quinta-feira, 23 de outubro de 2014

HOMENAGEM AO DIA DO CIRURGIÃO DENTISTA BRASILEIRO



AUTORIA DO TITULAR 
NELSON RUBENS LORETTO - GRAVATÁ/PE:




DIA NACIONAL DO CIRURGIÃO DENTISTA

Do antigo Império Faraônico - 2575 a 2150 a.C - até os dias atuais, foi imenso o progresso da Odontologia mundial e, especialmente, a brasileira, não só em equipamentos, mas, principalmente quanto a avançadas técnicas e pesquisas.

Entre nós, o primeiro avanço se deu em 25 de outubro de 1884, quando D. Pedro II, pelo Decreto nº 9.311, criou o Curso de Odontologia.  As Faculdades de Medicina do Império (Rio de Janeiro e Salvador) foram compostas de Curso de Ciências Médicas e Cirúrgicas e 03 cursos anexos: Farmácia; Obstetrícia e Ginecologia;  Odontologia.

Hoje, valorosos profissionais brasileiros trabalham valorosa e incessantemente para aumentar o grande conceito de que desfrutamos no cenário odontológico mundial.

Conforme nos informa o Titular JOSÉ DILSON VASCONCELOS DE MENEZES, de Fortaleza/CE, o Conselho Federal de Odontologia, reconhecendo a importância da instituição do ensino odontológico para o desenvolvimento da profissão, através da Resolução nº 96, de 26 de junho de 1976, oficializou que no dia 25 de outubro fosse comemorado o Dia do Cirurgião Dentista Brasileiro.

Nesta data, portanto, em que comemoramos o DIA NACIONAL DO CIRURGIÃO DENTISTA parabenizamos todos os Colegas, e rogamos a Deus que os cubra de bênçãos, dando-lhes saúde plena para a continuação de tão nobilíssima missão.

A Diretoria


quarta-feira, 15 de outubro de 2014

HOMENAGEM AOS TITULARES PROFESSORES

Nossa justíssima homenagem aos Titulares que exercem tão nobre missão (ou já a exerceram), 
pois, como dizem os japoneses,
é uma classe de fundamental importância 
para o desenvolvimento de uma Nação, 
portanto, do seu povo!

Deus permita que esse trabalho seja resgatado 
como precisa e merece!

Fraternal e solidário abraço a todos os Professores!

A Diretoria 

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

SIMPÓSIO IMPERDÍVEL - PRÁTICA GERONTOGERIÁTRICA

SIMPÓSIO MULTIPROFISSIONAL SOBRE A PRÁTICA 

GERONTOGERIÁTRICA

Dia: 22-10-2014 (quarta-feira)

Horário: 08h00 às 16h30min

Local: Conselho Regional de Odontologia – RJ

Rua Araújo Porto Alegre, 70 – Centro - Rio de Janeiro.

PROGRAMAÇÃO 
 - Multidimensionalidade da Gerontologia;

• A síndrome da imobilidade sob a atuação do
odontogeriatra;

• HAS e procedimentos odontológicos;

• Interdisciplinaridade nas demências;

• Cuidados no planejamento de cirurgias orais;

• Periodontite e saúde sistêmica;

• Síndrome da ardência bucal – sintomas
associados;

• Panorama do cuidado à pessoa idosa nas
Forças Armadas.

Inscrições por e-mail:
Dizer o evento, nome, ocupação, telefone e          e-mail
sbggrj@sbggrj.org.br • www.sbggrj.org.br

* No dia do evento, favor levar um pacote de        fralda geriátrica!

Justificativa: 
Entre 2002 e 2012 o índice de aumento dos idosos passou de 14,9% para 19,6%. Estima-se que daqui a 50 anos, este número triplique, chegando a 63,2 pessoas de 60 anos ou mais para cada 100 pessoas potencialmente ativas em 2060. Isto mostra que temos uma população envelhecendo em passos largos.

Esta geração que hoje está na faixa dos 60 / 70 anos, nossos pacientes atuais são, talvez, os que tenham usufruído tardiamente das benesses da ciência e da tecnologia.
  
Consumidores vorazes de açúcar e sal entre outras  substâncias, até que fossem mostrados os malefícios do uso abusivos, já eram portadores de doenças degenerativas e autoimunes, como diabetes e a hipertensão.

Com relação à saúde bucal só foram beneficiados pela prevenção a partir de meados dos anos 70, quando tinham entre 30 e 40 anos, e as sequelas já estavam presentes. 

Segundo o Ministério da Saúde, 93% dos pacientes acima de 60 anos são edêntulos e 92% apresentam doença periodontal.  

Além disto, culturalmente, viram avós e pais chegarem à senectude usando próteses totais como se fosse um caminho natural como os cabelos brancos e as rugas.


O avanço da Farmacologia, se por um lado trouxe a sobrevida, por outro mostrou seus efeitos colaterais. 

Mais de 100 medicamentos afetam diretamente a saúde bucal com efeito sobre a saliva, levando à hipossalivação e à perda da capacidade tampão, fator indispensável na saúde bucal, com a queda acentuada da alfa e beta defensina, fazendo com que a saliva perca atividade contra bactérias, vírus e fungos, deixando a saliva de nossos idosos como a de um imunosuprimido.


Por isso, torna-se tão importante um evento como este da Sociedade Brasileira de Gerontologia e Geriatria (SBGG-RJ), que a Academia Brasileira de Odontologia Militar e o Conselho Regional de Odontologia-RJ têm o privilégio de apoiar, principalmente depois que a Global Age Watch, nos colocou em 58º lugar no ranking de bem estar dos que passam dos 60 anos. 

Temos a certeza de que, graças às discussões que serão realizadas, todos nós sairemos com outra visão e conhecimento para melhor atendimento aos nossos pacientes idosos.

Por isso, a ABOMI deseja a todos um ótimo dia e um proveitoso seminário!


A Diretoria