sexta-feira, 9 de abril de 2010

JORNAL DA SBDE - EDIÇÃO DE ABRIL DE 2010

NOTÍCIAS DE NOSSOS TITULARES:
- REGIS ALONSO VERRI: Infelizmente, este querido Confrade deixou o nosso convívio em 24.03.2010 e partiu para outro Plano! Vamos elevar nossos pensamentos, rogando ao Pai Celestial que o ampare e cubra de bênçãos, de acordo com o merecimento que angariou durante a sua gloriosa passagem terrena. Vivia em Ribeirão Preto/SP, onde lecionava na Universidade local.

OSMAR BARONI: Apresenta, já há 3 meses, na Rádio Universitária FM de Uberaba/MG, um programa com grande audiência: Chorinhos & Chorões, coerente com o trabalho de grande sucesso que desenvolve com o Grupo ChoroCultura, há mais de 15 anos, em shows naquela progressista Cidade e em outros Estados. Parabéns, ilustre Confrade! É uma iniciativa nobre, prazerosa e utilíssima!

QUEM SOMOS: NELSON JUNQUEIRA DE ANDRADE
- NASCIMENTO: 12.02.1916 - Barra Mansa/RJ; vive em São José dos Campos/SP; -
- GRADUAÇÃO: Faculdade de Odontologia da UFRJ;
- PÓS-GRADUAÇÃO: Ortodontia e Odontopediatria;
- ATIVIDADES DOCENTES: Professor de Ortodontia e Odontopediatria desde a 1ª turma da Faculdade de Odontologia de São José dos Campos; Inúmeras palestras em Congressos ou não;
- PESQUISA: Plano Oclusal (Livre Docência);
- ATIVIDADES LITERÁRIAS: 03 Livros - Ortodontia; Cefalometria; Ortodontopedia;
- Artigos: Muitos, para revistas especializadas;
- HONRARIAS: Inúmeras, citando-se as mais recentes (2008 e 2009), de Honra ao Mérito, outorgadas pela Associação Paulista de Ortodontia.

Parabéns, ilustre Professor e querido Confrade!

TITULAR QUE ANIVERSARIA NESTE MÊS DE ABRIL: No dia 13.04, JOSÉ DILSON VASCONCELOS DE MENEZES, nosso 1º Tesoureiro, completa mais um ano de vida, cuja maior parte foi dedicada à Odontologia. Parabéns, nobre Confrade!

43º COSMO - Congresso Sul Mineiro de Odontologia
- Local: Hotel Caxambu/MG.
- Período: 20 a 25.09.2010
- Eventos paralelos:
- 19ª Jornada de Fissuras Palatinas;
- 20º Congresso de Cirurgia e Implantologia Oral;
- 9º Encontro Poético da Primavera (Homenageado:
NOEL ROSA - Centenário de nascimento)

- Inscrição - Até o final deste mês de abril: R$200,00; de maio em diante: R$250,00. Contamos com a adesão dos Titulares e o comparecimento para abrilhantar o evento. Sobre o aconchegante local acesse: www.hotelcaxambu.com.br e terá uma boa visão do que lhe espera:

10º ANIVERSÁRIO DA SBDE:
Recebemos os 02 textos de 04 Titulares interessados em participar da nossa 1ª Antologia que será lançada no 43º COSMO. Ficamos no aguardo dos demais, até a data limite de 15.06, para que nos organizemos adequadamente.
Já temos oferta de uma parcela de patrocínio e estamos captando outros, a fim de evitar despesa por parte dos Titulares; além da SBDE, precisamos de outros patrocinadores.

MOMENTOS LITERÁRIOS DOS TITULARES:

# JOSÉ ROBERTO DE MELO (*)
TAMARINEIRA - Morei muitos anos na Avenida Rosa e Silva, bem defronte do Hospital de Alienados da Tamarineira (Recife).
Este mesmo hospital que hoje frequenta o noticiário dos jornais, depois que Dom Dedé - o arcebispo das encrencas, o alugou para um centro comercial, deixando a batata quente para o seu sucessor.
Vivia acostumado a ver pacientes pendurados nas grades, pedindo dinheiro e cigarros. Nem mesmo me assustava, todo ano, quando o bloco carnavalesco dos pirados, celebrava a época em passos rasgados pelas ruas adjacentes. O hospital há muito impera no bairro. Foi nesta época que eu trouxe do interior, de Cortês precisamente, uma mocinha para os serviços domésticos da nossa casa.
Ela se encantava com as novidades que ia descobrindo na cidade grande. Mas, nada a fascinava tanto como o telefone. Ficava babando quando alguém atendia a uma chamada. E foi assim, passados alguns dias, que teve oportunidade de atender ao fascinante instrumento. E, com muita desenvoltura, pronunciou o clássico "alô", como se jamais tivesse feito outra coisa na vida.
Em seguida, alguém deve ter perguntado de onde ela falava então ela respondeu tranquila: Da frente da Tamarineira.
Não sei o que disseram do outro da linha, mas ouvi perfeitamente ela encerrar a conversa: - Doida é a mãe!!!
(*) Presidente de Honra e Orador Oficial da SBDE.
FONTE - Seu muito visitado blog: www.melo28.blog.uol.com.br

# LENILSON SILVA DE CARVALHO:
PENSAMENTOS, PROVÉRBIOS E AFORISMOS Continuamos a publicar tópicos extraídos do seu livro do mesmo nome, acervo da Biblioteca Creuse Pereira Santos.

Tema - AMOR:
- O amor não consiste em duas pessoas olharem uma para a outra, mas olharem na mesma direção. (Antoine Saint-Exupéry);
- Se examinarmos a História veremos que, com o tempo, o amor da humanidade pela paz, pela justiça e pela liberdade acaba triunfando sobre a crueldade e a opressão. (Dalai-Lama);
- Nada melhor para a saúde do que um amor correspondido! (Vinícius de Morais);
- Amor é fogo que arde sem se ver. (Luiz de Camões);
- Não há disfarce capaz de esconder o amor por muito tempo onde ele existe, ou de fingi-lo onde não existe. (La Rochefoucauld). Até para o mês...

# OSMAR BARONI (*)
DE PARAOPEBA PARA O BRASIL

Amei tanto que agora
Nem sei mais chorar
Vivi procurando,
vivi te encontrando
Vivi te perdendo, amor.
Ah coração infeliz
Até quando para ser feliz
Tu vais morrer de dor.
(Vinícius de Moraes)

- Alguém mais estudioso que eu, disse não sei onde e em que circunstâncias, que o Brasil não cultiva a tradição.. E desabafa: "Orlando Silva (o cantor não o ministro) quem conhece?"

O desconhecimento de artistas do passado é muito comum. Quem acompanha a história da nossa música popular sabe que ela ao longo do tempo percorreu fases marcantes de renovação que culminaram na revelação de grandes artistas.

Em uma dessas fases (1964-68) aconteceu o movimento de revalorização do samba, uma preciosidade da nossa cultura.
O resultado das reuniões de sambistas iniciadas no restaurante Zicartola tornou acessível ao público com os shows Opinião e Rosa de Ouro.

Neles foi possível auferir a safra emergente de talentosos músicos, cantores e compositores. Pertencem a essa geração as cantoras Elza Soares, Beth Carvalho e a mineira de Paraopeba, Clara Nunes (12-08-1943/02-04-1983).

Órfã de mãe, aos 16 anos a mocinha pede a bênção do violeiro e cantador de folias de reis, Mané Serrador, e parte para Belo Horizonte, indo trabalhar numa fábrica de tecidos. Com a ajuda dos irmãos formou-se normalista.
Cantora do coral de uma igreja, sua voz sobressaia pela beleza, afinação e potência. Contudo, o potencial da artista despontou quando venceu o concurso A voz de Ouro, na fase mineira, cantando de Vinícius de Moraes:

Aí a lua que no céu surgiu
Não é a mesma que te viu
Nascer nos braços meus,
ficando em 3º lugar na finalíssima em São Paulo. Profissionalmente, começou cantando em boates, clubes e na Rádio Inconfidência.

Ambicionando vôo mais alto, em 1965 mudou-se para o Rio de Janeiro, apresentando-se na TV Continental, no programa de José Messias.
Ano seguinte, gravou seu 1º disco, interpretando boleros e sambas canções, mas o sucesso surgiu com a gravação do samba de Ataulfo Alves e Carlos Imperial
E agora
Você passa eu acho graça
Nesta vida tudo passa
E você também passou
Entre as flores você era a mais bela
Minha rosa amarela
Que desbotou perdeu a cor.


A partir daí, todo ano Clara Nunes acontecia nas paradas de sucesso e shows pelo Brasil. A história do repertório da cantora, que encantava onde quer que se apresentasse, registra um seleto grupo de compositores: Nelson Cavaquinho, Guilherme de Brito, Chico Buarque, Dorival Caymmi, Baden Powell, Adoniran Barbosa, Sivuca, e tantos outros.

Não foi só o samba que cantava com graça e originalidade, seu carro-chefe, o estilo afro-brasileiro também marcou suas interpretações: Contos de Areia (Romildo e Toninho), O mar serenou (Candeias) e A Deusa dos Orixás, são algumas delas.

No samba Mineira do qual foi a musa, os compositores João Nogueira e Paulo Cesar Pinheiro, com quem se casou em 1975, reverenciam seus encantos com citações de versos do conterrâneo Ary Barroso:
Clara, abra o pano do passado
Tira a mãe preta do serrado
Põe o Rei Congo no gongá
Anda
Canta o samba verdadeiro
Faz o que mandou o mineiro, ô mineira
Que é filha de Ogum e Iansã.

A gravação de João Nogueira permaneceu mais de 20 semanas nas paradas de sucesso.

Numa dessas fatalidades da vida, Clara Nunes morreu aos 40 anos, depois de um mês hospitalizada por conta de uma cirurgia de varizes.

(*) - Fonte: Jornal de Uberaba - Coluna quinzenal “Opinião”, com a informação de que ele é Diretor da SBDE. www.jornaldeuberaba.com.br

LER É UMA ATIVIDADE NEURÓBICA- Neuróbica é a aeróbica dos neurônios. Consiste numa espécie de ginástica para o cérebro. O desafio é fazer tudo aquilo que contraria as rotinas, obrigando o cérebro a um trabalho adicional.
Parte do nosso dia a dia é ocupada por rotinas que, apesar de terem a vantagem de reduzir o esforço intelectual, escondem um efeito perverso: limitam o cérebro.
Para contrariar essa tendência, é necessário praticar exercícios cerebrais que fazem as pessoas pensarem somente no que estão fazendo, concentrando-se na tarefa. Ler é benéfico à saúde mental, pois é uma atividade neuróbica.
A atividade da leitura faz reforçar as conexões entre os neurônios. Para a mente, ainda não inventaram melhor exercício do que ler atentamente e refletir sobre o texto.
Diferente de jogos para a memória, quebra cabeças e palavras cruzadas, a Neuróbica usa combinações dos cinco sentidos e baseia-se em atividades simples que podem ser realizadas a qualquer hora.

Não é raro que as pessoas esqueçam datas de aniversários, compromissos importantes, locais onde determinados objetos foram guardados e nomes de pessoas próximas e amigas. Os esquecimentos costumam ser de acontecimentos recentes, ao passo que fatos passados há muito tempo, dificilmente saem da memória.

A neurociência vem revelar que o cérebro, apesar de envelhecer, continua a possuir uma capacidade extraordinária de crescer e mudar o padrão de suas conexões.

Exemplos de exercícios: - Use o relógio de pulso no braço direito; - Escove os dentes com a mão contrária da de costume; - Ande pela casa de trás para frente; - Vista-se de olhos fechados; - Estimule o paladar, coma coisas diferentes; - Veja fotos de cabeça para baixo; - Veja as horas num espelho; - Faça um novo caminho para ir ao trabalho; - Troque o mouse de lado etc..
Fonte: www.amigosdolivro.com

EM DEFESA DA NOSSA LÍNGUA:
Você sabe usar a forma correta?
IA AO SEU ENCONTRO, MAS UM CARRO VEIO DE ENCONTRO AO MEU- Ir ao encontro significa sair em direção a, ou ir encontrar-se com alguém.
Ex.: Fomos ao encontro da comitiva.
Em sentido figurado, quer dizer corresponder, atender, satisfazer: Minha proposta vai ao encontro dos seus interesses.
- Ir de encontro significa colidir, chocar-se com, ir em direção oposta a alguma coisa: O caminhão foi de encontro ao muro.
Em sentido figurado é estar em desacordo, contrariar: A mudança de nome da Petrobrás vai de encontro aos interesses do Brasil.

NUNCA DIGA: EU APRONTEI, EU REMEDIO.
O verbo remediar (= consertar, atenuar) no presente do indicativo tem um "e" antes do "i". O correto é: EU APRONTEI, EU REMEDEIO.
O mesmo vale para os verbos ansiar, mediar, intermediar e incendiar. Certo é: Eu anseio, medeio, intermedeio e incendeio!

SE ACASO X SE CASO
Com a conjunção se deve-se utilizar acaso, e nunca caso. O certo: "Se acaso o Brasil for campeão, eu vou...". Mas podemos dizer: "Caso o Brasil seja campeão, eu vou..."

A PRINCÍPIO X EM PRINCÍPIO
A princípio significa inicialmente, antes de mais nada: Ex: A princípio, gostaria de dizer que estou bem.
Em princípio quer dizer em tese. Ex: Em princípio, todos concordaram com a minha sugestão.
Fonte: www.scrittaonline.com.br

MOMENTOS DE TROVAS

Ademar Macedo/RN:
Mesmo em momentos tristonhos,
carregada de lamentos,
navega cheia de sonhos
a nau dos meus pensamentos!...

Nydia Iaggi Martins/RJ:
Nosso romance foi breve:
mas que importa o tempo escasso,
se a saudade ainda escreve
teu nome em tudo que eu faço?

Conceição A. de Assis/MG:
A vida é cheia de ardiz,
toda esperança é frustrada;
e a busca de ser feliz
é busca apenas... mais nada.

Zenaide Marçal/CE:
O sol, o mar, que beleza!
a montanha, o rio, a flor
tudo nos mostra a grandeza
das obras do criador.

Maria Nascimento/RJ:
Tanto a coroa se pinta,
para fingir que é mocinha,
que afoga as rugas na tinta
e engrossa os pés de galinha.

Pedro Melo/SP:
A gorda vai pro hospital...
E o doutor, meio gaiato:
– “O seu chilique, afinal,
é só depressão... pós – prato...”

Rosa Regis/RN:
Num rádio marca ABC
meus sonhos eu revivia,
quando lembrava você
Nas músicas que eu ouvia...

Marivaldo Ernesto/PB:
Dizem que as rosas não falam,
mas quando prenhes de amores
exibem cores e exalam
e falam com beija flores.

Parabéns aos criativos e sempre inspirados Poetas Trovadores!!!

MOMENTOS DE HOMENAGENS:
Aniversariantes deste mês na Literatura e na Música, com respectivas minibiografias e obras, em ordem cronológica de nascimento.

# No dia 1º de abril de 1902 nasceu Antônio MOREIRA DA SILVA, no Rio de Janeiro, onde faleceu aos 98 anos (06.06.2000) de falência múltipla de órgãos - foi cantor e compositor, também conhecido como Kid Moringueira.
Só iniciou os estudos aos 09 anos, mas abandonou a escola aos 11, quando o pai falaceu. Foi empregado de fábricas, tecelagens, chofer de praça e de ambulância.
Iniciou sua carreira em 1931, com Ererê e Rei da Umbanda.
1992: Foi tema do enredo da escola de samba Unidos de Manguinhos;
1995: gravou Os 3 Malandros In Concert com Dicró e Bezerra da Silva, aos 93 anos de idade;
1996: Tema do livro Moreira da Silva - O Último dos Malandros, do jornalista baiano Alexandre Augusto Gonçalves (Record).
Com 98 anos de idade, ainda se apresentava em shows.

Considerado o criador do samba-de-breque, dizia que foi por acaso que isso aconteceu; durante um show num cinema do subúrbio carioca do Méier, em 1936:
“Eu estava cantando um samba fraquinho, Jogo Proibido, de Tancredo Silva, então interrompi e improvisei umas falas só para brincar com a plateia, assim: Meto a solingen na garganta do otário e ele geme, ai, ai, meu Deus. Não posso mais. Vou me acabar.
O público aplaudiu de pé, e eu pensei: É aí que está o petróleo, malandro. Vou meter a sonda.
Outros sucessos: Acertei no milhar; Amigo urso; Na subida do morro; Rei do gatilho, e muitos outros.

# Dia 05.04.1890, nascia no Rio de Janeiro, onde faleceu em 26.08.1974, DONGA, apelido de Ernesto Joaquim Maria dos Santos, músico, compositor e violonista.
Ele participava das rodas de música na casa da lendária Tia Ciata, ao lado de João da Baiana, Pixinguinha e outros. Grande fã de Mário Cavaquinho, começou a tocar este instrumento de ouvido, aos 14 anos, mas depois aprendeu a tocar violão.

Pelo Telefone, foi o 1º samba gravado na história. Ao lado de Pixinguinha e outros 6 músicos, integrou, como violonista, o grupo Oito Batutas, que excursionou pela Europa em 1922.
Em 1940 gravou 09 composições (entre sambas, toadas, macumbas e lundus) do disco Native Brazilian Music, organizado por 02 maestros: Leopold Stokowski e Villa-Lobos, lançado nos Estados Unidos pela Columbia.
No final dos anos 50, voltou a se apresentar com o grupo Velha Guarda, em shows organizados por Almirante. Doente e quase cego, viveu seus últimos dias no Retiro dos Artistas.
Suas obras mais conhecidas foram: Passarinho bateu asas; Bambo-Bamba; Ranchinho Desfeito; Patrão Prenda seu gado.

# VICENTE Augusto DE CARVALHO nasceu em 05.04.1866 em Santos/SP.
Foi advogado, jornalista, político, magistrado, poeta e contista; parnasianista, seu grande tema era o mar, sendo chamado Poeta do Mar. Na Academia Brasileira de Letras foi o 2º ocupante da cadeira 29, sucedendo Artur Azevedo - faleceu em São Paulo/SP, em 22.04.1924.

# Em 18.04.1882, nasceu em Taubaté/SP, José Bento Renato MONTEIRO LOBATO; faleceu em São Paulo em 04.07.1948.
Foi um dos mais influentes escritores brasileiros do século 20, editor de livros inéditos e autor de importantes traduções, além de contos, artigos, críticas, crônicas, prefácios, cartas, um livro sobre a importância do petróleo e do ferro e um único romance, O Presidente Negro, o qual não alcançou a mesma popularidade das suas obras infantis.

# Em 19.04.1880 nascia em Recife/PE, Manuel Carneiro de Sousa Bandeira Filho; faleceu no Rio em 13.10.1968.
Foi crítico literário e de arte, professor de literatura, tradutor e um dos poetas mais admirados, inspirando, até hoje, novos escritores e compositores.
Seu poema Os Sapos foi o abre alas da Semana de Arte Moderna de 1922.
1º livro de Poesia: A cinza das horas (1917); 2º livro, Carnaval (1919); Em Ritmo Dissoluto, seu 3º livro, a felicidade aparece em poemas como Vou embora pra Pasárgada, onde há a evocação sonhadora de um país imaginário.
Último livro: Estrela da vida inteira (1966).
Prosa: Crônicas da Província do Brasil (1936); Seleta de Prosa (1968).
Participou de diversas Antologias e de muitas outras obras.

# - AUGUSTO de Carvalho Rodrigues DOS ANJOS, nasceu em Sapé/PB em 20.04.1884, faleceu de pneumonia, aos 30 anos, em 12.11.1914 (Leopoldina/MG). Identificado como simbolista ou parnasiano, muitos críticos preferem-no como pré-moderno, é conhecido como um dos poetas mais críticos do seu tempo, e sua obra é admirada tanto por leigos como por críticos literários.
Precoce, compôs os 1ºs versos aos 07 anos de idade. Estudou no Liceu Paraibano onde foi professor, depois de bacharelar-se pela Faculdade de Direito do Recife, aos 23 anos.
Em 1912, publicou seu livro único de poemas, Eu.
Após sua morte, seu amigo Órris Soares organizou uma edição chamada Eu e Outras Poesias, incluindo poemas até então inéditos.
É Patrono da Cadeira nº 1 da Academia Paraibana de Letras.

# “PIXINGUINHA”, apelido de Alfredo da Rocha Viana, nasceu no Rio de Janeiro, no dia 23.04.1897, onde faleceu em 17.02.1973 - era flautista, saxofonista, compositor, cantor, arranjador e regente.
Os choros Carinhoso (1916) e Lamentos (1928) foram criticados por terem uma “inaceitável influência do jazz”, avançados demais para a época.
Outros sucessos entre centenas: Rosa, Vou vivendo, 1 x 0, Naquele tempo e Sofres porque Queres.
23 de abril é o Dia Nacional do Choro, em homenagem a ele.

# DORIVAL CAYMMI nasceu em 30.04.1914, na cidade de Salvador/BA e faleceu no Rio de Janeiro, em 16.08.2008; cantor, compositor, violonista, pintor e ator, era descendente de italianos pelo lado paterno.
Inspirou-se nos hábitos, costumes e tradições do povo baiano, com forte influência da música negra; tinha estilo pessoal de compor e cantar, com espontaneidade nos versos, sensualidade e riqueza melódica.
Alguns sucessos: Saudade de Bahia; Samba da minha terra; Doralice; Modinha para Gabriela; Maracangalha; Saudade de Itapuã; Rosa Morena; O que é que a baiana tem; O Mar; História de Pescadores; É Doce Morrer no Mar etc..
Fontes: releituras.com. / pt.wikipedia.org / educacao.uol.com.br

ORIGEM DE DITADOS E EXPRESSÕES POPULARES (Continuação)
# - VAI TOMAR BANHO:
No livro Casa Grande & Senzala, Gilberto Freire analisou os hábitos de higiene dos índios versus os dos colonizadores portugueses.
Depois das Cruzadas, o europeu se contagiou de sífilis e de outras doenças transmissíveis, e daí desenvolveu medo ao banho e horror à nudez, o que muito agradou à Igreja.
O índio não conhecia a sífilis, e se lavava da cabeça aos pés nos banhos de rio, além de usar folhas de árvore pra limpar os bebês e lavar no rio as redes nas quais dormiam.
O cheiro exalado pelo corpo dos portugueses, abafado em roupas que não eram trocadas com frequência, e, raramente, lavadas, aliado à falta de banho, causava repugnância aos índios. Então quando estavam fartos de receber ordens dos portugueses, mandavam que fossem tomar banho.

# - A DAR COM O PAU:
O substantivo "pau" figura em várias expressões brasileiras, e teve origem nos navios negreiros. Os negros capturados preferiam morrer durante a travessia, então deixavam de comer. Daí foi criado o pau de comer, que era atravessado na boca dos escravos, e os marinheiros jogavam sopa e angu pro estômago dos infelizes, a dar com o pau. O povo incorporou a expressão...

# - ELES SÃO BRANCOS, QUE SE ENTENDAM.
No século 18, um mulato, capitão de regimento, teve uma discussão com um dos comandados, e queixou-se ao seu superior, oficial português.
O capitão queria a punição do soldado que o desrespeitara. Como resposta, ouviu do português a seguinte frase: Vocês que são pardos, que se entendam.
O oficial ficou indignado e recorreu à instância superior, na pessoa de D. Luís de Vasconcelos, 12° Vice-rei do Brasil.
Ao tomar conhecimento dos fatos, ele mandou prender o oficial português que estranhou a atitude do vice-rei. Mas, D. Luís se explicou: Nós somos brancos, cá nos entendemos.
Fonte: Internet

MOMENTOS DE REFLEXÃO:

UMA LIÇÃO DE EQUILÍBRIO
- Eu acompanhava um amigo à banca de jornal. Ele cumprimentou o jornaleiro amavelmente, mas, como retorno, recebeu um tratamento rude e grosseiro. Pegando o jornal que foi atirado em sua direção, meu amigo sorriu atenciosamente, e desejou ao jornaleiro um bom final de semana.
Quando nós descíamos pela rua, perguntei:
- Ele sempre lhe trata com tanta grosseria?
- Sim, infelizmente é sempre assim.
- E você é sempre tão atencioso e amável com ele?
- Sim, sempre sou.
- Por que você é tão educado, já que ele é tão rude com você?
- Porque não quero que ele decida como eu devo agir...
Nós somos nossos "próprios donos". Não devemos nos curvar diante de qualquer vento que sopra, nem estar à mercê do mau humor, da mesquinharia, da impaciência e da raiva dos outros.
Não são os ambientes que nos transformam; nós é que transformamos os ambientes. Para saber quantos amigos você tem, dê uma festa... Para saber a qualidade deles, fique doente!

MOMENTOS DE CONSTATAÇÃO

Ninguém é eleito para fazer o sucessor. Quem se empenha em fazer o seu sucessor, pensa em se tornar ele mesmo o sucessor de seu sucessor...
(Carlos Ayres Britto, Poeta e Presidente do Tribunal Superior Eleitoral).

MOMENTOS DE CURIOSIDADE:
Antigamente, para fazer melado os escravos colocavam o caldo da cana-de-açúcar em um tacho e levavam ao fogo.
Não podiam parar de mexer até que uma consistência cremosa surgisse. Porém, um dia, cansados de tanto mexer e com serviços ainda por terminar, os escravos simplesmente pararam e o melado desandou.
A saída que encontraram foi guardar o melado longe das vistas do feitor. No dia seguinte, encontraram o melado azedo, fermentado. Não pensaram duas vezes e misturaram o tal melado azedo com o novo e levaram ao fogo.
Resultado: o 'azedo' do melado antigo era álcool que, aos poucos, foi evaporando e formou no teto umas goteiras que pingavam constantemente. Era a cachaça já formada, daí o nome 'PINGA'.
Quando a pinga batia nas costas marcadas com as chibatadas dos feitores, ardia muito, por isso deram o nome de 'ÁGUA ARDENTE'.
Ao cair no rosto, escorrendo até a boca, os escravos perceberam que ficavam alegres e com vontade de dançar. E sempre que queriam ficar alegres repetiam o processo.

Fonte: Museu do Homem do Nordeste.

MOMENTOS DE INDIGNAÇÃO:

Poema DA MENTE - Affonso Romano de Sant’Anna

Há um presidente que mente
Mente de corpo e alma, completa/mente.
E mente de maneira tão pungente
Que a gente acha que ele mente sincera/mente,
Mas que mente, sobretudo, impune/mente...
Indecente/mente. E mente tão nacional/mente,
Que acha que mentindo história afora,
Vai nos enganar eterna/mente...

MOMENTOS DE HUMOR: Esperteza de Advogado
- Certa tarde um bem sucedido advogado estava sendo conduzido em sua limusine para seu sítio, quando observou dois homens maltrapilhos comendo grama ao lado da estrada. Ele ordenou imediatamente ao motorista que parasse, saiu do veículo e perguntou:
- Por que vocês estão comendo grama?
- Porque nós não temos dinheiro para comprar comida, respondeu um dos homens.
- Bem, você pode vir comigo para o sítio, disse o advogado.
- Senhor, eu tenho uma esposa e 03 filhos aqui.
- Traga-os também - disse o advogado.
- E quanto ao meu amigo?
O advogado virou-se para o outro homem e disse: - Você pode vir também.
- Mas, senhor, eu também tenho esposa e 06 filhos, disse o 2º homem.
- Eles podem nos acompanhar também, disse o advogado enquanto se dirigia de volta à limusine.
Todos se acomodaram como puderam na limusine e, quando já estavam a caminho, um dos acompanhantes disse:
- O senhor é muito gentil. Obrigado por levar a gente com o senhor.
O advogado respondeu: - De nada! Vocês vão adorar meu sítio. A grama está com quase um metro de altura...

MOMENTOS DE CRÔNICA:
O pré-sal de cada um *
- Essa discussão sobre a divisão da renda do petróleo do pré-sal parece uma briga pela herança de um parente moribundo, mas que ainda não morreu.
Há algo de constrangedor na disputa pelo espólio de um vivo, mesmo que seu fim esteja perto.
A diferença entre o parente e o pré-sal é que, enquanto a morte de um é certa, a existência do outro é, apenas, uma probabilidade.
Por enquanto, só temos a palavra da Petrobras de que o petróleo está lá, e só uma especulação sobre o valor a ser dividido. O que não impede o feio espetáculo da guerra precoce pela partilha, equivalente a herdeiros se engalfinhando em cima do moribundo, derrubando o soro etc.. Um pouco de recato, gente!

Mas a verdade é que não posso criticar. Tenho já planejado o que farei quando ganhar na mega sena, que é o pré-sal sonhado de cada um.
É quase uma vida imaginária paralela, só esperando o grande prêmio para se tornar realidade. Conheço gente que tem até a planta da casa que mandará fazer na Côte D´Azur pronta para a eventualidade de ganhar.

A diferença entre esses outros esperançosos e eu, é que também sei exatamente como gastar o dinheiro ganho no jogo - só que não jogo...
Na minha vida imaginária de apostador vencedor sempre falta o detalhe da aposta. E quem passa o tempo todo sonhando em ser rico tem tempo para detalhes?

No caso do pré-sal fazem um cálculo que eu não entendo: o do que os estados produtores perderão se a sua parte na divisão dos roialties não for maior.

Nada contra o Rio receber tudo a que tem direito, mas há uma sutil distinção entre perder e deixar de ganhar.
Se eu pedir um milhão de dólares ao Eike Batista e ele, sensatamente, não me der, deixarei de ganhar ou ficarei um milhão de dólares mais pobre? A questão é semântica, deixa pra lá...
* Luís Fernando Veríssimo (18.3.2010).

MOMENTOS DE PROVOCAÇÃO:
Provocar gente inteligente pode ser muito perigoso!!!

Certa vez, Einstein recebeu uma carta da miss New Orleans/USA, onde ela dizia: Prof. Einstein, gostaria de ter um filho com o senhor... A minha justificativa se baseia no fato de que eu, como modelo de beleza, tendo um filho com o senhor, certamente o garoto teria a minha beleza e a sua inteligência!
Einstein respondeu-lhe: Querida miss New Orleans, o meu receio é de que o nosso filho tenha a sua inteligência e a minha beleza...

Quando Churchill fez 80 anos, um repórter (de menos de 30) foi fotografá-lo e disse:
- Sir Winston, espero fotografá-lo novamente nos seus 90 anos.
Resposta: - Por que não? Você me parece bastante saudável...


Um bate-boca no Parlamento inglês aconteceu num dos discursos de Churchill em que estava uma Deputada oposicionista, Lady Astor, do tipo Heloisa Helena do PSOL, que pediu um aparte.
Todos sabiam que Churchill não gostava que interrompessem os seus discursos. Mesmo assim concedeu a palavra à Deputada.
E ela disse bem alto: - Sr. Ministro, se V. Excia. fosse meu marido, eu colocaria veneno em seu chá!
Churchill, lentamente tirou os óculos, seu olhar astuto percorreu a plateia, e com o silêncio com que todos aguardavam, lascou:
- Nancy, se eu fosse o seu marido, eu tomaria esse chá!

MOMENTOS REVOLTANTES:
O quinto dos infernos, hoje, é o dobro...

ONTEM: No século 18, o Brasil Colônia pagava um alto tributo para seu colonizador, Portugal. Esse tributo incidia sobre tudo o que fosse aqui produzido, e correspondia a 20%, ou seja, 1/5 da produção.
Essa taxação altíssima e absurda era chamada de O Quinto, que recaía, principalmente, sobre a nossa produção de ouro.
Era tão odiado pelos brasileiros, que foi apelidado de O Quinto dos Infernos. A Coroa Portuguesa quis cobrar os quintos atrasados de uma única vez, episódio conhecido como Derrama.
Isso revoltou a população, gerando um movimento de repulsa, a chamada Inconfidência Mineira, que teve seu ponto culminante na prisão, julgamento, condenação à forca e esquartejamento em praça pública de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, pelo crime de Inconfidência (infidelidade ao Rei de Portugal).

HOJE: O Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário informa que a nossa carga tributária deverá chegar a 38% este ano ou, praticamente, 2/5 (dois quintos) de nossa produção, isto é, dois quintos dos infernos.
Pior: Não vemos a aplicação correta dessa arrecadação, pois saúde, educação, segurança, transportes, rodovias etc., continuam em precárias condições.
Como dinheiro não tem carimbo, é desviado para outras aplicações...

E pensar que Tiradentes foi enforcado porque se insurgiu contra a metade dos impostos que pagamos atualmente!

MENSAGEM DA PRESIDÊNCIA:

Aproveitamos este ensejo para homenagear JOAQUIM JOSÉ DA SILVA XAVIER, pela passagem do 218º aniversário da sua execução.
Seus ideais permanecem carentes de completa realização: Lutar por um Brasil íntegro, livre, ético, com o povo exercendo o seu pleno poder de cidadania, tendo a qualidade de vida que merece.
Parabéns, heróico e inesquecível Colega pelo seu heroísmo, desprendimento e grande patriotismo!
Em nome da SBDE e da Academia Tiradentes de Odontologia (ATO), pronunciaremos palestra no dia 22.04, na Loja Maçônica Sete de Setembro, da Grande Loja do Estado do RN, tendo como convidado o público em geral, para que seja conhecida a trajetória desse grande brasileiro, cujo exemplo merece ser seguido.

Rubens Barros de Azevedo
Presidente

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Visão da Páscoa

Ao ensejo da passagem do centenário de nascimento de Francisco Cândido Xavier, nesta data, oferecemos este artigo para reflexão de todos.

Páscoa é uma palavra hebraica “Pessach”, que significa libertação ou passagem, simboliza a libertação do povo hebreu da escravidão sofrida durante séculos no Egito, através de Moisés.

O Cristianismo comemora a ressurreição do Cristo, que se deu na Páscoa judaica do ano 33 da nossa era, e celebra a continuidade da vida, a vitória da vida sobre a morte, do sacrifício pela verdade e pelo amor, nossa libertação da ignorância, das mazelas humanas, para o conhecimento, o comportamento ético-moral.

Assumida pelos cristãos, a Páscoa Cristã será a lembrança permanente de que Deus libera seu povo de seus "pecados" (erros), através de Jesus Cristo, novo cordeiro pascal.

O ritual da Páscoa mantém viva a memória da libertação, ao longo de todas as gerações. "Cristo é a nossa Páscoa (libertação), pois Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" (João, 1:29). O Apóstolo João usou o termo Cordeiro, porque, na época de Moisés, usavam sacrificar um cordeiro para agradar a Deus.

Portanto, dá-se a ideia de que Deus sacrificou Jesus para nos libertar dos pecados. Mas, para nos libertarmos dos "pecados", ou seja, dos erros, devemos estar dispostos a fazer a nossa parte, utilizando os ensinamentos do Cristo como nosso guia.

Porque Jesus não morreu para nos salvar; Jesus viveu para nos mostrar o caminho da salvação que, segundo Emmanuel, vale por reparação, restauração. Mas salvação não é ganhar o reino dos céus; não é o encontro com o paraíso após a morte; salvação é libertação de compromisso; é regularização de débitos.

E, fora da prática do amor (caridade) de uns pelos outros, não seremos salvos das complicações criadas por nós mesmos, através de brigas, violência, exploração, desequilíbrios, frustrações e muitos outros problemas que fazem a nossa infelicidade.

Jesus de Nazaré demonstrou que se podem executar homens, mas não se consegue matar as grandes ideias renovadoras, os grandes exemplos de amor ao próximo e de valorização da vida.

Fontes: Amílcar Del Chiaro Filho, na Revista Católica Missões; www.armazemdesonhos.com.br