terça-feira, 25 de janeiro de 2011

TUDO SOBRE A ARTE POÉTICA



POESIA: Substantivo feminino (a palavra deve ser usada sempre no singular),
Algumas definições: Arte de compor ou escrever versos.
A poesia, ou gênero lírico, ou lírica é uma das sete artes tradicionais, pela qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos, ou seja, ela retrata algo que tudo pode acontecer, dependendo da imaginação do autor como a do leitor.

Composição em versos (livres e/ou providos de rima) cujo conteúdo apresenta uma visão emocional e/ou conceitual na abordagem de ideias, estados de alma, sentimentos, impressões subjetivas etc., quase sempre expressos por associações imagéticas - Obs.: Por oposição à prosa

Arte dos versos, característica de um poeta, de um povo, de uma época.

Ex.: Poesia romântica brasileira; Poesia modernista.

Arte de excitar a alma com uma visão do mundo, por meio das melhores palavras em sua melhor ordem.


Poder criativo; inspiração

O que desperta o sentimento do belo.

Aquilo que há de elevado ou comovente nas pessoas ou nas coisas.

Coletivo: Antologia, cancioneiro, parnaso, romanceiro.

POETA: Substantivo masculino


POETISA: Substantivo feminino = pessoa do sexo feminino que faz poesia.


História: - Em 1632: poetissa; Em 1720: poetiza.

Escritor/a que compõe poesia;

Autor cuja obra é impregnada de poesia.

Ex.: Compositores como Chopin e Debussy são verdadeiros poetas;

Ser humano com o dom da poesia: Ex.: uma pessoa com alma de poeta;

Aquele que tem imaginação inspirada;

Aquele que é dado a devaneios ou tem caráter idealista.

Sinônimos: Bardo, cantor, lírico, lirista, rimador, trovador, trovante, troveiro, trovista, vate, versejador, versificador; visionário;


Coletivo: Parnaso, plêiade, poetismo;


Etimologia: Latim - poéta,ae = poeta, o que faz, artista; - Grego:. poiétês,oû = autor, criador; compositor de versos, poeta; História: - Século V: poheta; - Século XV: pueta;

POETASTRO: Substantivo masculino. Mau poeta; poetaço

GLOSA: Tipo de composição poética que desenvolve um mote, em geral em tantas estrofes quantos são os versos deste e acabando cada estrofe com um deles.

MOTE: Estrofe, anteposta ao início de um poema, utilizada pelos poetas como motivo da obra cujo conteúdo desenvolve a idéia sugerida pela estrofe [Muito cultivado no século XVI por poetas renascentistas e, posteriormente, por poetas barrocos, caiu em desuso no século seguinte.]

POEMA: Substantivo masculino - Composição poética em que há enredo e ação; epopéia.

SONETO: Pequena composição poética composta de 14 versos, com número variável de sílabas, sendo o mais freqüente o decassílabo, e cujo último verso (dito chave de ouro) concentra em si a idéia principal do poema, ou deve encerrá-lo de maneira a encantar ou surpreender o leitor [Pode ter a forma do soneto italiano (o mais praticado) ou do soneto inglês.]

TROVA: Na Idade Média, composição poética acompanhada de música; cantiga.

CORDEL: Relativo à literatura popular, impressa em livretos de baixo custo, e feita por poetas populares - muito comuns no nordeste brasileiro.

HAICAI: forma de poesia japonesa surgida no século XVI, e ainda hoje em voga, composta de 03 versos, com 05, 07 e 05 sílabas, que pode ter como tema a natureza ou as estações do ano.
- Obs.: cf. haiku (japonês); forma poética de métrica e acentuação adaptada a partir desta, criada no Brasil. Etimologia: Em japonês, haikai: ideograma formado de hai 'brincadeira, gracejo' + kai 'harmonia, realização'.

JOGRAL - substantivo masculino. Na Idade Média, até o século X, artista, geralmente das classes mais humildes, que ganhava a vida divertindo o público, nos palácios ou nas praças públicas, com gracejos, sátiras, mágicas, acrobacias, mímica etc..

Na Literatura, música. Artista medieval que cantava e recitava poesia; mesmo que segrel. A partir do século X, os jograis começaram, juntamente com os menestréis, a divulgar a poesia trovadoresca, cantando-a acompanhados de música; - Poema ou texto interpretado dessa forma;

- Após o século XIV, artista popular itinerante; saltimbanco, truão, chocarreiro.

No Teatro: aquele que interpreta poemas e/ou canções; declamador, recitador; - grupo que declama textos literários em coro, alternando canto e recitativo, partes individuais e coletivas.

FONTES: DICIONÁRIO ELETRÔNICO HOUAISS/ WIKIPÉDIA - A ENCICLOPÉDIA LIVRE.

SEIS ANOS DE SARAU: Estamos entrando no 6º ano de realização do Sarau Literomusical promovido pelo Conselho Regional de Odontologia do RN em seu confortável auditório, e coordenado pela SBDE, com maciço apoio da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN (SPVA).
Aliás, o sustentáculo total do evento é dado por essa Sociedade, cujos poetas e poetisas assiduamente participam das reuniões quinzenais (1ª e 3ª quarta-feira, das 18 às 21 horas) sempre com grande brilhantismo e entusiasmo.
A receptividade é de tal monta e os resultados são tão espetaculares que tem ajudado muita gente a enfrentar problemas diversos, como depressão, gagueira etc..
Assim sendo, resolvemos “batizar” de Sarauterapia, com aprovação total de todos que lá vão.
Diante disso, fazemos um apelo aos dignos Titulares para que incentivem a realização desses eventos nas suas respectivas cidades, associando-se a instituições poéticas, literárias e musicais.
Temos a certeza de que estarão prestando um magnífico serviço, inclusive ao humanismo. Tomara!