segunda-feira, 23 de julho de 2012

DIA DO ESCRITOR - 25 DE JULHO



Por Jussara de Barros - Graduada em Pedagogia - Equipe Brasil Escola

O dia 25 de julho é dedicado a homenagear o escritor brasileiro, aquele que elabora artigos científicos, pautados em verdades comprovadas, ou textos literários, divididos em vários gêneros. 

O surgimento da data se deu a partir da década de 60, através de João Peregrino Júnior e Jorge Amado, quando realizaram o I Festival do Escritor Brasileiro, organizado pela União Brasileira de Escritores, a que os dois eram presidente e vice-presidente, respectivamente.

Porém, de alguns anos para cá, as dificuldades dos escritores tem sido muito grandes, principalmente no que diz respeito à publicação de suas obras. Despreocupados com a qualidade dos textos, mas com a quantidade de vendas dos produtos, muitos editores lançam volumes que garantem retorno econômico à empresa.

Além disso, os meios de comunicação virtual publicam na íntegra, gratuitamente, obras de vários autores, sem considerar os respectivos direitos autorais, causando prejuízos aos mesmos.

Em razão do mundo virtual, jovens e crianças têm perdido o contato com os livros, passando grande tempo na frente do computador ou da televisão. Com isso, o acesso ao mundo letrado tem diminuído consideravelmente, e com ele as vendas dos artigos literários.

Ler é importante para o desenvolvimento do raciocínio, para desenvolver o aspecto crítico do leitor, criando novas opiniões e estimulando sua criatividade. Quando lemos, nos reportamos para outros lugares, como se estivéssemos viajando no tempo e no espaço.

As riquezas literárias são muitas, podendo estar divididas em textos científicos, que comprovam as teorias, e textos literários do tipo romance, comédia, suspense, poemas, poesias, biografias, músicas, novelas, obras de arte, literatura de cordel, histórias infantis, histórias em quadrinhos, dentre vários outros.

Pesquisa realizada em 2001, pela Câmara Brasileira da Indústria do Livro, comprovou que cerca de 61% dos adultos alfabetizados do país mantém pouco contato com livros, enquanto que a camada mais baixa da população, cerca de seis milhões e meio de pessoas, alegam não ter condições de adquirir livros.

Hoje em dia o Brasil conta com mais de 30 projetos de incentivo à leitura, bem como de divulgação das bibliotecas públicas do país e seus acervos bibliográficos, sendo o PNLL (Plano Nacional do Livro e Leitura) o mais importante deles.

O programa oferece apoio a novos escritores, defende os direitos autorais dos escritores, abona apoio às publicações para novos autores, investem em traduções, mantém premiações e bolsas de incentivo para novos escritores. 




quinta-feira, 19 de julho de 2012

CURSOS FIZERAM GRANDE SUCESSO!









Os Cursos sobre Emergências na Clínica Odontológica e Atendimento a Pacientes com Doenças Orgânicas, ministrados pelo Prof. Ivan Haidamus Sodré Marques/SP no início de julho foram assistidos por muitos Cirurgiões Dentistas e Acadêmicos de Odontologia, que ficaram muito satisfeitos com o que lhes foi oferecido.

Em Natal/RN, o auditório da Academia Norte-Rio-Grandense de Odontologia, presidida pelo colega, Dr. Cícero Almeida, recebeu um bom número de participantes, distribuídos em 02 turmas, pois a sua capacidade é de 70 lugares - foram inscritos 134 pessoas no total, mas só compareceram 92, nos dias 05 a 07 e 09, 10 e 12).





Todos elogiaram o conteúdo explicado e, principalmente, a demonstração prática, feita numa cadeira Gnatus, disponibilizada pela empresa Saudental, parceiras dessa empreitada.

Em João Pessoa/PB, nos cursos oferecidos no auditório do Conselho Regional de Odontologia (dias 13 e 14), presidido pelo colega Dr. Abraão de Oliveira, tivemos  83 participantes entre Cirurgiões Dentistas, Acadêmicos de Odontologia, ASBs e TSBs, igualmente satisfeitos com os ensinamentos recebidos, também com parte prática-demonstrativa em cadeira Gnatus, através da parceira Saudental, que tem loja local. 





A intenção é dar continuidade a esse trabalho, pois a constatação é a de que há uma imensa carência básica de formação na área de emergências por parte dos profissionais da Odontologia, bem como do alunado, uma vez que o tema não consta do currículo pleno das faculdades.

A realização desses cursos, promovidos e coordenados pela Sociedade Brasileira de Dentistas Escritores, da qual o Prof. Ivan é Titular, foi gratuita, o que só foi possível graças ao patrocínio das seguintes Instituições: Academia Norte-Rio-Grandense de Odontologia, Conselho Regional de Odontologia do RN e da PB; Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO); Sindicato dos Odontologistas do RN; Associação dos Docentes da UFRN e as já citadas GNATUS e Saudental.

Em setembro, o Prof. Ivan estará de volta ao nordeste, prevendo-se a realização de cursos em Natal, Parnamirim, Mossoró, Caicó, com o precioso apoio da recente parceira, a empresa NOVA DFL.

Em novembro, será a vez de a Paraíba recebê-los, prevendo-se, possivelmente, a realização em Campina Grande, Patos, Souza, Cajazeiras e outras cidades.

LIVRO: Um livro elaborado pelo ministrador com todos os temas abordados nos cursos foi oferecido aos participantes com grande aceitação, pois servirá para consultas permanentes. 

Os interessados em adquiri-lo poderão procurá-lo nas Lojas da SAUDENTAL (Natal e João Pessoa) ou mesmo na Academia citada, ao preço de lançamento (R$50,00), considerado simbólico, tendo em vista o precioso e vasto conteúdo, elaborado com muita pesquisa prática e abalizada - o autor levou 05 anos para prepará-lo.

A SBDE sente-se honrada e gratificada pela iniciativa que beneficiou, e ainda beneficiará, um grande número de profissionais e, consequentemente, a população por eles assistida.

terça-feira, 10 de julho de 2012

CURSOS EM JOÃO PESSOA


EMERGÊNCIA NA CLÍNICA ODONTOLÓGICA  E 

ATENDIMENTO A PACIENTES COM DOENÇAS 

ORGÂNICAS  E EM CONDIÇÕES ESPECIAIS.

Quando: Dia 13.07 - 6ª feira - Das 18 às 22 horas e 
       14.07 - sábado - Das 08 às 12 e das 14 às 18 horas

Onde: Conselho Regional de Odontologia / PB
            Av. João Machado, 894 - Centro - João Pessoa

Inscrições: Gratuitas no local. 

Certificado: Aos participantes com 75% de presença.

Livro: O livro com todos os temas dos 2 cursos estará disponível, 
ao preço simbólico de R$ 50,00 (Cinquenta reais).



domingo, 8 de julho de 2012

NOVA OPORTUNIDADE! CURSOS QUE PODEM SALVAR VIDAS!


ATENÇÃO: Foram reabertas as inscrições  (2ª turma) para os cursos abaixo descritos. Os interessados poderão acessar o local da Ficha de Inscrição   em seguida, serão notificados  por e-mail.
 Dias 09-10.07 - 2ª e 3ª feira - 17 às 22h30min; - 12.07 - 5ª feira, das 17 às 22h