segunda-feira, 6 de agosto de 2012

JORNAL MENSAL DA SBDE - 08.12




NOTÍCIAS  DOS  TITULARES

 IVAN HAIDAMUS SODRÉ MARQUES/SP 
Os Cursos sobre Emergências na Clínica Odontológica e Atendimento a Pacientes com Doenças Orgânicas, ministrados pelo Confrade no início de julho foram assistidos por muitos Cirurgiões Dentistas e Acadêmicos de Odontologia, que ficaram bastante satisfeitos. 
Em Natal/RN, o auditório da Academia Norte-Rio-Grandense de Odontologia, presidida pelo colega, Dr. Cícero Almeida, recebeu um bom número de participantes, distribuídos em 02 turmas, pois a sua capacidade é de 70 lugares - foram inscritos 135 pessoas no total, mas só compareceram 92, nos dias 05 a 07 e 09, 10 e 12. 
Todos elogiaram o conteúdo explicado e, principalmente, a demonstração prática, feita numa cadeira Gnatus disponibilizada pela empresa Saudental, parceiras dessa empreitada.  
Em João Pessoa/PB, nos cursos oferecidos no auditório do Conselho Regional de Odontologia (dias 13 e 14), presidido pelo colega Dr. Abraão de Oliveira, tivemos  83 participantes entre Cirurgiões Dentistas, Acadêmicos de Odontologia, ASBs e TSBs, igualmente satisfeitos com os ensinamentos recebidos, também com parte prática-demonstrativa em cadeira Gnatus, através da parceira Saudental, que tem loja local. 
A destacar, a preciosa ajuda das Confreiras IRMA NEUMA COUTINHO RAMOS e Mª NAZARETH XAVIER DE AVELAR (embora acamada incentivou bastante o evento); o Confrade HAROLDO ESCOREL BORGES compareceu para nos dar um abraço fraterno e solidário. 
A intenção é dar continuidade a esse trabalho, pois a constatação é a de que há uma imensa carência básica de formação na área de emergências por parte dos profissionais da Odontologia, bem como do alunado, uma vez que o tema não consta do currículo pleno das faculdades. 
A realização desses cursos, promovidos e coordenados pela SBDE, foi gratuita, o que só foi possível graças ao patrocínio das seguintes Instituições: Academia Norte-Rio-Grandense de Odontologia, Conselho Regional de Odontologia do RN e da PB; Federação Interestadual dos Odontologistas; Sindicato dos Odontologistas do RN; Associação dos Docentes da UFRN e as já citadas GNATUS e Saudental.  
Em setembro, o Confrade Ivan estará de volta ao Nordeste, prevendo-se a realização de cursos em Natal, Parnamirim, Mossoró, Caicó, com o precioso apoio da recente parceira, a empresa NOVA DFL.  
Em novembro, será a vez de a Paraíba recebê-los, prevendo-se, possivelmente, a realização em Campina Grande, Patos, Souza, Cajazeiras e outras cidades, com apoio da Confreira IRMA.  
Um livro elaborado pelo ministrador com todos os temas abordados nos cursos foi oferecido aos participantes com grande aceitação, pois servirá para consultas permanentes.   
Os interessados em adquiri-lo poderão procurá-lo nas Lojas da SAUDENTAL (Natal e João Pessoa) ou mesmo na Academia citada, ao preço de lançamento (R$50,00), considerado simbólico, tendo em vista o seu precioso e vasto conteúdo, elaborado com muita pesquisa prática e abalizada - o autor levou 05 anos para prepará-lo. 
Eis uma breve apresentação dele: Coordenador dos cursos de Extensão Universitária das Faculdades Oswaldo Cruz/SP; Professor convidado da Prefeitura de São Paulo para treinamento e capacitação dos Cirurgiões Dentistas da rede pública; Residência no Pronto Socorro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (USP) e do Hospital São Paulo (Escola Paulista de Medicina); Estagiou nos Hospitais: dos Defeitos da Face; Municipal de São Paulo; de Fraturas da Lapa; Psiquiátrico Bezerra de Menezes; Há 15 anos ministra cursos no Brasil, Cuba, Paraguai e  Portugal. 
A SBDE sente-se honrada e gratificada pela iniciativa que beneficiou, e ainda beneficiará um grande número de profissionais e, consequentemente, a população por eles assistida.   

NOTÍCIAS DA SBDE 

SARAUTERAPIA
Como não conseguimos resolver o problema técnico do sinal para transmissão em tempo real desses eventos, pelo menos por enquanto, está suspensa essa prática. 
Lamentamos bastante, pois era gratificante receber comentários de várias partes do Brasil e até mesmo do Exterior sobre a recepção das sempre ótimas apresentações desenvolvidas por vários tipos de manifestações artísticas e literárias. 
Quem estiver interessado em saber como formatar e desenvolver esse trabalho que tantos benefícios trazem para seus participantes, basta que entre em contato conosco e, prazerosamente, informaremos; muito temos incentivado para que tal aconteça. Acessem nosso blog!

MOMENTOS LITERÁRIOS DOS NOSSOS TALENTOSOS TITULARES
HAROLDO ESCOREL BORGES / PB 
 Ex-Professor Catedrático da Universidade Federal da Paraíba, 
Titular da Academia Paraibana de Odontologia 

BRASIL DE HOJE 
O  Brasil de hoje já foi terra de gente grande!  Grande entre os grandes, figura em constelação o homem que foi estrela brilhante, o Brigadeiro Eduardo Gomes. 
Mesmo, por ter sido quem foi seu nome praticamente aparece riscado da História, embora deva estar grafado em letras de ouro, na História dos Homens de nossa Pátria. 
Eis que o Jornalista Cosme Degenar Drumond decide resgatar a memória desse nome luminar que, em seu tempo, inscreveu-se como patriótico “Chevalier sans peur sans réproche”. 
O autor trouxe a lume a obra “O Brigadeiro Eduardo Gomes – trajetória de um herói”, recentemente lançada. 
É o relato preciso de um dos brasileiros que mais honraram a história pátria, pela conduta, pelo caráter, pelas posições adotadas, sempre em defesa de todos os princípios éticos, e, sobretudo, pela honestidade nas atitudes relativas ao comportamento em todos os eventos públicos e/ou particulares assumidos ao longo dos mais de 80 anos de vida, dos quais meio século a serviço da Pátria que idolatrava. 
Para coroar a apresentação da já decantada obra, o escritor Drumond arremata na contracapa de seu trabalho: Unanimidade Nacional a despeito dos anos espinhosos que atravessou, sem nunca se dobrar ao poder ou ao dinheiro... era autoridade moral, a fidelidade aos princípios, absolutamente inegociáveis
Mais adiante, o fecho atribuído a jovem estudante da época, de 22 anos:  
Neste mundo em que há uma necessidade urgente de novos líderes políticos; em que a democracia está desacreditada; em que o homem se curva ao dinheiro; neste mundo sem apreço pelas coisas espirituais... (havia) figuras humanas como o brigadeiro Eduardo Gomes. 
Duas vezes candidato à Presidência da República, não se elegeu porque era sério demais. Voltamos as vistas ao Brasil. 
E vemos, com profunda tristeza, como a ele se aplicam hoje as reprimendas do estudante, em contraposição às decantadas atitudes e comportamentos do Homem que foi o Marechal-do-Ar Eduardo Gomes – simplesmente como ele só era conhecido e proclamado: o Brigadeiro!   

JOSÉ ROBERTO DE MELO / PE
Presidente de Honra da SBDE; Professor da Faculdade de Odontologia do Recife/PE.
 ENEDINA   
60 anos passados e esta história ainda me emociona... Enedina era mocinha e trabalhava  na casa de minha mãe como arrumadeira. Era uma graça! 
Eu tinha  mais ou menos a sua idade e ela me contava a história dos seus amores com o rapaz que tocava trombone na banda local. 
Eu conhecia o moço, e lembro que achava esquisito que ele tivesse  sardas. 
Na época  pensava que sardas fossem coisa apenas de mulher. Me parecia um amor muito puro, e que devia ir para um casamento feliz. 
Mas existia uma tia com quem Enedina vivia que achava que músico era vagabundo, e era melhor casar com o eletricista cinquentão, feio, mas que emprestava dinheiro a juros aos colegas da usina onde trabalhava. 
E ainda se comentava que ele tinha um hálito pestilento de uma doença crônica que não sei qual era... Para a tia isto contava ponto: Enedina podia ser uma viúva remediada mais cedo. 
A vontade da velha prevaleceu: casaram a moça com o velhote. E como não podia deixar de ser, não foram felizes. O tocador de trombone continuou a ser amado e a juventude  cultiva afoitezas. 
Logo contaram ao marido que o músico andava rondando a sua casa, meio afastada junto de uma turbina geradora de energia, à margem do rio. 
Uma mangueira frondosa na frente da residência escondia os amantes. E foi justamente ali que o marido traído os surpreendeu. 
Partiu para o rapaz de foice em punho e desfechou uma foiçada que daria para degolar um batalhão inteiro. Tão forte que o moço desviou-se e o mortífero instrumento cravou-se profundamente no tronco da árvore. O velhote teve dificuldade de retirá-lo e o moço teve tempo de fugir. Enedina também desapareceu. 
Consta que os amantes embarcaram no trem, na manhã seguinte partindo para uma vida nova. 
Que não sei se foi feliz... Na vila comentava-se que o marido tinha procurado se aconselhar com seu chefe de sessão, sobre a possibilidade de ir procurar Enedina, e o superior, homem de muito saber, tinha lhe recomendado:  
- Se aquiete, criatura! Quem não tem competência, aguenta a galha calado. Não parece uma daquelas histórias d’A vida como ela é, de Nelson Rodrigues?

LENILSON SILVA DE CARVALHO / RN
Ex-Presidente do CRO/RN; Ex-Professor Titular de Cirurgia Bucomaxilofacial da UFRN.
Eis alguns tópicos do seu ótimo livro PENSAMENTOS, PROVÉRBIOS E AFORISMOS e seus respectivos temas, acervo da nossa Biblioteca Creuse Pereira Santos.  
FAZER: Eu não faço quase tudo; eu faço tudo quase... Quase canto, quase danço, quase sapateio... (LUIZ CARLOS MIÈLE); 
Não interessa o que fizeram de mim, mas interessa o que eu faço daquilo que fizeram de mim. (JEAN-PAUL SARTRE);   
O que vale a pena fazer vale a pena terminar. Se não compensa acabar, de nada vale começar. (BALTASAR MORALES); 
Faça o que puder, com o que você tiver, onde você estiver. (THEODORE ROOSEVELT);  
FELICIDADE - Felicidade consiste em fazer o bem. (ARISTÓTELES); 
Ninguém me pode obrigar a ser feliz à sua maneira. (IMMANUEL KANT); 
Junte em ramalhetes as suas felicidades miúdas. (LUIZ DA CÂMARA CASCUDO); 
Agarro hoje o momento de felicidade, pois, amanhã, talvez não me restem forças!                (OMAR KHAYYAM); 
Não devemos permitir que alguém saia de nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz! (MADRE TERESA DE CALCUTÁ); 
Para muitas pessoas a felicidade é semelhante a uma bola: querem-na de todo o jeito e, quando a possuem, dão-lhe um chute... (MÁRIO GLAAB); 
Os infelizes são ingratos: isso faz parte da infelicidade deles. (VICTOR HUGO); 
Felicidade não se acha - se conquista! (LÉA WALDER). 
A felicidade é um bem que se multiplica ao ser dividido. (MAXWELL MALTZ).
 PAULO JOSÉ MORAES DA SILVA / AL   
Professor de Cirurgia da UFAL - Presidente da Academia Alagoana de Odontologia

MEU SÁBADO NO MERCADO!!! PAULO JOSÉ 
O mercado é o lugar onde mais se encontra gente estranha por metro quadrado. Na verdade, vemos gente de todas as classes sociais frequentando esse espaço público com vestimentas simples, sofisticadas, e até de luxo como as granfinas com motorista e tudo. 
Fica até estranho, principalmente quando chove, devido ao grande lamaçal que se forma e, juntando-se a tudo isso, não é difícil suas roupas de grife serem abarrotadas de sangue das carnes carregadas por funcionários dos matadouros, porque elas vão esbarrar nos carregadores de carnes com a metade de um boi nas costas entregando nos açougues para ser comercializado para a população. 
Aparece gente estranha, viciados em drogas, pedintes, vendedores de bugigangas, como: cortador de unhas, espelhos, pentes, copos com adesivos dos clubes de futebol, pilhas e tantas outras coisas por um preço até mais acessível do que nos poderosos supermercados. 
Não só gente estranha, mas gente de todos os tipos, porque assim como os loucos, os normais também, eventualmente, precisam abastecer as prateleiras de sua casa. Não sei explicar se é um reflexo condicionado, vício ou sei lá o quê, mas no dia em que faltamos a esse ato de compra e venda, ou melhor, de abastecimento de nossa despensa, fica faltando alguma coisa na nossa vida e a semana não fica completa porque deixamos de cumprir na agenda de nossa vida um compromisso. 
Se houver alguma espécie de irmandade, com certeza o ponto de encontro é ali junto com vendedores de tudo que você possa encontrar, ali tem! 
O local não é aprazível, porque existe um descaso do poder público em não investir na estrutura física desse espaço comercial, mas, mesmo assim, todos os dias da semana é aberto para a população que, de acordo com sua disponibilidade, escolhe um dia da semana para se dedicar à sua higiene mental que é comprar e rever seus fregueses vendedores que, dependendo da amizade, ficam nossos amigos, e se telefonarmos de nossa casa já encontramos nossas compras organizadas e separadas, facilitando nosso tempo para resolver outras pendências. Sempre é uma alegria nossa ida ao mercado porque lá estacionamos nosso veículo e pegamos a relação com os itens da feira e nos dirigimos ao setor de cereais onde temos como freguês, o Dr. Cláudio, um misto de advogado, teólogo e comerciante, tendo como fiel escudeira Dona Gemina que, devido aos incessantes cursos de pós-graduação que o marido fazia sempre aos sábados, deixou de nos atender pelo menos temporariamente, creio eu. 
Após deixar a lista de mantimentos, vamos nos dirigir ao galeguinho dos olhos azuis: um sergipano chamado Joel que, com sua musa Rosângela e suas filhas Thaise e Renata, procuram atender com fidalguia, sempre nos oferecendo algumas frutas para degustar, quer seja uma fatia de melancia, uma tangerina, uma fatia de abacaxi e boas conversas. 
Deixando essa barraca de frutas de primeira e bem selecionadas, vamos passando pela Dª Geni, uma comerciante que atende as minhas irmãs Tânia, Gil e Lia, e sempre nos cumprimenta com um bom humor. Aliás, nunca a vi com tristeza - junto com seu marido, são sempre atenciosos. 
Seguindo minha peregrinação, encontro Dª Joelma, verdureira de mão cheia e torcedora do meu glorioso Flamengo, sempre vestindo uma camisa do rubro-negro carioca. Aí solicito minhas verduras frescas para meus filhos Juliana e Paulinho. 
Saindo da verdura sou sempre chamado pelo Carlinhos Sibite, que tem esse apelido porque ele não deve pesar mais de 40 kg. 
Esse vendedor de ração para passarinhos, exímio conhecedor de aves, sendo sempre as suas dotadas de melhor canto existente na face da Terra. Há pouco mais de 2 meses ganhei um galo de campina, pedindo-me que tivesse paciência com ele, pois ainda era novo, mas logo, logo começaria a cantar. 
Já se passaram 60 dias, e fui perguntar ao mesmo porque o pássaro ainda não cantou – respondendo a minha pergunta ele disse: - Ainda está compondo para poder cantar... 
Deixo a parte perecível para o final como a carne e o galeto Na carne tenho afinidade com o Sr. Poló e D. Petrúcia com seus filhos cheios de piadas e alegria a me venderem seu produto, escolhendo a carne mais mole para os meus tradicionais bifes. Estendendo minha alegria de higiene mental, dirijo-me ao setor de queijos e fico a conversar sobre política em Major Izidoro, a terra de Tilinho, médico-cirurgião geral meu amigo, o qual é prefeito de sua terra natal. 
Este grande mago dos queijos se chama Zé Preto que, junto de sua esposa Jane, um misto de enfermeira e comerciante, também nos atende junto com suas 03 filhas. 
Ali encontro uma mercadoria de primeira como mussarela, coalho, prato, paio, calabreza e o tradicional queijo de manteiga o famoso “queijo do sertão”. 
Após essa peregrinação pelas várias barracas com suas particularidades, não podemos deixar de falar nos amigos que encontramos fazendo essa trajetória matinal como Fernando Pedrosa, Sebastião Apratto, Gilson França, meu tio Eulilian e sua esposa Graça, Paulo de Jesus, coronel PM Roger, meu primo Antônio Martins, sem falar nos que já se foram ao encontro de Deus, como nossos amigos Antupatro e Chira, comerciante de bodes, cabras, perus, galinhas e que, após todas essas compras, me sentava numa aconchegante cadeira a ouvir piadas e estórias engraçadas contadas pelo mestre dos bodes que, com sua alegria, nos contagiava e não perdia o bom humor, mesmo sempre acometido de uma dor intercostal no lado esquerdo do peito. 
Eu não cansava de mandar bilhetes para o Dr. Cid na Santa Casa para que o examinasse. Porém o Chira sempre adiava a sua consulta, até o dia em que cheguei para sentar na sua cadeira e sua esposa me disse: - O Chira morreu; sentiu uma dor no peito em casa e morreu na sua cama não tendo tempo para um socorro médico. 
Estive no mercado recentemente, fui à sua barraca e observei algumas cabras tristes e desanimadas então indaguei: - Estão com saudade das cascas de feijão que seu vendedor colocava prá elas? 
E assim terminava minha feira com saudade dessas pessoas que fazem parte de minha vida semanalmente, e que para matar minha saudade os reencontro todos os sábados. E a vida continua... 
Ir ao mercado é um aprendizado salutar, é instrutivo, é educador, é higiene mental e, sobretudo, aliviador porque descarregamos todo o nosso estresse, porque encontramos nesse ambiente pessoas humildes, alegres, vendendo seus produtos de caráter diversificado, não fugindo como de praxe uma consulta e receita em cima de frutas e verduras, não deixando de fazer um atendimento de improviso, mas com prazer e muita alegria; na verdade são pessoas que acordam de madrugada por volta das 04 da manhã à espera dos seus fiéis fregueses, cada um com sua história a ser contada alegrando e sendo alegrados numa troca recíproca de cordialidade e gentilezas num mundo cada vez mais selvagem.

LUSOFONIA: EM DEFESA DA NOSSA LÍNGUA 
             Fonte: www.paulohernandes.pro.br                  

PALÍNDROMO
É uma palavra ou um número que se lê da mesma maneira nos dois sentidos, normalmente, da esquerda para a direita e ao contrário. 

Exemplos: OVO, OSSO, RADAR. 

O mesmo se aplica às frases, embora a coincidência seja tanto mais difícil de conseguir quanto maior a frase; é o caso do conhecido:  SOCORRAM-ME, SUBI NO ONIBUS EM MARROCOS. 

Diante do interesse pelo assunto (confesse, já leu a frase ao contrário), tomei a liberdade de selecionar alguns dos melhores palíndromos da língua de Camões:  
- Anotaram a data da maratona; Assim a aia ia a missa; A mala nada na lama; A namorada do Manuel leu na moda da romana; Anil é cor azul;  O céu sueco; O lobo ama o bolo; Zé de Lima Rua Laura mil e dez. 

TAUTOLOGIA 
É o termo usado para definir um dos vícios e erros mais comuns de linguagem. (De tão comum as pessoas nem percebem e usam sempre).
Consiste na repetição de uma ideia, de maneira viciada, com palavras diferentes, mas com o mesmo sentido. 
O exemplo clássico é o famoso subir para cima ou o descer para baixo

Mas há outros, como pode ver na lista a seguir:  
Elo de ligação;  Acabamento final;  Certeza absoluta; Juntamente com; Expressamente proibido; Em 02 metades iguais; Sintomas indicativos; Há anos atrás. Vereador da cidade; Outra alternativa; Meio ambiente; Detalhes minuciosos;  A razão é porque; Anexo junto à carta; De sua livre escolha; Superávit positivo; Todos foram unânimes; Conviver junto; Fato real; Encarar de frente. Multidão de pessoas; Amanhecer o dia; Criação nova; Retornar de novo; Empréstimo temporário; Surpresa inesperada; Escolha opcional; Planejar antecipadamente; Abertura inaugural; Continua a permanecer; A última versão definitiva; Possivelmente poderá ocorrer; Comparecer em pessoa; Gritar bem alto; Demasiadamente excessivo;  A seu critério pessoal; Exceder em muito

Note que todas essas repetições são dispensáveis. Por exemplo, surpresa inesperada:  Existe alguma surpresa esperada? É óbvio que não! Devemos evitar o uso das repetições desnecessárias. Fique atento às expressões que utiliza no seu dia a dia 

((Comentário: Isto se quiser falar e escrever bem, coisa que, em geral, as pessoas não dão muita importância...)).

MOMENTOS DE CONSTATAÇÃO  
Uma causa que concorre bastante para que o nosso País esteja desse jeito que todos constatam e lamentam, certamente, é o nível da educação do povo e/ou a tendência de querer levar vantagem em tudo.  

 GENTE QUE VOTA  

-  Olhando uma casa para alugar, meu irmão perguntou à corretora de imóveis de que lado era o Norte, porque não queria que o sol o acordasse todas as manhãs. 
A corretora perguntou: "O sol nasce no norte?".
Quando meu irmão explicou que o sol nasce no Leste (aliás, há um bom tempo isso acontece), ela disse: 
- "Eu não me mantenho atualizada a respeito desse tipo de coisa". Ela também vota! 

- Meu colega e eu estávamos almoçando no restaurante auto-serviço da empresa, quando ouvimos uma das assistentes administrativas falando a respeito das queimaduras de sol que ela havia tido, ao ir de carro ao litoral. 
Estava num conversível, por isso "não pensou que ficaria queimada, pois o carro estava em movimento". Ela também vota! 

- Minha cunhada tem uma ferramenta salva-vidas no carro, projetada para cortar o cinto de segurança, se ela ficar presa nele - só que ela a guarda no porta-malas!!! 
Minha cunhada também vota!  

- Pronto!  Agora você já sabe QUEM elege certos políticos...  

Fonte: Autor desconhecido - Mensagem recebida pela internet. 

MOMENTOS DE HUMOR:  
  
BAIANOTERAPIA.... 
A mãe do baiano vai viajar pro  exterior e pergunta ao filho:  
- Quer que mãinha lhe traga alguma  coisa da viagem, meu dengo?   
- Ô, minha mãe... Por favor, me traga  um relógio que diz as horas.  
- Ué, meu cheiro... E o seu, não diz não?   
- Diz não, mãinha... Eu ainda tenho de olhar  nele pra saber... 

 (Colaboração do Confrade PAULO JOSÉ MORAES DA SILVA/AL)

 BODAS DE FERRO  
- Um casal de velhinhos fazia 65 anos de casados e foi a um restaurante festejar. 
Diz o velhote:  - Minha rainha, onde queres que nos sentemos?  - Aqui, diz a velhinha.   
- Princesa, queres um aperitivo?  - Sim, obrigada.                
- Meu anjo, o que te apetece comer?  Ela pede o cardápio e faz o seu pedido.  
- Meu doce, que vinho preferes?   
O garçom mal podia acreditar no que ouvia.  
A senhora foi ao banheiro e ele aproveitou para falar com o velhinho: 
- Que coisa linda! Como o senhor ainda consegue tratar a sua esposa com essas palavras tão carinhosas ao fim de tantos anos? Rainha, princesa, anjo, doce... Estou admirado! 
O velhote olhou o garçom nos olhos e respondeu:  
- Sabe o que é? Eu não consigo me lembrar do nome dessa véia... 
((Comentário: Que maldade!!!))  

 GESTÃO DE RESULTADOS 
Numa cidade do interior, viviam duas mulheres que tinham o mesmo nome: Flávia. 
Uma era freira e a outra taxista. Quis o destino que elas morressem no mesmo dia. 
Quando chegaram ao céu São Pedro as esperava.  
- O teu nome?  - Flávia - A freira?  - Não, a taxista. 
São Pedro consultou as suas notas e diz: 
- Bem, ganhaste o paraíso. Leva esta túnica com fios de ouro. Podes entrar.           
A seguinte... - O teu nome?  -  Flávia - A freira?   - Sim, eu mesma.  
- Bem, ganhaste o paraíso... Leva esta túnica de linho. Podes entrar. 
A religiosa diz: - Desculpe, mas deve haver algum engano. Eu sou Flávia, a freira!               
- Sim, minha filha, e ganhaste o paraíso. Leva esta túnica de linho... 
- Não pode ser! Eu conheço a outra Flávia, Senhor. Era taxista, vivia na minha cidade e era um desastre! Subia as calçadas, batia com o carro todos os dias, conduzia pessimamente e assustava as pessoas. Nunca mudou, apesar das multas e repreensões policiais. 
E quanto a mim, passei 65 anos pregando todos os domingos na paróquia.  Como é que ela recebe a túnica com fios de ouro e eu esta?  
- Não há nenhum engano - diz São Pedro. É que, aqui no céu, adotamos uma gestão mais profissional do que a de vocês lá na Terra... - Não entendo!  
- Eu explico. Já ouviste falar de Gestão de Resultados? Agora nos orientamos por objetivos, e observamos que nos últimos anos, cada vez que tu pregavas, as pessoas dormiam. E cada vez que ela conduzia o táxi, as pessoas rezavam! Resultado é o que importa. Isso é Gestão de Resultados!  
 ((Comentário: Faz sentido...))

TITULARES ANIVERSARIANTES ESTE MÊS  

03 - MAURO CRUZ;   
04 - LUCY DALVA LOPES MAURO; 
06 - IVAN HAIDAMUS SODRÉ MARQUES; 
27 - PAULO JOSÉ MORAES DA SILVA
Nobres Titulares: Congratulações pela especial data! Saúde e paz! 

MOMENTOS DE TROVAS PELO BRASIL AFORA 
 A Trova é o único gênero literário exclusivo da Língua Portuguesa! Originária da quadra popular lusitana encontrou campo fértil no Brasil; só depois de 1950 começou a ser estudada e difundida literariamente.  

Meu coração de criança
contém duas cavidades,
numa eu guardo a esperança,
na outra irei guardar saudades.
FRANCISCO MACEDO / RN

Por meus possíveis fracassos
assumo a culpa sozinho:
se Deus libera os meus passos,
sou eu que escolho o caminho.
 NEY DAMASCENO / RJ

Quando afago teus cabelos,
como o vento afaga a flor,
tenho a esperança de vê-los,
brancos, seguidos de amor.
CARMEN PIO / RS

Vi o poder da união,
num grupo que construía,
em forma de mutirão,
sua própria moradia.
AUROLINA DE CASTRO / AM

Por ter, na medida justa,
minha fé e minha igreja,
a noite jamais me assusta
por mais negra que ela seja!
SELMA PATTI SPINELLI / SP

Nosso amor é uma certeza
dentro do meu coração;
e a luz da paixão, acesa,
apaga a luz da razão!...
 ISTELA MARINA GOTELIPE / PR

Confesso, com desconforto,
que ainda sou seu vassalo:
- nosso passado está morto,
mas não consigo enterrá-lo..
WANDA DE PAULA MOURTHÉ / MG

Fiquei velho a contragosto,
mas não posso reclamar.
Se o tempo amassou meu rosto,
não doeu, foi devagar.
HUMBERTO DEL MAESTRO  / ES

A virtude, simplesmente,
é um dos dons abençoado:
reflete o nosso presente
num espelho do passado...
 REJANE COSTA / CE

A mais triste solidão
que os seres humanos têm
é abrir o seu coração...
Olhar...e não ver ninguém!
ADEMAR MACEDO / RN

Dei conforto em hora aguda
a tantos (que nem mais sei),
mas na dor só tive ajuda
de mãos que nunca ajudei.
ALONSO ROCHA / PA

Parabéns, sempre criativos, talentosos e inspirados 
Poetas Trovadores Brasileiros!!!

MOMENTOS DE POESIA 
A Poesia (tal e qual a Arte) está sempre presente no nosso cotidiano - basta que tenhamos a sensibilidade para percebê-la, deliciando o nosso espírito com as obras que nos são oferecidas pelos Poetas/Poetisas (e Artistas). 
Procuramos sempre destacar e prestigiar as belas obras e seus respectivos autores. 
Assim sendo, apresentamos nesta edição ótimo exemplo de pura Poesia:
A SECA
Tão longe estamos de tudo,
Da bonança, da fartura,
Do pônei de pelos brancos
Nas campinas frescas, maduras.

Problema que é gestado
Em mesa de gente fina,
 Faraós embriagados
Pelo ouro e pelas usinas.

Somos restos, magros, ossudos,
Alienados ao triste sistema:
Uns passando fome calados
E outros fazendo poema.

OBS.: Este poema foi escrito e publicado em um livro da autora acima citada, em 1996.   Tantos anos já se passaram e ele parece tão atual. Por quê?
MARIÂNGELA FREITAS / RN
 
MOMENTOS DE REFLEXÃO

 FÁBULA JUDAICA
03 mulheres conversavam ao lado de um poço. Um velho as escutava. 
A 1ª mulher dizia: - Meu filho é muito forte, corre e pula. 
A 2ª dizia: - O meu filho canta como os passarinhos. 
A 3ª mulher nada dizia, então o velho perguntou: - Você não tem filhos? 
Ela respondeu: - Tenho, mas ele é um menino normal como todas as crianças. 
As três mulheres pegaram seus potes cheios de água e se foram.

No meio do caminho, elas pararam para descansar então o velho homem sentou ao lado delas. Logo elas viram seus filhos voltando para perto delas. 
O 1º vinha  correndo e pulando; o 2º vinha cantando lindas canções. O 3º não vinha pulando nem cantando, ele correu em direção à sua mãe e pegou o pote cheio de água e levou para casa. 

As 03 mulheres perguntaram para o velho homem: 
- O que o senhor achou dos nossos filhos? E o homem respondeu:  
- Realmente, eu acabei de ver 03 meninos, mas vi apenas 01 filho. 

 (Colaboração do Confrade HUGO VIEIRA DE MELO DEGANI/RJ).  

MENSAGEM DA PRESIDÊNCIA
Continuamos o nosso trabalho de expansão e reconhecimento da grandeza da nossa SBDE, granjeando o respeito que ela merece, tendo em vista os seus valorosos componentes. Conclamamos a todos para se engajarem nessa missão que muito nos beneficiará. 
Participem deste Jornal e divulguem da melhor maneira que puderem a nossa Instituição, seja portando orgulhosamente o nosso distintivo, ou informando a condição de Titular nas solenidades a que comparecerem.                          

Todos agradeceremos.

Fiquem bem!  Até para o mês!!!

Fraternal abraço SBDEano!

      Rubens Barros de AzevedoPresidente
 ===========================
SBDE - A Literatura na Odontologia desde 20.09.2000 
 Personalidade Jurídica n° 135 - Fl. 15    Caxambu/MG
Sede: Rua Presbítero Porfírio Gomes da Silva, n° 1757 - Bloco B/101 - 
Capim Macio –  Natal/RN -  59.082-420
Tels.:  (84) 3219.6007 / 8808.3545 / 6820.6121   
sbde2000@gmail.com  -  Blog: www.dentistasescritores.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário