domingo, 3 de janeiro de 2010

JORNAL DA SBDE - JANEIRO DE 2010

NOTÍCIAS DE NOSSOS TITULARES:

SHEYLA MARIA RAMALHO BATISTA
- Devido a inúmeros afazeres, esta Confreira, mesmo a contragosto, solicitou seu desligamento da nossa Sociedade. Uma sentida perda, pois é talentosa escritora e poetisa, sempre participa do Sarau Lítero-Musical que a SBDE coordena, quinzenalmente, numa parceria com o CRO/RN. Ela promete continuar essa participação (sempre acompanhada de sua querida mãe, Dª Ivete, octogenária, também poetisa e cantora), porém, não mais na condição de Confreira. Obrigado, Amiga!

MESSIAS COLENGHI STIVAL JÚNIOR – Nosso brilhante Confrade concluiu o curso de Direito no final de novembro, recebeu nota 10 no Trabalho de Conclusão de Curso, colou grau no dia 23.12, passou no exame da OAB e fará sua inscrição em janeiro. Isso é o que se chama eficiência, talento e empenho. Parabenizamos o mais novo “adv-entista” como, jocosamente, são chamados os que são advogados e dentistas, simultaneamente.

NOVA DIRETORIA:
A partir do dia 1º deste mês, assumem oficialmente os destinos da nossa Sociedade, no período 2010/2012, os seguintes Titulares com seus respectivos cargos:
Rubens Barros de Azevedo-RN (Presidente);
Mary Camardelli-BA (1º Vice-Presidente);
Mauro Cesar Álvares Cruz-MG (2º Vice-Presidente);
Hugo Vieira de Melo Degani-RJ (3º Vice-Presidente);
Osmar Baroni-MG (Secretário Geral);
Reinaldo Brito e Dias-SP (1º Secretário);
Anísio Lima da Silva-MS (2º Secretário);
José Henrique Gomes Gondim-RN (Tesoureiro Geral);
José Dilson Vasconcelos de Menezes-CE (1º Tesoureiro);
Irma Neuma Coutinho Ramos-PB (2º Tesoureiro);
José Roberto de Melo-PE (Orador Oficial).

Esta é a força motriz que, com a inestimável e imprescindível ajuda dos demais componentes, levará a SBDE ao continuado reconhecimento que precisa e merece! Contamos com a participação de todos, seja indicando valorosos colegas, enviando contribuição literária (autoral ou não) para o nosso Jornal mensal, representando-nos em todas as oportunidades que se apresentarem, enfim, da maneira que lhes for possível, o que, desde já, muito agradecemos.

10º ANIVERSÁRIO DA SBDE:
Este ano, mais precisamente, no dia 22 de setembro (4ª feira), completaremos DEZ ANOS de existência! O melhor presente que a Sociedade pode receber será a presença de muitos Titulares no próximo COSMO, na sempre bucólica cidade mineira de Caxambu. Logo informaremos detalhes da programação dessa comemoração.

QUEM SOMOS: MARY CAMARDELLI:
Nascimento: Salvador/BA;

GRADUAÇÃO: Odontologia pela Faculdade de Medicina da Universidade da Bahia e Escolas Anexas de Farmácia e Odontologia (1951).

PÓS-GRADUAÇÃO: Radiologia Dentária / Endodontia / Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial / Periodontia (Todas em Salvador) / Periodontia Social (Centro Médico Cirúrgico de Chicago/EUA, promovido pela Organização Pan Americana de Saúde e Organização Mundial de Saúde); Especialização: Periodontia / Endodontia / Radiologia.

ATIVIDADES DOCENTES: Cursos de: Graduação; Pós Graduação; Extensão; Profª. Orientadora de Estágios, Monitorias, Pós-graduação; Participação e Presidência de várias Bancas examinadoras; Vice e Coordenadora do Colegiado do Curso de Odontologia da FOUFBA; Vice Diretora e Diretora da FOUFBA; Diretora da Secretaria Geral dos Cursos da UFBA; Palestras; Conferências em vários Congressos e Jornadas,

ATIVIDADES LITERÁRIAS- Obras Publicadas, Trabalhos Realizados, Pesquisas, Traduções:
Atuação na Imprensa Especializada;
Corpo Editorial do Boletim e da FOUFBA;
Efeito de um Programa Preventivo da Placa Dental, Gengivite e Cárie em Escolares de 2º Grau de Escola Pública. (Turno da noite);
Morfologia dos condutos radiculares;
Sobre um caso de “Síndrome de Sturge Weber Dimitri.”;
Imobilização em Periodontia; Recomendações gerais sobre os acidentes nas exodontias –Tradução e Adaptação do livro “Técnica e Clinica delle Extracione Dentali” – da autoria de Igino Antonine - Edicione Cadmos;
Presença do Streptococus Mutans na Placa Bacteriana de Paciente com alimentação vegetariana e heterogênea;
Doença Periodontal no Excepcional, sua incidência;
Episódios da História da Odontologia (Livro);
Poesias;
Brincadeiras da minha infância;
Mobilização Nacional – Diplomação da Escola Superior de Guerra.

Atividades Classistas:
Fundadora: CRO/BA; Associação Brasileira de Endodontia/BA; SBDE; Centro de Memória da Odontologia; Academia de Odontologia da Bahia; Sociedade Mineira dos Poetas Vivos e Afins; ATO – Academia Tiradentes de Odontologia; Academia Caxambuense de Letras; Associação Brasileira de Cirurgia Oral (ABCO);

Membro Efetivo da ABO/BA;
Sócia Benemérita da ABO/Visconde do Rio Branco/MG;
1ª Vice Presidente da SBDE (2004/2006/2007/2008/ 2009/2010);
Vice Presidente da ABCO;
2ª Tesoureira da ABCO (2008/2010);
Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Periodontia;
Membro Efetivo da ABENO;
Membro Efetivo do Colégio Brasileiro de Cirurgiões Implantologistas Orais;
Diretoria do CRO/BA (1968/71);
Suplente da Diretoria do Sindicato dos Odontologistas/BA (68/70/72/74/76);
Diretoria da ABO/BA (1972/3/4/5);
Integrante da Escola de Aperfeiçoamento Profissional (EAP) da ABO/BA (1974/5);

Cargos exercidos em Organizações de Congressos diversos:
Comissão Científica;
Comissão Organizadora Central;
Tesoureira;
Assessora da Presidência;
Coordenadora do Encontro dos Professores de Periodontia;
Presidente da Comissão Social;
Presidente do XV Congresso Internacional de Odontologia da Bahia (CIOBA-10/2009);

Algumas Honrarias:
Homenagem dos Diplomandos da FOUFBA: 1972/3/4/5/8/91980/1981 (Patronesse) / 1983; Honra ao Mérito (Federação Nacional dos Odontologistas);
Biblioteca Mary Camardelli (ABCO);
Clínica Odontológica Mary Camardelli (Escola Estadual Carlos Santana/Amaralina/Salvador/BA;
Membro do Conselho Internacional de Honrarias e Méritos da Ordem III - Imperatriz Tereza Cristina;
Honorária da Academia Caxambuense de Letras/MG;
Sócia Benemérita da ABO/Sub Seção Visconde de Rio Branco/MG;
Sócia Honorária da ABO/Seção Pouso Alegre/MG;
Honorária da Academia Brasileira de Odontologia Militar (ABOMI) – Diploma Alferes Tiradentes;
Medalha e Diploma do Mérito pelos relevantes serviços prestados à ABOMI, à Odontologia Militar e Brasileira;
Excelentes serviços prestados à I Jornada de Estomatologia da FOUFBA, comemorativa dos 125 anos de Instalação do Curso de Odontologia (2009).

Parabéns, prezada Confreira, por tão rico currículo!

TRÊS TITULARES ANIVERSARIAM NESTE MÊS DE JANEIRO:
03 - RENATO OSVALDO FIGUEIREDO GEROMEL
06 - FÁTIMA REGINA TIENGO CORRÊA
26 - ALFREDO CAMPOS PIMENTA (Nosso “guru”!) – Parabéns a todos pela data!

EM DEFESA DA NOSSA LÍNGUA: Você sabe usar a forma correta?

LISTA X LISTRA - Listra é uma risca ou uma faixa em tecido de cor diferente deste. É um traço horizontal ou vertical sobre uma superfície. Ex: As listras da sua blusa combinam com a minha calça. Lista é uma série de nomes de pessoas ou de coisas relacionadas por escrito. É uma listagem, um inventário, uma relação. Ex: Verifique a lista do material escolar.

“QUER NAMORAR COMIGO” OU “QUER ME NAMORAR”? Ninguém vai querer namorar com você. no mínimo, vai querer namorar você. O verbo namorar não precisa da palavra com (ele é um verbo transitivo direto, ou seja, não precisa de preposição). Deve-se falar assim: Eu namoro Pedro. Ele namora Marina. Essa dúvida pode ter sido gerada por causa da regência do verbo casar, este sim exige a palavra com. Afinal, quem casa, casa com alguém. Portanto: Quer me namorar? é a forma correta!

ALTO-FALANTE X AUTO-FALANTE - O certo é alto-falante, e não, auto-falante.

GRANDEZA X GRANDIOSO X GRANDIOSIDADE - Grandeza é a qualidade do que é grande, autoridade, poder. Exemplo: A grandeza da Ilha de Marajó surpreende os turistas. Grandioso é algo gigantesco, soberbo; algo que impressiona pela pompa, pelo aspecto majestoso. Exemplo: Em cidades mais modernas, nos deslumbramos com várias obras arquitetônicas grandiosas. Grandiosidade é a qualidade de grandioso. Exemplo: A grandiosidade dos príncipes renascentistas encanta nossa história. Fonte:

www.scrittaonline.com.br

MOMENTOS LITERÁRIOS DOS TITULARES:

LENILSON SILVA DE CARVALHO: Continuamos, prazerosamente, a publicar Pensamentos, Provérbios e Aforismos, extraídos do seu livro do mesmo nome, acervo da Biblioteca Creuse Pereira Santos.

AFEIÇÃO: Uma amizade criada nos negócios é melhor do que negócios criados na amizade. (John Rockefeller);

AJUDA: Eu me orgulho de você: São as 5 melhores palavras que você pode usar para fazer uma pessoa sentir-se importante. (Autor Desconhecido);

ALEGRIA: Há 2 fontes perenes de alegria pura: O bem realizado e o dever cumprido. (Eduardo Girão). Até para o mês!

OSMAR BARONI: “O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis" (Fernando Pessoa).

No dia 18.11.2009 o grupo musical ChoroCultura completou 15 anos de existência. O grupo teve início em 1994, no Cine Teatro Vera Cruz, como conjunto base no acompanhamento dos cantores do show Tributo a Noel Rosa, dirigido e produzido por Osmar Baroni. A partir daí, passou a ser chamado para tocar em saraus, bares, eventos culturais, serenatas, em diversas cidades brasileiras, consolidando o seu nome.

Atualmente, o grupo é formado por Álvaro Walter, Fausto Reis, Geraldo Barão, José Gilberto, Osmar Baroni e Reinaldo de Vito.

Como modesto participante do grupo, e ocupante quinzenalmente deste espaço deste Jornal*, confesso que, por formação, relutei, por ser parte interessada, em empregar alguma tinta na matéria sobre o assunto.
Balancei algum tempo entre a ética, o pedantismo e a bajulação, mistura que faz ferver a debilitada ramificação neuronial de parcela cada vez mais crescente da espécie considerada humana.

Contudo, um pequeno detalhe me fez enxergar a necessidade da expressão. Há dias, dois jovens estudantes da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, por telefone, solicitaram uma entrevista sobre o Choro. Como nossas agendas não batiam, sugeri o encontro durante a homenagem que a Câmara Municipal de Uberaba prestaria ao ChoroCultura, na própria dependência da casa legislativa.

No dia 23..11.2009, às 15.30 horas, lá estava a dupla universitária. Como os trabalhos oficiais envolveram os vereadores nas suas funções, somente após três horas de espera nos foi possível atendê-los.

Antes mesmo da primeira pergunta, queríamos saber o motivo que levou alunos de pedagogia social a buscar informações sobre música, principalmente o Choro, que apesar de refinada harmonia, não é tão popular entre a juventude.

"O trabalho foi solicitado por nossos professores com escolha para um tema que representasse a cultura geral brasileira, e nós, por indicação de amigos que conheciam a música que vocês tocam, sugeriram o Choro, até então para nós desconhecido. Pesquisamos e achamos fantástico saber a origem do Choro, mais ainda ao ouvi-los tocar hoje, pela primeira vez", disseram os estudantes.

Diante deste eloquente testemunho, como diria um famoso político: "às favas o pedantismo". Como calar diante do regozijo demonstrado pelos vereadores que unânimes aprovaram o requerimento proposto por Antônio dos Reis Lerin, na calorosa recepção na Casa do Povo? Como calar frente à colaboração despretensiosa de Fátima Bracarence? Como calar quando se recebe homenagem especial do Arte-Esplanada, no SESI Minas? Como calar ao ler as palavras de estímulo do então Senador Artur da Távola? O mesmo em relação ao Kid Abelha? Como não se sensibilizar com a crônica artisticamente emoldurada de João Eurípedes Sabino, Presidente do Fórum dos Articulistas de Uberaba e Região? Como não se estimular com o apoio de toda mídia uberabense e de outras cidades? Foi assim, incitado por tamanha corrente de otimismo que encontrei a coragem necessária para traçar estas linhas e concluir que, a soma de todo esse carinho gera uma dívida de gratidão impagável.

Fonte: * Jornal de Uberaba - Coluna quinzenal “Opinião”, com a informação de que ele é Diretor da SBDE. www.jornaldeuberaba.com.br

MOMENTOS DE HOMENAGENS: Eis os aniversariantes do mês de janeiro no setor da Literatura e da Música, com respectivas minibiografias e obras.

Dia 01: DAVID NASSER – Nasceu em Jaú/SP (1917), faleceu no Rio (10.12.1980). Escritor: Vários livros de grande repercussão, apoiados / baseados em suas próprias reportagens; Compositor: Cerca de 300 músicas: Nêga do cabelo duro (com Rubens Soares),Canta Brasil (com Alcir Pires Vermelho), Camisola do Dia, Tango: Hoje quem paga sou eu, Atiraste uma pedra (com Herivelto Martins), Confete (Pedacinho colorido de saudade, com Jota Júnior), Normalista (com Benedito Lacerda), A coroa do rei (com Haroldo Lobo); a valsa Fim de ano (Adeus ano velho, feliz ano-novo...), parceria com Francisco Alves, e muitas outras.

Dia 03: “ARTHUR DA TÁVOLA” (pseudônimo de Paulo Alberto Moretzsonh Monteiro de Barros) nasceu no Rio/RJ (1936). Graduação: Direito pela PUC/Rio (1960). Política: Deputado pelo Estado da Guanabara; reeleito em 1962. Cassado pelo regime militar exilou-se na Bolívia e Chile (1964/1968). Deputado Federal (1987/1995) - em 1988, concorreu à Prefeitura do Rio, mas perdeu a eleição; Senador de 1995 a 2003 - autor da lei que instituiu o Dia Nacional do Choro (23.04). Foi um dos grandes homens públicos de seu tempo, referência para minha geração, (Governador Aécio Neves/MG). Escritor: 23 ótimos livros publicados. Jornalista: Ao retornar do exílio, adotou o pseudônimo, escrevendo sobre TV no jornal Última Hora; colunista do jornal O Dia, desde 1987, e em várias revistas; Radialista: Era o Presidente da Rádio Roquette Pinto (94 FM), do Governo do Estado do RJ. Produzia e apresentava pela TV-Senado, de maneira didática, um dos melhores programas culturais da TV: “Quem Tem Medo da Música Clássica?”, que encerrava sempre dizendo: “Música é vida interior, e quem tem vida interior, jamais padecerá de solidão”. Falecimento: Dia 09.05.2008, seu corpo foi encontrado pelo filho caçula, ator André Barros, em casa, no Leblon - sofria de insuficiência cardíaca grave e morreu dormindo...

Dia 04: José Marques CASIMIRO DE ABREU nasceu em Barra de São João (1839), hoje distrito do município de Casimiro de Abreu/RJ; faleceu em Nova Friburgo/RJ (18.10.1860). Mudança: Em 1852, foi para o Rio de Janeiro trabalhar com o pai no comércio, português do Minho, com o qual viajou para Portugal no ano seguinte. Escritor/Poeta: Em Lisboa, publicou um conto, e escreveu a maior parte de sua poesia, exaltando as belezas do Brasil e cantando, com ternura e sensibilidade quase infantil, sua saudade do País. Lá compôs também o drama Camões e o Jaú, representado no teatro D. Fernando (1856). Aos 17 anos já colaborava na imprensa portuguesa, ao lado de Alexandre Herculano e de outros literatos de renome; a revista Ilustração Luso-Brasileira publicou Camila, criação ficcional de uma visita ao Minho. Retorno ao Rio: Em 1857, foi trabalhar no armazém do pai, mas não se afastou da vida boêmia. Escreveu para alguns jornais, fez amizade com Machado de Assis. Escolhido para a Academia Brasileira de Letras foi patrono da cadeira nº 06. 1859: Publicou As Primaveras, com seus temas prediletos (lírico-romântico): a nostalgia da infância, a saudade da terra natal, o gosto pela natureza, a religiosidade, o pressentimento da morte, a exaltação da juventude, a devoção pela pátria e a idealização da mulher amada. 1860: Morreu o pai, que sempre o amparou e custeava as despesas da sua vida literária. Falecimento: Doente de tuberculose buscou alívio no ótimo clima de Nova Friburgo/RJ. Sem obter melhora, faleceu 03 meses antes de completar 22 anos. Eis a 1ª estrofe da sua obra, Meus 8 anos, que quase todos conhecem: Oh! que saudades que tenho / Da aurora da minha vida, / Da minha infância querida / Que os anos não trazem mais! / Que amor, que sonhos, que flores, / Naquelas tardes fagueiras / À sombra das bananeiras, / Debaixo dos laranjais!.

Dia 05: HUMBERTO Cavalcanti TEIXEIRA – Nasceu em Iguatu/CE (1915) e faleceu no Rio/RJ (03.10.1979). Aos 6 anos, aprendeu a tocar musete (gaita de foles), também flauta e bandolim; 1943: Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais (UFRJ), mas compunha sambas, marchas, xotes, sambas-canções e toadas. 1944: Gravou a 1ª música, em parceria com o maestro Lírio Panicalli: Sinfonia do café (samba apoteótico); compôs Kalu e Adeus, Maria Fulô, com Sivuca. Encontrou com Luiz Gonzaga em 1945 - quando surgiu a intenção de valorizar o ritmo nordestino (xote e baião tiveram prioridades), houve o 1º sucesso da dupla: No meu pé de serra. 1954: Elegeu-se deputado, com destaque pelo seu empenho na defesa dos direitos autorais – conseguiu aprovação da lei que permitiu maior divulgação da música brasileira no exterior, através de caravanas musicais financiadas pelo governo federal. Foi eleito por 03 anos consecutivos o melhor compositor do Brasil.

Dia 09: JOÃO CABRAL DE MELO NETO nasceu na cidade de Recife/PE em 1920. Aos 18 anos, frequentava a roda literária do Café Lafayette; aos 20, viajou com a família para o Rio de Janeiro, onde foi apresentado a Carlos Drummond de Andrade e ao círculo de intelectuais; aos 22, publicou seu 1º livro, Pedra do Sono. Fez concurso para a carreira diplomática e trabalhou, aos 26 anos, no Itamaraty, depois foi para o Consulado Geral em Barcelona, como vice-cônsul. Com uma pequena tipografia artesanal publicou livros de poetas brasileiros e espanhóis. Suas alegrias em 1955: O nascimento da filha Isabel e o recebimento do Prêmio Olavo Bilac, da Academia Brasileira de Letras. Publicou Duas águas, que reúne livros anteriores e os inéditos: Morte e vida Severina, Paisagens com figuras e Uma faca só lâmina. O Teatro da Universidade Católica de São Paulo produziu o Auto Morte e Vida Severina, com música de Chico Buarque, encenado em várias cidades brasileiras, Paris, Lisboa, Coimbra e Porto. Entrou para a Academia Brasileira de Letras na vaga de Assis Chateaubriand. É considerado um dos maiores poetas brasileiros de todos os tempos - o poeta da razão - que jamais esqueceu, mesmo nos 40 anos de vida diplomática, as suas raízes pernambucanas. O homem que soube desenhar em versos cálidos a saga do retirante nordestino, quando ainda não havia passado dos 35 anos de idade.

Dia 10: LAMARTINE de Azeredo BABO - Nasceu no Rio/RJ (1904), onde faleceu (16.06.1963). Mesmo sendo leigo em técnica musical, criou melodias maravilhosas, pelo seu espírito inventivo e altamente versátil. Compôs aos 14 anos a valsa Torturas do Amor; aos 16, a opereta Cibele. Formou-se em Ciências Jurídicas na atual Faculdade Nacional de Direito/UFRJ. Suas marchinhas carnavalescas, cantadas até hoje (O teu cabelo não nega, Linda Morena e outras), tornaram-no mundialmente conhecido como o Rei do Carnaval. Suas letras tinham humor refinado e irreverência. 1949: Compôs, num só dia, o hino dos 11 participantes do campeonato carioca de futebol. Era uma pessoa bem humorada e divertida, e não perdia nunca a chance de um trocadilho ou de uma piada. Em uma entrevista afirmou Eu me achava um colosso. Mas um dia, olhando-me no espelho, vi que não tenho colo, só tenho osso! (ele era muito magro). Outros grandes sucessos: Rancho Fundo / Faceira (com Ary Barroso); Eu sonhei que tu estavas tão linda.

Dia 20: “K-XIMBINHO” (Sebastião de Barros) Nasceu em Taipu/RN (1917 e faleceu no Rio (26.06.1980). Tocava clarinete / saxofone, principalmente, jazz / choro - foi um dos grandes nomes do sopro brasileiro e participou das principais orquestras de gafieira: Tabajara (de Severino Araújo, onde ficou conhecido pelo seu apelido); Fon-Fon, Napoleão Tavares. Não era não só um músico virtuoso, mas um excelente compositor e arranjador, orquestrador da TV Globo, integrante da Orquestra Sinfônica Nacional e da rádio MEC. 1980: LP Saudades de um clarinete, seu último trabalho, contendo 12 choros de sua autoria - mais famoso: Sonoroso;

Dia 20: EUCLIDES Rodrigues Pimenta DA CUNHA nasceu em 1866 em Euclidelândia (nome em sua homenagem), município de Cantagalo/RJ, onde viveu até os 03 anos, mas, órfão dos pais aos 04 anos, ficou sob a guarda das avós, no Rio. Foi conceituado escritor, sociólogo, repórter jornalístico, historiador e engenheiro. Com 18 anos, publicou os 1ºs artigos no jornal escolar O Democrata, fundado por ele e seus colegas. Aos 19 anos, ingressou na Escola Politécnica para cursar Engenharia, mas desistiu por motivos financeiros. 2 anos depois, assentou praça na Escola Militar da Praia Vermelha e colaborou na Revista da Família Acadêmica; participou ativamente da propaganda republicana no jornal O Estado de S. Paulo. Quando surgiu a insurreição de Canudos, em 1897, Euclides escreveu A nossa Vendéia, que lhe valeu convite do jornal para presenciar o final do conflito. Isso porque ele considerava, assim como muitos republicanos, que o movimento de Antonio Conselheiro tinha a pretensão de restaurar a monarquia, apoiado pelos monarquistas residentes no País e no exterior. Durante 05 anos, escreveu Os Sertões: Campanha de Canudos. O mais importante é que ele rompeu por completo com suas ideias anteriores e pré-concebidas; viu que se tratava de uma sociedade completamente diferente da litorânea. Ficou internacionalmente famoso com a publicação dessa obra-prima, dividida em 03 partes: A terra, O homem e A luta. Nelas, Euclides analisa, respectivamente, as características geológicas, botânicas, zoológicas e hidrográficas da região, os costumes e a religiosidade sertaneja e narra os fatos ocorridos nas 04 expedições enviadas ao arraial liderado por Conselheiro. Sua obra é bastante extensa e diversificada, e merece ser lida e analisada. Em 15.08.1909, foi morto pelo tenente Dilermando de Assis. Euclides chegou armado à casa do militar disposto a matar ou morrer em nome da honra, uma vez que sua mulher, Ana de Assis, abandonara-o pelo tenente. Campeão de tiro, Assis, no entanto, alvejou-o primeiro. Dia 25: “TOM JOBIM” (Antônio Carlos Brasileiro de Almeida JOBIM) nasceu no Rio (1927), faleceu em Nova Iorque (08.12.1994). Foi compositor, maestro, pianista, cantor, arranjador e violonista; é considerado um dos maiores expoentes da MPB e um dos criadores da bossa nova - uma unanimidade entre críticos e público em termos de qualidade e sofisticação musical. Participou do projeto “Nordeste já” (1985) abraçando a causa da seca nordestina; uniu 155 vozes num disco compacto com as canções Chega de mágoa” e Seca d´água. Alguns de seus grandes sucessos: Chega de saudade (1957) - marco inicial da bossa nova; Desafinado (1959); A felicidade (1959); Insensatez (com Vinícius de Moraes - 1960); Garota de Ipanema (Idem - 1963); Fotografia (1965); Águas de março (1970); Corcovado; Retrato em branco e preto (com Chico Buarque); Só tinha de ser com você (1974); Eu sei que vou te amar; Falando de amor etc.; Seu último CD, Antônio Brasileiro, foi lançado em 1994, pouco antes da sua morte de parada cardíaca quando estava se recuperando de um câncer na bexiga.

Dia 30.01: HERIVELTO (de Oliveira) MARTINS - Nasceu: 30.01.1912 (Eng. Paulo de Frontin/RJ; faleceu: 17.09.1992 (Rio) - foi compositor e cantor (Formou o Trio de Ouro, com Dalva de Oliveira e Nilo Chagas). Seu filho, Pery Ribeiro, é cantor famoso; sua filha, Yaçanã Martins, é atriz e participa constantemente de telenovelas da Rede Globo. Foi o autor, entre outras, das seguintes composições: Ave Maria no Morro; Praça Onze; Que Rei Sou Eu?;Cabelos Brancos; Caminhemos; Segredo. Fontes: www.releituras.com / pt.wikipedia.org. www.academia.org.br.

MOMENTOS DE TROVAS:
Este teu calor, morena,
Descobri, neste momento:
É ele que provoca a cena
Do global aquecimento (José Roberto de Melo/PE)

Com pesar e desencanto,
vejo um mundo injusto e louco:
Há tão poucos tendo tanto
e há tantos tendo tão pouco! (Vanda de Paula Mourthé/MG)

Sem recurso à força bruta,
seja qual for a questão,
encerra e vence a disputa
quem primeiro estende a mão! (Pedro Ornellas/SP)

Do fogo no matagal,
na fumaça que irradia,
vejo um câncer terminal
no pulmão da ecologia!... (Ademar Macedo/RN)

ORIGEM DE DITADOS / EXPRESSÕES POPULARES (Continuação)

À BEÇA: O mesmo que abundantemente, com fartura, de maneira copiosa. A origem do dito é atribuída às qualidades de argumentador do jurista alagoano Gumercindo Bessa, advogado dos acreanos que não queriam que o Território do Acre fosse incorporado ao Estado do Amazonas.

DAR COM OS BURROS N'ÁGUA: A expressão surgiu no Brasil colonial, quando tropeiros que escoavam a produção de ouro, cacau e café, precisavam ir de uma região a outra sobre burros e mulas. Muitas vezes, os animais passavam por caminhos muito difíceis e regiões alagadas, e os burros morriam afogados. Daí em diante o termo passou a ser usado pra se referir a alguém que faz um grande esforço pra conseguir algum feito e não consegue ter sucesso naquilo.

PRA INGLÊS VER: A expressão surgiu por volta de 1830, quando a Inglaterra exigiu que o Brasil aprovasse leis que impedissem o tráfico de escravos. No entanto, todos sabiam que essas leis não seriam cumpridas. Assim, essas leis eram criadas apenas "pra inglês ver". Daí surgiu o termo.

ENRIQUECENDO O VOCABULÁRIO - Vejam uma forma erudita de se expressar:
- Prosopopéia flácida para acalentar bovinos. (Conversa mole pra boi dormir).
- Romper a face. (Quebrar a cara).
- Creditar o primata. (Pagar o mico).
- Derrubar, com a extremidade do membro inferior, o suporte sustentáculo de uma das unidades de proteção solar do acampamento. (Chutar o pau da barraca).
- Deglutir o batráquio. (Engolir o sapo).
- Aplicar a contravenção do João, deficiente físico de um dos membros superiores. (Dar uma de João sem braço).
- Sequer considerando a possibilidade de a fêmea bovina expirar fortes contrações laringobucais.(Nem que a vaca tussa).
- Derramar água pelo chão, através do tombamento violento e premeditado de seu recipiente com a extremidade do membro inferior. (Chutar o balde).
- Retirar o filhote de equino da perturbação pluviométrica. (Tirar o cavalinho da chuva).
- A bucéfalo de oferendas não perquiris formação ortodôntica! (A cavalo dado não se olham os dentes). Fonte: Internet – Desconhece-se o autor.

MOMENTOS DE REFLEXÃO:

O PODER DA LÍNGUA (FERINA): Um homem tanto falou que o seu vizinho era ladrão, que o vizinho acabou preso. Algum tempo depois, descobriram que o rapaz era inocente; ele foi solto, e, após muita humilhação, resolveu processar o vizinho caluniador.
No tribunal, o caluniador disse ao juiz: - Comentários não causam tanto mal...
E o juiz respondeu: - Escreva os comentários que você fez sobre ele num papel, depois pique o papel e jogue os pedaços pelo caminho de casa, e amanhã volte para ouvir a sentença!
O homem obedeceu e voltou no dia seguinte, quando o juiz disse: - Antes da sentença, terá que catar os pedaços de papel que espalhou ontem!
- Não posso fazer isso, meritíssimo! - respondeu o homem. O vento deve tê-los espalhados por tudo quanto é lugar e já não sei onde estão!
Ao que o juiz respondeu: - Da mesma maneira, um simples comentário que pode destruir a honra de um homem, espalha-se a ponto de não podermos consertar o mal causado; se não se pode falar bem de uma pessoa, é melhor que não se diga nada! Sejamos senhores de nossa língua, para não sermos escravos de nossas palavras. No mundo sempre existirão pessoas que vão amá-lo pelo que você é, e outras que vão odiar pelo mesmo motivo. Acostume-se... Quem ama não vê defeitos, quem odeia não vê qualidades e, quem é amigo vê as duas coisas!!!
Colaboração de Mary Camardelli

MOMENTOS DE HUMOR:

Feliz 2010 à moda do Ceará.

Um ano novo bem arretado pra vocês tudim! Sobre as suas metas para o Ano Novo - Anote os seus querê e pendure num lugar que você enxergue todo dia. Mesmo que seus objetivos estejam lá prá baixa da égua, vale a pena correr atrás. Não se agonie e nem esmoreça. Peleje. Se vire num cão chupando manga e mêta o pé na carreira, pois pra gente conseguir o que quer, tem é Zé... Lembre que pra ficar estribado é preciso trabalhar. Não fique só frescando.
Arrumação motivacional No forró da entrada do ano, coma aquela gororoba até encher o bucho. É prá dar sorte, mas cuidado, senão dá gastura. Tome um burrim e tire o gosto com passarinha ou panelada que é prá num perder a mania. Prá começar o ano dicunforça: Reflita sobre as besteiras do ano passado e rebole no mato os maus pensamentos. Murche as orêia, respire fundo e grite bem alto: Sai mundiça!!! Ah, e não esqueça do grito de guerra, que é prá dá mais sorte ainda: Queima raparigal !!! Agora é só levantar a cabeça e desimbestar no rumo da venta que vai dar tudo certo em 2010. E para os que não são da terrinha, mas são doidim prá ser. Nosso desejo é de que sejam tão felizes quanto nós. Peeeeennnnse num ano que vai ser muito bom. Respeite como vai ser pai d’égua esse 2010.
Fonte: Confrade José Dilson, certamente apoiado pelos demais Titulares cearenses!

MENSAGEM DA PRESIDÊNCIA:
Mais um ano inicia e as esperanças são renovadas para que tenhamos dias de saúde, crescimento pessoal e profissional, paz (neste mundo sempre conturbado por desavenças internacionais intermináveis.
Pois que assim seja e recaia sobre toda a humanidade as bênçãos divinas.
Bom ano a todos!

Rubens Barros de Azevedo - Presidente

VICIARTE: RESGATANDO A CULTURA VARZEANA

A organização Projeto Reviver, unindo as ações do "Alertando o idoso" e "Vivenciando as artes" elaborou a proposta do subprojeto VIDA, CIDADANIA E ARTE - VICIARTE que foi aprovada pelo Programa Desenvolvimento Solidário, através do Fundo Municipal de Apoio Comunitário de Várzea/RN – FUMAC.

O VICIARTE, está composto de oficinas de trabalhos artísticos e culturais, de uma feira de arte, onde serão apresentados os produtos das referidas oficinas e de uma caravana da arte itinerante que, inicialmente, percorrerá os municípios vizinhos.

Este subprojeto foi concebido devido ao fato de a Várzea ser considerada a cidade da cultura e o potencial artístico e artesanal de que ela dispõe.

A Feira de Arte do Projeto Reviver de Várzea/RN, está prevista para funcionar aos domingos, contando com exposição de peças e obras artísticas e artesanais para comercialização, além de apresentações de artistas da terra e da região.

Informações: Luiz Manoel de Freitas (Presidente) – Titular da SBDE