quinta-feira, 6 de agosto de 2009

EM DEFESA DA NOSSA LÍNGUA

Você sabe qual é a forma correta?

“Etc” é abreviatura da expressão latina et cetera e significa "e outras coisas", "e outros (da mesma espécie)", "e assim por diante".
Podemos observar a presença do elemento de ligação "e" (“et”), o qual se fundiu com a palavra “cetera”.
Mas por que isso nos interessa? Ora, quando dizemos: “comprei banana, maçã e laranja”, não usamos a vírgula quando o “e” aparece, portanto não devemos usar a vírgula quando usamos o “etc”, que já tem um “e” embutido. Agora você não erra mais: “comprei banana, maçã, laranja etc”.

Nunca diga: Eu aprontei, eu remedio.
- O verbo remediar (tal como consertar, atenuar,...) na frase acima está só piorando o caso.
No presente do indicativo, o verbo remediar tem um "e" antes do "i".
O correto então seria: "Eu aprontei, eu remedeio."
O mesmo vale para os verbos ansiar, odiar, mediar, intermediar e incendiar.
Portanto é: eu anseio, medeio, intermedeio e incendeio! Tu anseias, medeias, intermedeias...

A grafite ou O grafite?
- Quando significa lápis ou fino bastão que serve para escrever, é "a grafite".

FONTE: www.scrittaonline.com.br

===================================================================================
Postado por SBDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário