sábado, 11 de julho de 2009

DÓRIS DE ONTEM E DE HOJE

Por José Roberto de Melo *

Não. Eu não estava como o Brasil, "deitado em berço esplendido." Estava recostado prosaicamente no sofá da sala, com a intenção de assistir um jogo de futebol na televisão. Adormeci e não vi jogo nenhum. Acordei com o Jô Soares entrevistando uma senhora gorda, marca dos anos desenhada em um rosto que me pareceu simpático, mas que eu não identifiquei logo, embora me parecesse familiar. Interessado, driblei o sono e fiquei escutando o resto da entrevista. Logo estava sabendo que era da cantora Dóris Monteiro que eu não via, fazia já um bocado de tempo.

Foi então que me veio à lembrança a primeira vez que tinha me deparado com, a então, moça Dóris Monteiro. Foi em tempo que a televisão era escassa e a gente não via cara de artista com muita facilidade. Fiquei então a comparar o que o tempo tem feito comigo; e pesar os estragos na minha pessoa.

Eu estava voltando de São Paulo, de um congresso odontológico, no ano em que a paulicéia festejava o seu quarto centenário, e programado uma passadinha no Rio. Comigo no Rio ficou o colega Valdir Farias que me convidou para assistir a um show no Copacabana Palace.
Nesse tempo, as maiores boates do Rio de Janeiro costumavam apresentar grandes espetáculos. E foi para um desses que fomos nós, eu Valdir e mais duas colegas que também voltavam de São Paulo, com um convite que um parente de Valdir tinha ofertado. Foi nesse show que vi Dóris Monteiro pela primeira vez. E me ficou na lembrança até hoje. Ela descia para o palco do teto, em uma espécie de gaiola dourada, portando um vestido branco, comprido. Na sua figura destacava-se uma grossa trança, repousando para frente, sobre um dos ombros. Era realmente uma moça linda. Essa imagem eu guardei da Dóris.

Vi agora conversando com o Jô uma senhora bem passada, tentando cantar, com uma voz respondendo difícil, canções de um disco novo, lançado com sucessos antigos.

Fiquei me lembrando dos versos do poeta Bernardino Borba: "O tempo não corre voa/ O tempo é bicho danado/ Pra consumir a pessoa."
Não tive coragem de me olhar no espelho no caminho para a cama...

* Poeta, prosador, Presidente de Honra da Sociedade Brasileira de Dentistas Escritores.

FONTE: http://melo28.blog.uol.com.br

Postagem da SBDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário