, eis um ótimo exemplo de pura Poesia:  

CONTA E TEMPO   (*)

Deus pede estrita conta de meu tempo.
E eu vou do meu tempo, dar-lhe conta.
Mas, como dar, sem tempo, tanta conta
Eu, que gastei, sem conta, tanto tempo?

Para dar minha conta feita a tempo,
O tempo me foi dado, e não fiz conta,
Não quis, sobrando tempo, fazer conta,
Hoje, quero acertar conta, e não há tempo.

Oh, vós, que tendes tempo sem ter conta,
Não gasteis vosso tempo em passatempo.
Cuidai, enquanto é tempo, em vossa conta!

Pois, aqueles que, sem conta, gastam tempo,
Quando o tempo chegar, de prestar conta
Chorarão, como eu, o não ter tempo.

(*)  Frei António das Chagas, de nome ANTÓNIO DA FONSECA SOARES
(Vidigueira, 25.06.1631/Torres Vedras, 20.10.1682) frade franciscano e poeta português,
destacando-se na história lusitana mais pela sua faceta literária do que propriamente a eclesiástica.

MOMENTOS DE MARKETING
PERFIL DOS QUE FAZEM SUCESSO

Antônio Inácio RIBEIRO (*)
Atente aos detalhes para compor o todo - É o conjunto de traços da personalidade e do caráter que compõe a silhueta de quem faz sucesso, e nos permite ter uma medida mais exata de quem já está no patamar almejado dos que o mereceram e conquistaram. Não tem refil. Não se compra, nem se empresta. Somente se conquista por todos aspectos abordados neste livro e em outros mais. Serve para se ter em conta, como forma de preparação e composição para sua candidatura ao sucesso.
EDUCAÇÃO - Resultado de ações para desenvolver aspectos intelectuais, psíquicos e morais de uma pessoa, envolvendo conhecimentos, hábitos socialmente aceitos e boas maneiras.
Por meio dela se despertam aptidões naturais e se as orienta segundo padrões e exigências da finalidade proposta.
Num aspecto que se traduz pela linguagem e com vistas ao sucesso, recomenda-se evitar gírias e palavrões, ao tempo em que a comunicação deve ter por meio o uso de frases bem construídas.
No aspecto da etiqueta, o conhecimento das formas mais cerimoniais deve nortear a conduta, sendo recomendado o conhecimento de suas regras e estilos.
ATENÇÃO - Os que fazem sucesso estão sempre atentos, concentrando sua mente sempre que estão em ação, mostrando-se ponderados, cuidadosos e demonstrando que meditaram acerca do que estão fazendo, assim se aplicando melhor.
Agem com solicitude, consideração, respeito, cortesia e afabilidade, considerando o bem estar dos demais, revelando polidez e se caracterizando quase sempre por serem obsequiosos.
Demonstram interesse, a partir de uma curiosidade pelas coisas dos demais, afora uma abertura e disposição para acompanhar as coisas dos que lhes são caros.
PREPARAÇÃO - Ação dos que com antecedência se dispõem ao conhecimento, prevenindo-se para as necessidades da vida competitiva que irão enfrentar.
No conceito tradicional, envolve a sequência estudantil até o atingimento de uma graduação, complementada com cursos de atualização, aperfeiçoamento e especialização, que podem culminar com MBA, mestrado e doutorado. Completa-se com a experiência pelas atividades pessoais e profissionais e, muitas vezes, conta com auxílio de consultores e orientadores, que podem ser profissionais ou não.
De seu conjunto e aplicação depende em grande parte o encaminhamento ao sucesso.
DISCRIÇÃO - Considerada como qualidade, que bem pode se constituir em condição para os que pretendem não se arriscar no caminho do sucesso pelo fato de este envolver convívio social.
Denota prudência e sensatez dos efetivamente preparados, na medida em que envolve comportamento recatado e guarda de segredos.
Não precisa chegar a extremos como circunspecção, mas constitui-se bom tino manter sempre alguma reserva, não se expondo em demasia e deixando-se à vontade quando possível e controlado quando necessário.
MODERAÇÃO - Enquanto alguns se arriscam com petulâncias e arrogâncias, imaginando-se isentos de crítica pelo sucesso pretensamente conquistado, outros inteligentemente usam sua capacidade de permanecer na sua exata medida.
Alguns, com altruísmo e comportamento destemido, diminuem-se, isentando-se de falsas imagens ou interpretações.
Ser regrado, comedido e sem exageros minimiza a possibilidade de se expor por exageros, demonstrando prudência. Na aparência, são suaves e amenos, os que fazem verdadeiramente sucesso, sem afetações.
RESPONSABILIDADE - Obrigação assumida por aqueles que se sabem responsáveis pelos seus atos e conseqüências, capacitando-se a prestar contas de seus compromissos e obrigações. 
É própria do caráter de quem foi treinado ou educado para assumi-la. Atualmente conta, afora as responsabilidades de cunho pessoal e profissional, a social, diferencial dos que estão em dia com o seu tempo. Cresce aquele que, além das próprias, assume também as relativas a seu grupo de colaboradores. ]
IDONEIDADE - Qualidade ou capacidade de quem é suficientemente capaz de exercer sua função de forma correta e competente. Aptidão e facilidade de desenvolver as coisas corretamente. Por instrução e treinamento se conquista a condição de estar apto para atitudes idôneas.
É um valor com o qual cada vez mais se julgam os candidatos ao sucesso, em virtude de tendências de degradação moral, cada vez mais presente em nossos dias.
CREDIBILIDADE - Característica dos que são cridos. Para se considerar alguém candidato ao sucesso, faz-se necessário poder acreditar em que o postula.
Ser acreditável é uma exigência àqueles que se propõem a atender aos demais, razão pela qual as verdades para eles têm de ser absolutamente verdadeiras, sem espaço para qualquer coisa que não seja verídica.  Com sua constatação transmite-se segurança, e algumas das características de quem a tem são a calma e o equilíbrio.              
AGILIDADE - Engloba ligeireza, presteza e desembaraço. Pela primeira, os que perfazem o perfil se mostram rápidos e velozes, chegando próximo da esperteza, sem sua conotação pejorativa. Pela segunda, se percebem a prontidão e a disponibilidade com que rapidamente se manifestam.
Finalmente, pelo desembaraço se percebe a facilidade e desenvoltura de lidar com coisas difíceis ou importantes.
PONTUALIDADE - Talvez a exigência de pontualidade tenha mais justificativa em nosso país, pela tendência de uma grande parcela de nosso povo a teimar em não ser pontual e ter aceitas pela maioria as suas esfarrapadas e repetidas desculpas.
Não só com as coisas do tempo, mas também com relação à exatidão de atos, visto que muitos não pontuam pela constância e regularidade, alternando erros e acertos.
O respeito pelo cliente é fundamental para a conquista do sucesso, fazendo com que talvez o mais correto fosse colocar este último traço do caráter como o primeiro.
Sem ser pontual e sem correção não há sucesso que perdure.

(*) Professor de Marketing da Faculdade Inspirar; MBA em Marketing pelo ISAE/FGV, Especialista em Marketing pela PUC/PR, Pós-graduado em Marketing pela ADVB/SP, Administrador pela Universidade Mackenzie/SP, autor de 32 livros, tendo já publicados mais de 1.350 artigos e colunas, 650 no Brasil e 700 no exterior, ministrador de 420 cursos e palestras. ribeiro@odontex.com.br   www.odontex.com.br
 
Fraternal abraço SBDEano!
      Rubens Barros de Azevedo
Presidente 

Nenhum comentário:

Postar um comentário