segunda-feira, 23 de maio de 2011

SBDE EM PORTUGAL: COLÓQUIO CULTURAL









Obs.: Se quiser ampliar, clique sobre o cartaz.







UM DOS PATROCINADORES DO EVENTO:

Localizado em Vila do Bispo, o Hotel Mira Sagres oferece o mehor conforto, com visão maravilhosa, banho turco de piscina interior aquecida com teto retráctil. Cada quarto tem vista para a paisagem rural circundante ou para o Oceano Atlântico.

Todos os quartos do Hotel Mira Sagres estão decorados em suaves tons pastéis, televisão de ecrã plano com canais multilingues e uma confortável poltrona na área de estar.

O New Wave Spa dispõe de sauna, sala de massagens e uma piscina com confortáveis espreguiçadeiras. Os hóspedes também podem relaxar com o seu duche Vichy ou no centro de fitness.

As colinas verdejantes que rodeiam o Mira Sagres e os seus trilhos para bicicletas podem ser explorados usando bicicletas do hotel.

O Campo de Golfe Parque da Floresta encontra-se a 7 km.
As Praias de Cordoama, Castelejo e da Ingrina estão a cerca de 5 km do Mira Sagres Hotel

Hotel Mira Sagres
Rua 1º De Maio, 3, 8650-425 Vila do Bispo

terça-feira, 10 de maio de 2011

JORNAL DA SBDE - EDIÇÃO DE MAIO DE 2011

NATAL/RN, MAIO DE 2011.
NOTÍCIAS DOS NOSSOS TITULARES

NELSON JUNQUEIRA DE ANDRADE
Uma sentida perda! Muitíssimo lamentamos informar que no dia 13 de abril passado o nosso querido e ilustre Titular sofreu um infarto fulminante em sua residência (São José dos Campos/SP) e seguiu sua luminosa trajetória para a eternidade.
Deixou-nos belos exemplos de honradez, profissionalismo, sapiência, amizade incondicional, enfim, tudo que o caracterizava como um belíssimo ser humano.
Que Deus o abençoe sempre! À família enlutada enviamos a nossa solidariedade, conforto moral e espiritual nesta hora tão difícil para todos nós.

MAURO CRUZ

O reconhecimento internacional do nosso querido Confrade tem sido cada vez maior, como ocorreu recentemente no país asiático em mais evidência: a China.

Ele participou como conferencista do Congresso Mundial de Ortopedia - EPS Yangzhou Orthopedics Forum 2011 - apresentando um estudo biomecânico com elementos finitos desenvolvidos sobre o implante Bioform.

Logo após, foi convidado para compor o corpo editorial do Word Journal of Stomatology, que pertence a um grande grupo editorial chinês, e reúne os melhores editores e revisores do mundo - ele coordenará e orientará as publicações daquele periódico.

Não há palavras para descrever a nossa satisfação e justificado orgulho por tão elevadas participações, levando cada vez mais alto o nome da Odontologia brasileira, e, por extensão, o da própria SBDE.

Obrigado, nobre Titular!

OSMAR BARONI
Já está se tornando assíduo frequentador desta secção, mercê das atividades que desenvolve e das quais tomamos conhecimento, portanto, temos o dever de comunicar aos demais Titulares.

Desta vez, damos ciência da reportagem de página inteira concedida por ele ao Jornal da Manhã, de Uberaba/MG, em 20.03., cujo título A Saúde Bucal e a paixão pela MPB, traduz a tônica da entrevista, da qual destacamos alguns trechos:

“Verdadeiro conhecedor do choro, ritmo musical tipicamente brasileiro, nosso entrevistado é, antes disso, exímio Cirurgião-Dentista, profissão que ele ensinou por 28 anos na atual Universidade de Uberaba; é também fundador e atual diretor da Sociedade Brasileira de Dentistas Escritores, com sede em Natal/RN.

Inspirado por músicos da velha-guarda, como Noel Rosa, Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Valdir Azevedo, Altamiro Carrilho, e da jovem-guarda dos chorões, entre os quais Amilton de Holanda e Yamandu Costa, ele é um dos fundadores do ChoroCultura, há 16 anos:

Começamos a fazer shows em aniversários, saraus e serenatas. Hoje somos: Eu no pandeiro; Reinaldo De Vito no violão de 07 cordas; Fausto Reis no cavaquinho; Álvaro Valter no sax tenor e José Gilberto (Gibinha) no bandolim.

Mantém na Rádio Universitária o programa “Chorinhos e Chorões”, aos sábados, das 20h às 20h15, onde divulga a cultura e a música brasileira.

Parabéns, nobre Confrade, por tão brilhante trabalho!

ANIVERSARIANTES DO MÊS

Dia 09 - FRANCISCO ERIVALDO FAÇANHA BARRETO;

Dia 20 - MESSIAS COLENGHI STIVAL JÚNIOR (Com a bela Família).

A ambos nosso fraterno abraço, com votos de saúde e paz!


44º COSMO - CONGRESSO SUL MINEIRO DE ODONTOLOGIA

QUANDO: De 20 a 24 de setembro - 3ª feira a sábado – em plena primavera!
LOCAL: Hotel Caxambu/MG, tradicional estabelecimento, com cozinha elogiadíssima (considerada uma das melhores da região), apartamentos e salão de eventos reformados... e muito mais!
Reservas - Telefax: 35 - 3341.9300
reservas@hotelcaxambu.com.br / Conheça o Hotel - Acesse: http://www.hotelcaxambu.com.br/

HOMENAGEM DO ANO: Mérito D. Pedro II

JUSTIFICATIVA: Comemoração dos 170 Anos da sua Coroação (1841/2011);
180 Anos da Declaração como Imperador do Brasil (1831/2011).

INVESTIMENTO: Preço único da taxa de inscrição: R$250,00.

FORMA: Cheque Nominal e cruzado em nome da Associação Brasileira de Cirurgia Oral, promotora do evento, Caixa Postal nº 232 - Pouso Alegre/MG - CEP 37.550-000.

APELO: A adesão antecipada será um imenso auxílio para custear as primeiras e inevitáveis despesas, tais como confecção da Comenda, impressos etc..

ATRAÇÃO EXTRA: 10º Encontro Mineiro de Arte e Poesia - Dias: 23 e 24.09.2011 - 6ª feira e sábado. Participarão APENAS E EXCLUSIVAMENTE os ilustres convidados, objetivando a tranquilidade e sucesso deste já fraterno, seleto e tradicional evento:

POETAS: Antônio Isair da Silva (Juiz de Fora); Diche Galvão de Campos (Pouso Alegre); Guiomar da Paiva Brandão (São Lourenço); José Roberto de Melo (Recife); Mª das Graças da Cruz (Poço Fundo); Mª de Lourdes Lemos (Rio de Janeiro); Mª do Carmo Figueiredo Paiva (Niterói); Mª do Carmo Magalhães Lahmann (Caxambu); Mª do Carmo Rodrigues (Visconde do Rio Branco); Mary Camardelli (Salvador); Mauro Cruz (Miraí); Rossini Jaime de Almeida Lima (Caxambu).

PINTORES - Adilson Campos Pimenta (Caxambu); Dirce Bergamasco Gros (Paris); Maura Silva (Lorena); Maria do Carmo Rodrigues (Visconde do Rio Branco); Neida Pimenta Mendes (Belo Horizonte); Therezinha Ribeiro Marinho (São Paulo); Vera Junqueira (São José dos Campos).
SUCESSO GARANTIDO!!!

DATAS COMEMORATIVAS RELEVANTES
Todo dia comemoramos “alguma coisa”, mas escolhemos algumas datas que consideramos importantes para serem lembradas este mês.
Dia: Mundial do Trabalho (1º); do Artista Pintor (05);
das Mães e do Artista Plástico (08); da Ascensão do Senhor (20);
do Profissional Liberal (27); do Espírito Santo (31).
Comemoremo-los, pois!

LUSOFONIA: Países de Língua Portuguesa.
EM DEFESA DA NOSSA LÍNGUA: VOCÊ SABE USAR A FORMA CORRETA? (*) - O correto é dizer: Deputado por São Paulo; senador por Pernambuco, e não, deputado de São Paulo; senador de Pernambuco;
- Descriminar é absolver de crime, inocentar. Discriminar é distinguir, separar: Alguns políticos querem descriminar o aborto. Não devemos discriminar os pobres;
- Emergir é vir à tona, à superfície. O monstro emergiu do lago. Mas imergir é o contrário: é mergulhar, afundar. O navio imergiu em alto-mar;
- Quando disser ruim, diga como se a sílaba mais forte fosse im. Não tem cabe outra pronúncia;
- Só empregamos São antes de nomes que começam por consoante: São Mateus, São João, São Tomé etc..Se o nome começa por vogal ou h, empregamos Santo: Santo Antônio, Santo Henrique.
(*) Colaboração da Confreira Mª Nazareth Xavier de Avellar, a quem muito agradecemos!
E AINDA: (**)
- Recebeu dinheiro de mais ou demais? De mais, significa a mais. Demais = muito. Trabalho demais.;
- Ele se formou acerca de ou há cerca de um ano? Há cerca de... = faz - Acerca de = a respeito de... Não conversamos acerca de seus problemas;
- Errado: As crianças entreteram-se por muito tempo. Certo: ...Entretiveram-se, pois é derivado do verbo ter; - Errado: Ele interviu na briga dos dois. (Ele interveio – derivado do verbo vir);
- Errado: Eu abulo privilégios e vantagens. O verbo abolir não é conjugado na 1ª pessoa do singular do presente.
- Errado: Se ele fazer a lição, passará de ano. Certo: Se ele fizer a lição....
FONTE: (**) Sônia Adal da Costa - Professora de cursos preparatórios para vestibular/SP.

MOMENTOS LITERÁRIOS DOS TITULARES

JOSÉ DILSON VASCONCELOS DE MENEZES (*)

GOTAS DE HISTÓRIA

LICENCIAMENTO DE DENTISTAS PRÁTICOS - O Golpe que depôs o Presidente Washington Luiz, e impediu a posse de Júlio Prestes no bojo da revolução que se iniciou em 03.10.1930, possibilitou a posse de Getúlio Vargas na Presidência da República.

Contando com o apoio de alguns generais e grande número de oficiais jovens integrantes do movimento Tenentista, Getúlio tomou posse no dia 03.11.1930.
Foi, então, implantado o Governo Provisório da República dos Estados Unidos do Brasil, ficando a partir daí suprimidos os direitos civis.

O País passou a viver um regime de exceção, com o Chefe do Governo Provisório exercendo “discricionariamente, em toda a sua plenitude, as funções e atribuições, não só do Poder Executivo, como também do Poder Legislativo” na conformidade do disposto no artigo 1º do Decreto nº 19.398, de 11.11.1930.
Nesse cenário, apesar dos Cursos de Odontologia serem instituídos há 46 anos, foi autorizado o exercício de ações odontológicas por práticos.

O Decreto nº 19.852, de 11.04.1931, que dispunha sobre a organização da Universidade do Rio de Janeiro, estatuía no artigo 314: O Governo Federal expedirá decreto regulando no País o exercício da Odontologia, só o permitindo aos profissionais diplomados por Faculdades oficiais e equiparadas.

Em flagrante contraste, o parágrafo único desse artigo prescrevia que o Governo Federal além de autorizar as repartições de Saúde Pública Estaduais a expedir licença aos atuais práticos com mais de 03 anos de exercício da profissão, discriminava a natureza da atividade possível de ser exercida pelos mencionados práticos.

No final do ano, na conformidade do que dispunha o parágrafo único do artigo 314 do Decreto nº 19. 852, de 11.04.1931, acima citado, foi editado o Decreto nº 20.862, de 28.12.1931, regulando o exercício de atos odontológicos por dentistas práticos.

Esse documento legal determinava que os candidatos deveriam requerer o exame de habilitação ao diretor do Departamento Nacional de Saúde Pública e, nos Estados, aos respectivos diretores dos serviços sanitários.

O requerimento deveria ser acompanhado pelos seguintes documentos:
a) - Prova de exercer a profissão há mais de 03 anos;
b) - Atestado de vacinação contra varíola, e de que não sofria de moléstia contagiosa nem de defeito físico incompatível com o exercício da profissão;
c) - Certificado de bom comportamento e idoneidade moral;
d) - Certidão de idade ou documento equivalente, provando contar com mais de 21 anos.

Os dentistas práticos que provassem ter mais de 10 anos de exercício ininterrupto da profissão eram dispensados do exame de habilitação, sendo-lhes necessário, tão somente, apresentar os atestados constantes das letras b e c, acima mencionados.

As bancas examinadoras deveriam ser compostas por 03 professores de Escola de Odontologia Oficial ou a esta equiparada, competindo ao Departamento Nacional de Saúde Pública, e nos Estados, aos diretores dos serviços sanitários, solicitar a designação dos examinadores.

Ao regular a localização dos dentistas práticos licenciados, o dispositivo legal determinava que, quando residentes há mais de 10 anos numa localidade e nela exercendo a profissão, aí podiam continuar atuando, ainda que na mesma estivesse estabelecido algum dentista diplomado.

Aos que não estivessem nessa situação, só era permitido se estabelecer em localidade que não contasse com prestação de assistência odontológica de dentista diplomado.

Posteriormente, o Decreto nº 23.540, de 04.12.1933, limitou até 30.06.1934 os favores concedidos pelo dispositivo legal que assegurou o direito do exercício de atos odontológicos aos dentistas práticos.

O Conselho Federal de Odontologia, instituído através da Lei nº 4.324, de 14.04.1964, ao iniciar as suas atividades, através da Resolução nº 04, ao disciplinar a inscrição dos cirurgiões-dentistas, incluiu os dentistas práticos beneficiados pelos decretos de 1931 e 1934, objeto deste comentário.

Considerando que os beneficiados, em 1931 contavam mais de 21 anos, seriam agora centenários. Dessa forma, se há algum sobrevivente, com certeza, não mais se encontra em atividade...

(*) - Fundador e Ex-Vice-Presidente da Academia Cearense de Odontologia - 1º Tesoureiro da SBDE; 1º Presidente do CRO/CE.

JOSÉ ROBERTO DE MELO (*)

ESPERANDO LAMPIÃO...

Eu tinha de 07 pra 08 anos quando este fato aconteceu. Morava em Camocim de São Félix no dia em que a vila estremeceu com a notícia, ou o boato, de que a terrinha seria atacada pelo bando de Lampião. Foi um reboliço.

Logo chegaram homens recrutados das fazendas, armados com rifles, que se posicionaram nos telhados das casas, preparando a emboscada por trás dos parapeitos.

Meu pai tinha saído para uma cidade próxima e minha mãe correu para o telefone, implorando a ele que não voltasse com o carro, um modelo 1928, sujeito a ser atacado pelos cangaceiros nas estradas.

Dona Bibi começou a preparar a própria defesa. A porta da frente foi escorada com a máquina de costura e a porta da cozinha com um pesado pilão de madeira.

Lembro-me bem, e isso se passou há mais de 70 anos, que espiei por uma brecha da janela e vi a rua completamente deserta. Ninguém circulava.

Foi nos dado uma refeição ligeira e todos, eu e os meus 04 irmãos, fomos convocados para dormir na cama do casal. Éramos quatro meninos e Gláucia, a única menina, ainda bem novinha.

Tremíamos de medo! As histórias pavorosas do cangaceiro eram contadas nas conversas de cozinha e cantadas nas feiras pelos cordelistas. Mas a cama de mamãe era um conforto. Nela, acreditávamos, estávamos protegidos das maldades do mundo. Sentíamos isso. Era difícil dormir.

Lá para as tantas da noite ouvimos uns tiros. Agarramos uns aos outros, temendo a violência esperada. O medo era tão grande que ninguém tinha ânimo de chorar.

Seguia-se o silêncio, que também era aterrador, pois não sabíamos o que estava acontecendo. Somente no dia seguinte se comentava que a policia tinha atirado, quando percebera alguém se mexendo dentro de um cafezal que fazia limites com a zona urbana, mas ninguém tinha sido mais visto.

Pouco depois de meia noite, Odilon, meu pai, chegou. Ele não se conformava em ficar ausente quando a família estava à mercê de cangaceiros.

O resto da noite, que parecia se espichar e não acabar nunca foi sofrido minuto a minuto, até que o dia veio, claro, bonito, salvador.

Graças a Deus não vieram os bandidos. Tínhamos sofrido um rebate falso. Mas que foi ruim foi...

(*) - Presidente de Honra da SBDE Fonte: www.melo28.blog.uol.com.br

LENILSON SILVA DE CARVALHO

Pensamentos, Provérbios e Aforismos (*)

COMPARTILHAR: Leve é a tarefa quando muitos dividem o trabalho. (Homero);

COMPORTAMENTO: A não violência é a maior das virtudes; a covardia, o maior dos defeitos - a não violência brota do amor e a covardia nasce do ódio. (Mahatma Gandhi);

CONFIANÇA: Não pode haver amizade sem confiança nem confiança sem integridade. (Samuel Johnson);

CONFORMISMO: O conformismo é o carcereiro da liberdade e o inimigo do crescimento. (John F. Kennedy);

CONHECIMENTO: Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de 100 batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem i inimigo nem a si mesmo perderá todas as batalhas. (Sun Tzu);

Todas as misérias verdadeiras são interiores e causadas por nós mesmos. Erradamente julgamos que elas vêm de fora, mas nós é que as formamos dentro de nós, com a nossa própria substância. (Jacques Anatole France);

O que é verdadeiramente imoral é ter desistido de si mesmo. (Clarice Lispector);

Somos todos prisioneiros, mas alguns estão em celas com janelas, e outros sem... (Khalil Gibran).

(*) FONTE: Seu ótimo livro que tem este título, acervo da Biblioteca Creuse Pereira Santos, aqui publicado em tópicos, mensalmente, com muita aceitação. Até para o mês...

PAULO JOSÉ MORAES DA SILVA (*) - O AGONIZANTE RIACHO

O local onde nasce o Riacho Salgadinho é chamado de Poço Azul, quase parecido com o filme Lagoa Azul. Pois bem, essa nascente fica situada no Condomínio Jardim Petrópolis, nos limites entre Aldebaran e a Via Expressa; é claro que esse título não faz mais jus ao antigo nome porque, desde o seu nascedouro, ele já começa a não ter vida, por que isso?

Em Maceió não existe um Plano Diretor nem uma política séria de proteção às grotas e grutas de Maceió; as invasões ocorrem à luz do dia, e não há uma fiscalização para coibir esse crescimento desenfreado.

É sabido que nesses apinhados de casas e ruelas não dá para passar um carro para que se recolha o lixo com regularidade; são locais típicos de esconderijos onde se concentra o maior número de traficantes, consumidores de drogas e homicidas da Capital Sorriso.

Sabemos que a cidade cresce, mas os gestores devem ficar atentos porque nossa capital é dotada pela natureza de belas praias, bons restaurantes, uma orla de norte a sul de fazer inveja ao Haiti e Indonésia, sem correr o risco de estar bem perto de vulcões e dos tsunamis da vida!

É difícil controlar essa falta de educação do povo: colocam lixo, pneus, poltronas, móveis e outros utensílios; os braços da bacia do Reginaldo cortam toda a Maceió, passando por quase 10 bairros da capital, com cerca de 300 mil pessoas morando nas redondezas do riacho: Benedito Bentes, Santa Lúcia, Serraria, Gruta de Lourdes, Farol, Pitanguinha, Feitosa, Poço, este encerrando o círculo de desague do produto fétido na bonita praia da Avenida, ao lado do Ex-Hotel Atlântico de Maceió, que fica bastante feia porque uma bonita criação de urubus espera pelas matérias em decomposição como cães, gatos e outros animais que são jogados no leito do dito riacho...

Ficamos tristes quando nos dirigimos à Praia da Pajuçara, e escolhemos as margens do Riacho Salgadinho ao lado do CEFET, para seguir nosso percurso. O odor fétido, mesmo com o carro fechado, é insuportável!
De poluído passou a contaminado e quase doente terminal, em função das doenças que são transmitidas devido aos detritos que ali se encontram, pela falta de uma coleta diária de lixo, e de uma vigilância severa para que não se joguem lixo, e aí a grande pergunta: onde estão os componentes da falida Guarda Municipal?

Muitas histórias para se ganhar eleições já foram ditas como a despoluição e descontaminação - são muitas promessas, muitos projetos, mas sem nenhum resultado positivo e solução consistente. Estamos chegando a um final de mandato e o Prefeito se vai; outro virá e nós, do povo, continuamos à mercê de promessas e da fedentina crônica a incomodar o nosso dia a dia.

Pobre de quem mora e trabalha no entorno do velho Riacho!!!
Queremos lembrar ao nosso Prefeito que o Riacho Salgadinho pertence ao meio ambiente, e por este motivo esperamos medidas de impacto, de querer fazer, porque além do trabalho de despoluição, segundo alguns especialistas, é necessária a implantação de calçadas que estão afundando, e a construção de jardins, uma vez que o ambiente recuperado atrairá animais, pássaros, répteis e outros que, com o desaparecimento da poluição, poderão viver ali e criar um habitat que possa até servir de atrativo para os pedestres que por ali passam diariamente.

Temos visitado cidades que realmente exportam cuidados com o seu meio ambiente, dando gosto ver rios no seu leito sendo respeitados pela população ribeirinha, como o Rio das Velhas em Sabará/MG; aquela monstruosidade de açude não poluído no centro da cidade de Triunfo/PE que exala nenhum odor fétido, pelo contrário, serve de atração com seus pedalinhos, aquele complexo de água onde os turistas apreciam os peixes saltitando, talvez de alegria em encontrar um habitat tão preservado - vamos viajar e conhecer os exemplos existentes nessas cidades!

Está chegando mais uma nova eleição e o que vemos são os conchavos para quem possa realmente ganhá-la; é o profissionalismo político que tomou conta dos candidatos. Com certeza, as mesmas pessoas vão retomar o assunto, prometendo aquilo que nunca cumprem: a despoluição do Riacho Salgadinho, que não mais agoniza, mas já se faz missa de anos de falecimento.

É necessário que se haja uma avaliação dessa questão grave que afeta a nossa Cidade Sorriso, o mais urgente possível.

(*) Nosso Titular é Professor da UFAL (Universidade Federal de Alagoas) e Presidente da Academia Alagoana de Odontologia.


MOMENTOS DE TROVAS PELO BRASIL À FORA

Jamais creia em recompensa
nem na lei de são Tomé,
pois a verdadeira crença
é alicerçada na fé.

ADEMAR MACEDO/RN

Nas noites claras de lua,
no desenho da calçada,
vejo a silhueta tua
à minha sombra abraçada.

OLYMPIO COUTINHO/MG

Doce trova companheira:
criatura e criação,
chega de toda maneira,
aporta em meu coração.

CARMEM PIO/RS
Por te amar a vida inteira
e assumir esta postura,
o meu amor é fronteira
entre a razão e a loucura!...

CLÊNIO BORGES/RS

Com o coração pulsando
Sempre te mandarei flores
Por que estou enamorando
A dona dos meus amores

MARIVA - Cuité/PB

A idade, a chegar de manso,
respeitando o meu cansaço,
põe cadeiras de balanço
nas tardes por onde eu passo!

JOSÉ OUVERNEY/SP

No meu baú de lembranças
onde a rotina enterrei,
restaram minhas andanças
e os prantos que derramei...

REJANE COSTA/CE

Feliz o povo que pensa
e que se expressa à vontade.
Onde amordaçam a imprensa
morre à míngua a liberdade.

A. A. DE ASSIS/PR

Quem faz de andanças porfias
buscando, sempre, os atalhos,
chega ao fim de mãos vazias
e o coração em frangalhos!

ANTÔNIO JURACI SIQUEIRA/PA

Parabéns aos sempre inspirados trovadores!

MOMENTOS DE DESCONTRAÇÃO: VAMOS RIR JUNTOS?

LÓGICA DE ENGENHEIRO
Num julgamento de divórcio, o casal brigava pela guarda do único filho.
A mãe, muito emocionada, tenta se defender:

- Meritíssimo Juiz... Esta criança foi gerada dentro de mim... Carreguei-a durante 09 meses... Ela saiu do meu ventre... Eu mereço ficar com ela!

O juiz, emocionado e quase convencido, passou a palavra para o marido, um engenheiro, que resolveu usar a sua lógica:

- “Senhor Juiz, tenho apenas uma pergunta:
Quando eu coloco uma moeda numa máquina de refrigerantes, a latinha que sai é minha ou da máquina” - Sabe qual foi a decisão do Juiz? Adivinha...

MOMENTOS DE REFLEXÃO

VALOR DE UMA DONA DE CASA
Um homem chegou em casa após o trabalho, e encontrou seus 03 filhos brincando do lado de fora, ainda vestindo pijamas.
Estavam sujos de terra, cercados por embalagens vazias de comida entregue em casa.
A porta do carro da sua esposa estava aberta. A porta da frente da casa também.
O cachorro estava sumido, não veio recebê-lo.
Enquanto ele entrava em casa, achava mais e mais bagunça.
A lâmpada da sala estava queimada, o tapete estava enrolado e encostado na parede.
Na sala de estar, a televisão ligada aos berros num desenho animado qualquer, e o chão atulhado de brinquedos e roupas espalhadas.
Na cozinha, a pia transbordava de pratos; ainda havia café da manhã na mesa, a geladeira aberta, tinha comida de cachorro no chão e até um copo quebrado em cima do balcão. Sem contar que tinha um montinho de areia perto da porta.
Assustado, ele subiu correndo as escadas, desviando dos brinquedos espalhados e de peças de roupa suja. Será que a minha mulher passou mal? - pensou. Será que alguma coisa grave aconteceu?
Daí ele viu um fio de água correndo pelo chão, vindo do banheiro. Lá ele encontrou mais brinquedos no chão, toalhas ensopadas, sabonete líquido espalhado por toda parte e muito papel higiênico na pia. A pasta de dente tinha sido usada e deixada aberta e a banheira transbordando água e espuma.
$Finalmente, ao entrar no quarto do casal, ele encontrou a mulher ainda de pijama, deitada na cama e lendo uma revista.
Ele olhou para ela completamente confuso, e perguntou: Que aconteceu aqui em casa? Por que toda essa bagunça?
Ela sorriu e disse: - “Todo dia, quando você chega do trabalho, me pergunta: - Afinal de contas, o que você fez o dia inteiro dentro de casa? - Bem... Hoje eu não fiz nada, FOFO!!!!”

MOMENTOS LAMENTÁVEIS, ALIÁS, LAMENTABILÍSSIMOS...
As ruas de Rio Branco/AC são hoje um retrato da degradação provocada por uma nova droga, mais letal do que o crack, que está se espalhando pelo Brasil.
O OXI (abreviatura de oxidado) é um subproduto da cocaína, chegou ao país pelo Acre uma mistura de pasta-base de cocaína + querosene, gasolina ou diesel + solução de bateria + cal + permanganato de potássio.

Como o crack, o OXI é uma pedra, só que branca e também fumada num cachimbo - com a diferença de que é uma droga mais barata, causa muitos estragos no organismo e mata mais rapidamente.

O mais desesperador é que pais de meninas de 08 anos misturam droga com suco, dão para elas tomarem e as mandam à prostituição.

Perto do Mercado, mulheres e crianças oferecem programas a partir das 9 horas, todos os dias da semana, até 22hs, e os preços variam de R$ 5 a R$ 20, dependendo do serviço a ser feito.

Por lá, as drogas são vendidas a partir de R$ 5 e é possível encontrar: Oxi, merla, cocaína etc..

FONTE: Carolina Benevides (O Globo)

COMENTÁRIO: E ninguém faz nada para coibir esse flagelo moral e social?

sexta-feira, 6 de maio de 2011

NOSSA HOMENAGEM ÀS MÃES: SALVE DIA 08. DE MAIO!




















DIA DAS MÃES: ORIGEM


No princípio do século 20 uma jovem americana, Anna Jarvis, perdeu sua mãe, e entrou em completa depressão.


Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória da falecida com uma grande festa. Mas Annie pediu que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou falecidas.


Em pouco tempo, a comemoração e, consequentemente, o Dia das Mães, se alastrou por todos os Estados Unidos - em 1914, a data de 09.05 foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson


No Brasil esse especial dia é celebrado no 2º domingo de maio, conforme decreto assinado em 1932, pelo presidente Getúlio Vargas.


Esta Poesia é endereçada a todas as mães, escritoras ou não, com muito carinho:


SER MÃE - Coelho Neto (*)


Ser mãe é desdobrar fibra por fibra

o coração! Ser mãe é ter no alheio

lábio que suga, o pedestal do seio,

onde a vida, onde o amor, cantando, vibra.


Ser mãe é ser um anjo que se libra (equilibra)

sobre um berço dormindo! É ser anseio,

é ser temeridade, é ser receio,

é ser força que os males equilibra!


Todo o bem que a mãe goza é bem do filho,

espelho em que se mira afortunada,

Luz que lhe põe nos olhos novo brilho!


Ser mãe é andar chorando num sorriso!

Ser mãe é ter um mundo e não ter nada!

Ser mãe é padecer num paraíso!


(*) - Coelho Neto (Henrique Maximiano C. N.), professor, político, romancista, contista, crítico, teatrólogo, memorialista e poeta, nasceu em Caxias/MA, em 21.02.1864, e faleceu no Rio de Janeiro, em 28.11.1934.


É o fundador da Cadeira nº 2 da Academia Brasileira de Letras, que tem como patrono Álvares de Azevedo.


Cultivou praticamente todos os gêneros literários e foi, por muitos anos, o escritor mais lido do Brasil.

* Coelho Neto (Henrique Maximiano C. N.), professor, político, romancista, contista, crítico, teatrólogo, memorialista e poeta, nasceu em Caxias/MA, em 21.02.1864, e faleceu no Rio de Janeiro, em 28.11.1934.


É o fundador da Cadeira nº 2 da Academia Brasileira de Letras, que tem como patrono Álvares de Azevedo.


Cultivou praticamente todos os gêneros literários e foi, por muitos anos, o escritor mais lido do Brasil.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

COMENDA TIRADENTES

Nossa ilustre Confreira, ProfªDrª LUCY DALVA LOPES MAURO, recebeu significativa homenagem outorgada pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, no dia 18.04: a Comenda Tiradentes.

O evento ocorreu em sessão solene no plenário da Assembleia Legislativa daquele Estado, comemorativa ao Dia do nosso Patrono, quando alguns profissionais também a receberam.

Na oportunidade houve a posse da nova Diretoria daquela Autarquia, comandada pelo dinâmico Presidente Emil Adib Razuk:

Francisco Couto Mota, Mª Lúcia Zarvos Varellis, Ideval Serrano e Marco Antônio Manfredini.

Os suplentes são: Eunice Cristina Gardieri, Adib Kairalla, Cláudio Yukio Miyake, Caio Perrella de Rezende e Rada El Achkar da Silva.

À nossa querida Confreira e aos demais agraciados, nossos cumprimentos; à nova Diretoria, votos de profícua gestão.