sábado, 30 de setembro de 2023

EDIÇÃO - OUTUBRO - 2023

 


EIS  O  TALENTO E  AS ATIVIDADES  LITERÁRIAS

DE   TITULARES  E  HONORÁRIOS

 

ANDREIA PERLINGEIRO BASTOS - Rio de Janeiro/RJ

Autora dos Livros: Esculpindo Faces e Esculpindo Faces: Bioestimuladores (*); Mestre em Healthcare Management - Miami College/EUA; Membro do Comitê de Artigos da Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais em Odontologia (SBTI); Especialista em Harmonização Orofacial.

https://loja.editoranapoleao.com.br/produtos/esculpindo-faces  e  loja.editoranapoleao.com.br/produtos/esculpindo-faces-bioestimuladores/

FACEBOOK: https://m.facebook.com/andreiacperlingeiro?eav=AfYyV9kKZ4FAWJQEVCwm4qEhE8xBXyZlzCYCAzeoRgEBL7A_ZlQxuZh9gXtEAl6KxtQ&paipv=0  

Rede social:

#harmonizacaofacial # dentista #cirurgiaodentista #odontologia #biomedicina #enfermagemestetica

TRILOGIA PARA O ACERVO DA BIBLIOTECA DA ACADEMIA

Presidente, Mauro Althoff; A Autora; Walmira Oliveira ; Irani Cabral; Florence Sekito e  Elias Kalume Júnior (Vice-Presidente)

PREFÁCIO de Mauro Althoff - Presidente da Academia    de Odontologia do Estado do Rio de Janeiro.

A estética é uma das disciplinas mais fascinantes e abrangentes da filosofia, que nos ajuda a compreender a natureza da beleza, do gosto e do valor artístico.

Beleza é a qualidade ou característica de algo ou alguém que é atraente e agrada aos sentidos ou ao espírito. A percepção da beleza é subjetiva e varia de pessoa para pessoa, mas geralmente inclui aspectos como harmonia, proporção, cor, forma e textura.

A beleza também pode ser encontrada em coisas simples ou na natureza, assim como em arte, música e literatura. É uma qualidade apreciada por muitos e pode trazer prazer, inspiração e consolo.

A harmonização orofacial é uma área da Odontologia que vem ganhando cada vez mais destaque nos últimos anos. Com a evolução da tecnologia e o aumento da conscientização sobre a importância de uma boa aparência e saúde, cada vez mais pessoas buscam soluções para melhorar sua autoestima e bem-estar.

A Dra. Andreia Perlingeiro, imortal da Academia de Odontologia do Estado do Rio de Janeiro (AORJ) apresenta neste livro uma visão profunda e detalhada desta área de estudo, explorando suas principais teorias, técnicas e conceitos de uma forma clara e acessível. Com uma combinação de análises rigorosas e exemplos concretos, Andreia conduz o leitor a uma compreensão profunda da estética e sua relevância para formação do diagnóstico, tratamento e seus resultados, no resgate harmônico do belo e da valorização da autoestima.

Este livro é de grande valia para Dentistas, especialistas na área, estudantes e profissionais da área da saúde que tem a harmonização orofacial como fundamento básico de uma Odontologia de qualidade.

Além disso, sua publicação é muito importante para pacientes interessados em conhecer mais sobre as opções de tratamento disponíveis, sendo uma importante fonte de informação e orientação.  Boa leitura!

ANÍSIO LIMA DA SILVA - Campo Grande/MS

1º Tesoureiro da SBDE; Professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Diretor Geral da Faculdade Referencial de Odontologia - ABO/MS.

 

HOMENAGEM AO PROJETO “ELOS”, DA 

LÍNGUA PORTUGUESA - LUSOFONIA.

ANTÔNIO INÁCIO RIBEIRO - Guarapari / ES

Honorário – Diretor de Divulgação; Especialista em Marketing (PUC); Master Business Administration (FGV)

Administrador (Universidade Mackenzie); Titular da Academia Guarapariense de Letras e Artes. Cronista aos domingos em:

https://www.folhaonline.es/category/antonioribeiro/@museuguarapari = Museu de história.


VOLUME DOS CARROS DE SOM IMPORTUNA

MORADORES E TURISTAS EM GUARAPARI

    Guarapari é praia onde muitos vêm descansar, vários aposentados, que de tanto vir, terminam por morar, boa parte deles por preferirem o sossego, que há fora da temporada.

    Já não bastava o combatido som automotivo, que diminuiu bastante ultimamente, agora têm de fugir das caixas de som pequenas, mas que fazem grande barulho.

    Saindo da praia para as ruas, muitas lojas mantêm um locutor na calçada, para atrair a freguesia. Quando o movimento está baixo, aumentam o volume do som.

    Para não ficar de fora, as pequenas lojas que não podem pagar o locutor, colocam um equipamento na porta, virado para a calçada e mandam ver todo o dia.

    Fico imaginando o fim do dia dos vizinhos dessas lojas, o que têm de aguentar. O som alto parece entrar sem hora para sair, às vezes, só a noite em casa.

    Estamos fazendo esta introdução, para chegar no ponto crítico: os carros de som. Parece que vale tudo, desde os adesivados até os clandestinos.

    Quando o feriadão promete e as vendas estão baixas, vem o carro de som. Até um caminhão, tipo trio elétrico de carnaval, sai para rodar.

    O problema existe e só aumenta. Temos de cuidar da nossa saúde, pois é sabido que essa é uma das causas de deficiências auditivas.

    Quem anda pela cidade, volta e meia para atrás de um carro com a porta traseira aberta para sair o som, todo o dia atrás de novos ouvidos.

    Os que não tem como pagar um carro, passaram a optar pelas bicicletas que circulam de sol a sol, com som alto poluindo nossas calçadas.

    A criatividade não para de aumentar a quantidade de autofalantes, disputando nossos ouvidos. Até um pedestre com megafone circula!

    Nada contra os que estão honestamente trabalhando por seu suado dinheirinho. O problema é que como são muitos, o som aumenta.

    Aqui entra a fiscalização, que contra os autos anda faminta. Até agora não vi única vez, um fiscal interpelando um desses do som.

    Disciplinar e fiscalizar, seria o caminho para controlar esta terra de ninguém, para garantir o bom convívio entre as partes. Até poderia, pois circulam pelo mesmo ambiente!

 

EDUARDO  DE  SOUZA  -  Rio  Branco / AC

Honorário - Cirurgião-Dentista - Natalense    Cinéfilo.

 

BAGDAD  CAFÉ  (1987)

Out of Rosenheim

Opinião do público: 7.4

 Uma joia preciosa do cinema alemão rodada nos Estados Unidos, protagonizada por uma atriz nascida na Guyana (CCH Pounder) e outra na Alemanha (Marianne Sagebrecht). Contracenando com essa insólita dupla, o veterano ator americano Jack Palance.

Abandonada pelo marido numa poeirenta e deserta estrada dos Estados Unidos, encontramos Jasmine,           (Mrs. Sagebrecht), arrastando  uma mala, e indo parar num posto de gasolina no meio do nada.

Recebida com desdém e muita desconfiança pela dona do estabelecimento, ela consegue um modesto apartamento no motel anexo ao posto.

No entorno do mesmo lugar o Bagdad Café, que dá nome ao título, vai se transformar com a presença da forasteira.

Delicada e extremamente sensível, Jasmine vai tocar as vidas das pessoas que habitam ou frequentam a área do Café. Sua cultura vinda de terras europeias, vai encantar as mais variadas plateias, incluindo as que tiverem o privilégio de assistir essa deslumbrante película, que faz uma viagem enriquecedora no campo das relações humanas, exibindo um otimismo contagiante que nos convida a refletir sobre as coisas simples da vida.

Ganhador do CESAR, o Oscar da Academia do cinema francês, na categoria de melhor filme estrangeiro, BAGDAD CAFÉ interage com emoções que elevam o espírito de camaradagem num ambiente de múltiplas identidades, projetando uma atmosfera distinta numa comunidade que jamais seria a mesma após a passagem mágica da dama germânica.

Essa relevante gema cinematográfica ganhou lugar de realce nos corações de diversas nacionalidades.  

FLÁVIO HILDEMBERG DA SILVA GAMELEIRA

Titular – Natal/RN

Gestor Ambiental - Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFRN); Servidor Técnico-Administrativo da UFRN e Pesquisador de temas ligados à História, Cultura, Meio Ambiente e Religiosidade.

- Vejam a entrevista feita pela Fundação Vingt-un Rosado (Mossoró/RN) com o nosso Titular sobre o livro, já aqui focalizado – Veredas do Padre João Maria (Parte I) a respeito da trajetória do “santo” potiguar!

https://colecaomossoroense.org.br/site/2022/06/22/fundacao-vingt-un-rosado-entrevista-escritor-da-obra-sobre-a-trajetoria-do-santo-potiguar/

 

VEREDAS DO PADRE JOÃO MARIA - PARTE II

 Escrito em linguagem acessível, mas sempre inserido em um contexto histórico com base na pesquisa bibliografia realizada, o livro complementa a descrição da trajetória do Padre João Maria, iniciada no 1º livro da série.  Ele foi um sacerdote católico que viveu no Estado do Rio Grande do Norte, entre meados do século XIX e início do século XX. Pelas suas virtudes, morreu com fama de Santidade.  A causa de beatificação está aberta, apesar de já ser canonizado no coração do povo.  Investimento:  R$ 40,00 - Quarenta Reais.

Obs.:  Os livros – Parte I e Parte II - estarão disponíveis, mediante contato direto com o Autor fhildemberg@hotmail.com

 

 

GIVALDO SOARES DA SILVA – Natal/RN

Honorário – Ex-Professor da U.F.R.N.

25 DE OUTUBRO, DIA DO CIRURGIÃO-DENTISTA:

O PASSADO QUE NÃO PODE SER ESQUECIDO!!!


É um dia de lembranças e reflexões: Aos que no passado dedicaram suas vidas à nossa profissão e criaram: A Associação Brasileira de Odontologia (ABO), o Conselho Regional de Odontologia (CRO), o Sindicato dos Cirurgiões-Dentistas, a Academia Norte-Rio-Grandense de Odontologia (com seu ótimo Museu Solon de Miranda  Galvão – um dos maiores do País), a Faculdade de Odontologia, a Uniodonto.

Não dá para lembrar de todos, mas lembraremos alguns, como: O Professor Luís Soares de Araújo, que não sendo Cirurgião-Dentista, foi o idealizador da Faculdade de Odontologia. Mas antes deste acontecimento, em 1930, o Cirurgião-Dentista pernambucano Dr. Francisco Ramalho, liderando um grupo de Dentistas, fundaram a Associação Odontológica do Rio Grande do Norte, nossa primeira entidade.

A partir de 1950, a Odontologia deu um salto monumental, sobre o comando dos Dentistas José Cavalcante de Melo e Alberto Moreira Campos.

Em 1955, o Dr. Odilon de Amorim Garcia entra em campo e forma o trio de ouro da história da Odontologia do nosso Estado.

Merecem também reconhecimentos os irmãos Clemente Galvão e Solon Galvão Filho, Fernando Dantas de Resende, Pedro Lopes Cardoso, Joaguim Guilherme, Rosalvo Pinheiro Galvão, Natália Galvão, José Nunes Cabral e muitos outros. Esta foi a velha geração.

Na nova geração podemos destacar: Eduardo Seabra, Lenilson Carvalho, Nelson João Silva, Sebastião Fernandes, Eimar Lopes, Clesito César Fechine, Luís de Vasconcelos Leite, Ricardo Calazans, Dorielio Barreto, Elza Macedo, Iara Silva, Francisco das Chagas, Marluce Souza e outros.

Agora o bastão está nas mãos dos jovens Dentistas, que dirigem as entidades e não poderão esquecer a memória desse nobre grupo que tanto lutou pela Odontologia.

Os jovens têm a obrigação de manter viva a história de nossa profissão.

No dia do Cirurgião-Dentista, prestamos uma homenagem ao colega Rubens Barros de Azevedo, lutador incansável pela Odontologia. Carioca, viveu em Portugal, voltou ao Brasil e se apaixonou pela cidade de Natal. Aqui chegando, não parou de trabalhar pelas entidades de classe. Um exemplo é o "Sarauterapia", que ele coordenou no Conselho Regional de Odontologia, durante 16 anos. Parabéns, colega Rubens!!!! Você é um herói!

Nessa data, também é justo parabenizar a Colega Jane Suely de Melo Nóbrega, atual Presidente do Conselho Regional de Odontologia do RN, pela compra do terreno para construção da futura sede da Instituição!


IRISLENE  CASTELO  

BRANCO  MORATO                            

Belo Horizonte / MG – Titular.

Titular da Academia Mineira Feminina de Letras; Presidente Coordenadora da AJEB–MG {Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil}.  

Para conferir todas as suas atividades, basta acessar:   https://irislenemorato.com

Entrevista da nossa nobre Titular na Semana da Poesia da Lagoa do Nado, pela escritora e artista plástica Regina Mello, Presidente do MUNAP - Museu Nacional de Arte e Poesia.

https://www.youtube.com/live/kRiKKlR1qmU?feature=share

 

JOSÉ ACACI RODRIGUESParnamirim/RN

Honorário – Professor de Matemática, Poeta, Compositor, Multi-Instrumentista, Cantor, Pintor.

POR MAIS QUE TE CONHEÇA...

Que a luz dos teus olhos me anime

e teu beijo molhado me desperte,

teu abraço apertado me aperte,

pois só tua presença me suprime.

Que o som da tua voz me reanime

e o calor do teu corpo me aqueça;

nossa noite de amor não amanheça

e o papel dessa história não se amasse,

nosso laço de amor não desenlace

e eu te ame por mais que te conheça.

 

Que um dia contemos nossa história

relembrando momentos de alegria

que vivemos na paz e harmonia,

em momentos de dor ou de vitória.

Nosso amor se eternize na memória

e do teu beijo eu nunca me esqueça;

com as mãos para o céu e agradeça

por Deus ter te botado em minha sina,

para ser minha eterna menina,

e eu te ame por mais que te conheça.

 

Quero ter o prazer do teu carinho

e no teu coração fazer morada.

Tu serás minha eterna namorada;

Nossa cama será o nosso ninho.

Que no fim da tua vida, eu já velhinho,

o calor do teu corpo ainda me aqueça.

Que a tua memória não me esqueça

E, nos dias finais, já na velhice,

Tu te lembres das coisas que eu te disse

e eu te ame por mais que te conheça.

JOSÉ  GALBA  DE  MENEZES  GOMES

Fortaleza / CE – Titular

Professor Aposentado do Curso de Odontologia

da UNIFOR - Universidade de Fortaleza; 

Mestre em Psicologia;

Titular da Academia Tiradentes de Odontologia;

Titular da Academia Palmense de Letras - Coreaú/CE; Secretário Executivo da Secretaria

de Estado de Saúde/CE.

POSSE NA ACADEMIA BRASILEIRA

DE ODONTOLOGIA

Conforme podemos observar no convite abaixo, nosso nobre e ilustre Titular foi empossado na magna Instituição Odontológica, cuja nobre Presidente, LIANA LIMA PINHEIRO, também é nossa Titular, além do Vice-Presidente, MAURO CRUZ, uma grande honra para todos nós!

 

Na 1ª Foto, o novo Acadêmico recebendo a Medalha e o Certificado de Acadêmico Honorário das mãos da citada Presidente Liana; na 2ª foto, com os familiares: . Aline de Almeida Gomes, Régis Gomes e Fábio de Almeida Gomes.

 Querido Mestre, receba nossos efusivos PARABÉNS por tão expressivo galardão!

LUIZ  MANOEL  DE  FREITAS  -  Natal/RN

Superintendente  Técnico  do

PROJETO  REVIVER (Parceiro da SBDE).

 

NÉCTAR DO AMOR

 Provei o doce néctar do amor sem sentir o amargo sabor da maldade, e descobri ser a felicidade o fruto e consequência de cada passo que dou.

Precisei refletir, e sem desistir de cumprir o passo a passo da bondade, voei o encantador voo da liberdade, flutuando no ar da esperança, e saltando de paraquedas construídos da singela harmonia, existente em minhas andanças.

Pousei em terra fértil, livre de nostalgia, rica de alegria reformadora e capaz de transformar a salgada água do mar das ilusões em doces e transparentes gotas que escorrem nos corações, fertilizando-os com sementes de paz.

Fui capaz de rever-me nítido, no espelho que a luz do sol reflete, e transparente como a cristalina água. Tranquilizei-me e me fiz calmo, harmonizando o pensamento.

Confirmei ser o néctar do amor a energia que nos preenche a alma.

Penetrei nos espaços e porões, locas e frestas, brechas e ninhos que preenchem o meu interior. Concluí não estar sozinho, pois lá encontrei, não só o que busco, mas o que precisamos, acordados ou sonhando, e que chamamos de amor.

Dividindo-me, inteiro me entreguei, de coração aberto, fraterno, com desejo certo, segui pisando o chão molhado pelas gotas transparentes de onde brota cada semente que faz da gente, a rigor, o ser capaz de disseminar amor...

 

MARIA DO SOCORRO MEDEIROS SANTOS - Natal/RN

Especialista em Educação Holística e Qualidade de Vida, pela UFRN; Terapeuta no CERPICS - Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.

- FALECIDA EM 13.06.2023 -

 

  
  Este livro é um roteiro muito bem elaborado pela autora, mostrando a sua própria trajetória de vida, exatamente como o título sugere. Trata-se de uma edificante leitura que, com certeza, muito nos mostra aspectos valiosos que merecem ser aplicados no nosso cotidiano!


MAURO CRUZJuiz de Fora/MG

Revisor do JOMI - The International Journal of Oral & Maxillofacial Implants, há 14 anos; DMD, MSc, PhD.

 

O JORNAL TRIBUNA DE MINAS, DE JUIZ DE FORA/MG,

ATRAVÉS DA COLUNA DE CESAR ROMERO, PUBLICOU:

 Durante prestigiada solenidade no “Cerimonial Paraíso”, o Dentista, Professor e Escritor Mauro Cruz foi agraciado com o título de cidadão honorário de Cataguases.            A homenagem, proposta pelo Vereador Fernando Medeiros Pereira, teve como justificativa a atuante participação de Mauro em projetos culturais e ações assistenciais na Zona da Mata, especialmente em Cataguases e no Distrito de Sereno. 

Nas fotos: - O homenageado e o vereador Fernando Medeiros Pereira; - Raquel Marina Braga, Maria Clara Guedes, Victoria Cruz com os pais, Keler e Mauro Cruz.

DISCURSO PROFERIDO NA HOMENAGEM - 06.09.2023.

Caros Senhores:  Como falar em nome de todos os homenageados, cada um com diferentes histórias que os trouxeram a este momento? Momento especial na vida de todos, pois, através de seus atos foram escolhidos e acolhidos carinhosamente, no seio desta sociedade e convidados a ser, oficialmente, um de seus membros, assim como receber o destaque da benemerência.

São, certamente, ricas e diferentes histórias e anos de vidas voltados para esta cidade e região, que culminam agora neste ato e não há como contá-las todas nesta noite. Assim, em nome de todos, vou contar a história que eu vivi, e sei que nela, haverá pedaços da história de cada um, pois o que nos trouxe aqui, acima de tudo, foi o amor por esta terra. Mas, em 1º lugar, em nome de todos os agraciados, agradecer aos vereadores autores das propostas destas distinções, ao Presidente da Câmara - Vereador Antônio Gilmar de Oliveira, a toda a Câmara Municipal e ao povo de Cataguases, por esta honra a nós concedida. Em meu nome, agradecer ao Vereador Fernando Medeiros Pereira, por esta grande distinção de ser acolhido por esta terra como seu filho, o que já sou em meu coração, desde os primeiros anos de vida. Quero agradecer, de forma especial, à Professora Raquel Marina Pereira Braga, pois foi através de suas ações que tive a oportunidade realizar alguma coisa por Sereno, ações estas que me abriram as portas desta cidadania. Da mesma forma, agradeço à Professora Maria Tereza Werneck que, como a Raquel, criou oportunidades semelhantes em Cataguases.    A minha história aqui, começou quando, aos 06 meses de idade, vim para Sereno, onde, literalmente e no sentido figurado, dei os primeiros passos na vida. Cataguases era a extensão e o nosso ponto de referência. Cresci em Sereno indo “à cidade”, para tudo que precisávamos. Inicialmente, de trem, até morrer a nossa querida “Maria Fumaça”, depois de ônibus, sacolejando nas costelas da estrada. Para a criança de Sereno, encantada com a cidade, as vitrines, com suas atrações, alimentavam a nossa imaginação. Entrar em A Nacional, no Bazar René ou na Casa Filipe, para escolher um presente, era, para mim, uma viagem nos sonhos. Caminhar pela avenida, em frente à estação ferroviária, olhando as lojas e seguir pela Rua Coronel João Duarte, hoje o calçadão, até a Praça Rui Barbosa, era o meu caminho predileto que fazia brilhar os olhos e estimular a imaginação. Fez parte de minha infância, de forma intensa, o Sr. Armando Leone, com sua banca de revistas, onde eu alimentava a minha biblioteca de gibis, uma velha gaveta encantada, sob a minha cama. Nela, moravam os sonhos e as fantasias do menino curioso e leitor insaciável. Neste momento, a minha homenagem à memória do Sr. Armando Leone. Lembro-me, como se fosse hoje, que, relutantes, íamos, eu e meus irmãos, à barbearia do China, mas, lá chegando o sorriso cativante e amigo do barbeiro, sob o vasto bigode, nos amolecia e ficávamos felizes, mesmo ele tirando preciosos pedaços da nossa cabeleira.    Enfim, Cataguases era a nossa cidade e Sereno a nossa casa, onde vivenciávamos cada minuto da vida, na intensidade da infância. Ali, plasmou-se o ser que seguiria para a maturidade. Cada pedacinho daquele chão me traz recordações de momentos felizes no seio da minha família que ocupava boa parte de Sereno. Quem não era Cruz era ligado à família de alguma forma. Assim, em quase todos os lares, eu tinha livre acesso, e era “de casa”. A minha escola permanece em minha mente e em meu coração nas recordações de minhas professoras, mestras do saber e da vida. As vivências nesta terra são a minha matéria prima como escritor e a essência da minha ética social e profissional. 3 Além desta história pessoal, somos, com certeza, todos nós, orgulhosos desta bela e artística cidade de Cataguases, que marcou e marca o país, através de seus cidadãos, com sua intelectualidade, sua cultura, sua arquitetura e sua rica história. Marco do Modernismo, movimento que influenciou todas as áreas da cultura brasileira e mundial, Cataguases segue ainda seu destino de liderança, sempre criando ou adotando novos valores. É uma cidade ímpar recheada de sutilezas das artes estampadas em suas ruas, casas, paredes, galerias e bibliotecas. Receber hoje, por decisão dos naturais desta terra, o título que nos transforma oficialmente em um de vocês ou o título de benemérito, é uma honra e uma alegria muito grande. Imbuídos deste sentimento, certamente, estamos todos nós, agraciados com estas distinções. Como eu disse, cada um com sua história, cada um com sua relação pessoal e os motivos que os trouxeram até aqui, mas todos gratos, por se tornarem um cidadão cataguasense ou o reconhecimento de sues atos em prol desta cidade e de seus distritos.   Assim, todos nós, só temos a dizer, o que está marcado em nossos corações: Muito obrigado!

NELSON RUBENS MENDES LORETTOGravatá / PE

Titular - Professor Adjunto da FOP-UPE

1º Secretário da SBDE.


OUTUBRO ROSA

 

O dia 19 de outubro é consagrado, desde os anos 90, à prevenção do câncer de mama que, segundo previsões do Instituto Nacional do Câncer, deve alcançar a marca dos 67 mil novos casos neste ano de 2023.

Os métodos de diagnóstico estão em elevado estágio de desenvolvimento e precisão, e quanto mais cedo acontecer, tanto melhor será para as mulheres.

A cultura do autoexame vem sendo incentivada em larga escala, e aquela ideia de que a doença só acontecia nas mulheres mais velhas já está ultrapassada. Mulheres jovens, bem jovens mesmo, têm sido diagnosticadas com o câncer de mama.

A tomada de consciência é sempre um ato de amor.

O apóstolo Paulo em sua 1ª Carta aos Coríntios, Capítulo 6 – Versículo 20 afirmou: “Glorificai a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus”.

O corpo físico é a máquina divina que o Senhor nos empresta para confecção de nossa felicidade.

“O Espírito prudente recebe essa máquina valiosa e sublime para tecer, através do próprio esforço, com os fios da caridade e da fé, da verdade e da esperança, do amor e da sabedoria, a túnica de sua felicidade para sempre na vida eterna”, ensina-nos o benfeitor Emmanuel (NOSSO LIVRO, capítulo 19).

Por isso, fazemos reverberar o conselho emanuelino constante do capítulo 14 da obra URGÊNCIA: “Não menosprezes teu corpo a pretexto de santificação da própria alma. Nele recebemos na Terra, a harpa divina em cujas cordas é possível entoar-se o cântico de trabalho que a vida nos reclama para o concerto universal da harmonia”.

Se você já enfrentou ou está enfrentando esse desafio, receba-o de bom grado, e antes de amaldiçoá-lo, bendiga-o, pois Deus está com você.

O enfrentamento da doença requer, ao lado da medicina especializada, a presença da fé e da resignação. Ao lado da doença física tem sempre uma doença espiritual. Urge, também, tratá-la.

A cura dos males espirituais traduz-se como grande desafio para todos nós. Ainda que abençoados pela cura de enfermidades que atingem a organização física, poderão ocorrer recidivas, se não existir ajustamento espiritual aos ditames das leis divinas que regem a vida.

Jesus, em sua curta passagem, vivia rodeado de doentes. A todos curou, recomendando sempre “Vá e não voltes a pecar, para que não te suceda algo pior” (Jo, 5:14).

Mas nenhum exemplo é tão marcante quanto o da mulher hemorroíssa (Que sofre de um fluxo de sangue).

Reajustando as células enfermas daquela mulher, disse-lhe, convincente: — “Filha, tem bom ânimo! A tua fé te curou.”  Pense nisso!

PAULO  JOSÉ  MORAES DA SILVA - Maceió/AL

Professor Aposentado de Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial da UFAL – Universidade Federal de Alagoas: Titular da Academia Alagoana de Odontologia

 Vice-Presidente da SBDE.

  CATADOR DE LATINHAS

      Ninguém poderia imaginar que o ofício de catador de latinhas se tornasse uma profissão como outra qualquer.

Com os efeitos da crise econômica se abatendo sobre todos nós, as pessoas mais necessitadas e abandonadas pelo poder público usam a criatividade e a força para continuar vivo. Para quem não sabe, o lixo metálico produzido pelas classes A, B, C e D ajuda a comprar brioches para alimentar a classe Z, aquele lumpesinato que cada vez aumenta mais de consistência e volume nas grandes e pequenas cidades do País.

        As festas onde concentram multidões, Carnaval, Natal, São João, são altamente frequentadas por essa categoria de pessoas de várias idades e esses eventos são esperados com muita ansiedade. Nada mais justo: nesse período, de alto consumo de produtos armazenados em invólucros de alumínio, que até são disputados porque eles ficam sempre à espreita para catar aquela latinha que, displicentemente, alguém acabou de jogar no chão.

        Não existe limitação de idade para o exercício da profissão de catador de latinhas. Também não exige formação específica, nem o ensino fundamental completo, nem rudimento de alfabetização. O básico para se tornar ,exímio profissional do setor, é aquela condição humana que nos leva a fazer, seja lá o que for, para não virar comida de abutres.

        Fui a um evento em que conheci o Sr. Mário, de 76 anos quase da minha idade, calejado da vida e, quando estava sentado numa cadeira da lanchonete tomando uma Coca Zero levantei a vista e vi esse cidadão à minha frente, esperando pela minha latinha, que prontamente lhe dei.  E daí surgiu um bate-papo como se fosse uma entrevista, então perguntei se ele era daquele lugar e, prontamente, respondeu que veio da roça porque não aguentava mais, sua saúde não permitia pegar mais no cabo da enxada, e confessou que tinha o coração crescido, sendo portador da doença do barbeiro.

        Há muitos anos, ele optou por superar suas limitações físicas e comorbidades, e arranjar dinheiro para alimentar seus filhos e netos, todos mergulhados na extrema pobreza. Ele cata latas em festas, eventos e na frente dos restaurantes quando permitem, esperando uma boa quantidade para vender!

Nesse ínterim, perguntei se ele estava com fome e sede, claro que a resposta foi sim, então chamei o rapaz da lanchonete e paguei uma comida com refrigerante, onde sua latinha depois iria para seu saco de coleta. Foi interessante, pois em sua conversa afirmou ainda que o sonho dele seria ser motorista de caminhão, mas o tempo passou e hoje, sem saúde, cansado, vai levando a vida até o dia em que ainda tiver disposição para viver essa vida diária.

      Quando se afastou, vi um corpo cambaleando com aparente fragilidade, então reclamou que muitas pessoas não ajudam e ainda são rudes na aproximação, na verdade, não facilitam a doação. O exercício requer agilidade, perspicácia, disposição física, fôlego, tudo que o Sr. Mário não tem. Sua sorte naquele recinto é que só tinha ele; afinal de contas, não deve ser confortante viver das sobras do lixo produzido por pessoas, tão filhos de DEUS quanto ele!

     Cada dia que vivo aprendo mais e, ao mesmo tempo, sei de menos, a vida é um verdadeiro aprendizado. Não sei por que cargas d’água nossos caminhos se cruzaram e, tampouco, ele chegou à minha frente como que queria conversar e, por pouco tempo, ele depositou suas  angústias e tristezas. Por que fui eu o escolhidos diante de tantas pessoas ali presentes? Tudo que estudei não me ensinou isso, são ensinamentos da Lei da Vida, mas ainda são tantas as minhas interrogações sobre ela!!!

 

REINALDO BRITO E DIASSão Paulo/SP - Titular

Especialista em Prótese Bucomaxilofacial

e Odontologia do Esporte.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2851261807336611

 

 

Capa do livro do nosso nobre Titular, disponível no portal da Editora: www.medbookeditora.com.br.  É fonte atualizada e abrangente de consulta para todos os profissionais e estudantes, da Odontologia do Esporte.

Seus 14 capítulos são dedicados a temas atuais e inovadores, visando sempre a objetividade e a praticidade.

O livro estimula a formação e o engajamento de profissionais na Especialidade, possibilitando o conhecimento e o desenvolvimento nessa área de atuação.   Altamente recomendável!


PROGRAMA:  QUEM  SOMOS...

CONHECENDO  TITULARES  E  HONORÁRIOS:

Com a intenção de estreitar os laços que unem a Família SBDEana, realizamos uma série de entrevistas com Titulares e Honorários: - A Presidência e as 03 Vice-Presidências:

                       - Mauro Cruz - Juiz de Fora/MG     

                        https://youtu.be/BnZoXpnknh0

- Paulo José Moraes da Silva - Maceió/AL https://youtu.be/jCHgY1Uvl8M

- Rogério  Dubosselard  Zimmermann – Recife/PE;

   https://youtu.be/POfK196E5cA

EM MEMÓRIA: José Dilson Vasconcelos de Menezes

https://youtu.be/bHKxTJDYII8

- Secretaria Geral: Fernando Luiz Tavares Vieira-Recife/PE,

- 1ª Secretaria: Nelson Rubens Mendes Loretto-Gravatá/PE

e 2ª Secretaria: Irma Neuma Coutinho Ramos

João Pessoa/PB - https://youtu.be/F3A1sJpXxnw

- Tesouraria: José Henrique Gomes Gondim - Natal/RN

 e   José Thadeu Pinheiro - Camaragibe/PE.

 https://youtu.be/G21NHXn1lRQ

- 1ª Tesouraria: Anísio Lima da Silva  - Campo Grande/MS

 https://youtu.be/6xyo96WqULI  

- Luiz Manoel de Freitas - Titular - Natal/RN

e Eduardo de Souza - Honorário - Rio Branco/AC

https://youtu.be/XaPomquAkEY

- Maria do Socorro Medeiros Santos – Titular  Natal/RN

https://youtu.be/1XkHmPHGeTY

 Todas as gravações foram no Estúdio: 

Nós do RN, em Natal.  

PARCERIAS DA S.B.D.E.

- ACADEMIA BRASILEIRA DE BELAS ARTES

Presidente: Dra. Vera Gonzalez – Rio de Janeiro/RJ

https://academiabrasileiradeartes.org.br  

- Salão Virtual:  https://blogdearte.art/exposicoes-virtuais

- APAFIS/RN – ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS

DOS FISSURADOS DO RN

Presidente: Sr. Edivan de Oliveira Silva – Natal/RN

apafisrn@gmail.com   

 

CRO/RN – CONSELHO REGIONAL DE ODONTOLOGIA

Presidente: Dra. Jane Suely de Melo Nóbrega.

 crorn@crorn.org.br  

- PROJETO REVIVER/RN

Superintendente Técnico: Titular Dr. Luiz Manoel de Freitas - Natal/RN - https://projetoreviver2003.blogspot.com  

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário